-

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Serendipity rides again...



Uma amiga colocou esta palavra em português no Facebook
Foi a primeira vez que vi.
Merece a republicação de meu artigo

_________________________________________

Conheço a palavra inglesa do título há mais de 20 anos, quando a Petrobras descobriu no Mar do Norte inglês um campo de petróleo em um horizonte que não esperava. Atirou no que viu, acertou no que não viu. Uma serendipity. Acontece na indústria do petróleo, em outros ramos da sociedade e, especialmente, na ciência, é só computar quantas coisas foram inventadas por acaso.
 
Ao lado, a belíssima definição, in English.

E ela aparece também na vida de pessoas comuns. Neste fim de semana, por exemplo, ocorreram dois exemplos na minha vida.... contarei em breve...

Em 2010, um grande amigo me passou um artigo que saíra na Folha de São Paulo, escrito por Carlos Eduardo Lins da Silva (link do artigo), aquele primo meu que me deixa a dois graus de separação de Bill Clinton (explico aqui). No artigo, ele contava a interessante origem da palavra, e sugeria que o fenômeno acontecia em alguns momentos do governo de então, com o que temos que concordar.

Veja bem, não estou dizendo que o Pré-sal, por exemplo, foi uma serendipity, mas na verdade foi resultado de longos anos de investimento e estudo que começaram em administrações anteriores. Nesse sentido, ao colher os louros pela descoberta, aí sim estabelece-se uma tremenda sorte, claro que auxiliado pela tremenda competência e coragem dos técnicos petroleiros.

Mais recentemente, o termo até virou tema de filme, com  o próprio nome em inglês, mas traduzido no Brasil como ‘Escrito nas Estrelas’, comédia romântica com John Cusak e Katy Beckingsale, título que não tem muito a ver, mas foi uma boa tentativa de tradução..

Só não concordo com meu primo quando ele diz não encontrar uma tradução adequada para serendipity: já eu indicaria algo como decupraluidade, ou capacidade de quem tem o rabo dourado.

Homero Inventando Nome Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário