-

quarta-feira, 30 de junho de 2021

5 Questões sobre Ringo Starr

 Este é um texto da Ringo Starr Week

Os demais 10 estão aqui, neste LINK


Ringo Starr faz 81 anos em 7 de julho.

Preparei uma homenagem a ele, dando-lhe o devido valor



Um post meu que deu muita repercussão no Facebook dizia:

Quando os Beatles terminaram, o mais velho deles não tinha 30 anos!

O motivo, claro, era como conseguiram fazer tanto, em tão pouco tempo, e ainda terem suas obras reverberadas até hoje, tal, mas o ponto deste post não é esse.

Proponho 10 questões a vocês para conhecerem melhor a simpática figura.

As primeira 5 neste post!
 
Minha primeira questão para vocês é:

1. Quem era o mais velho dos Beatles, QUEM, QUEMQUEM?
Ringo Starr prepara megaevento on-line para comemorar seus 80 anos
Claro que já saberão, por causa do título mas DUVIDEODÓ que a maioria acertaria, se fosse num teste. 
Ringo Starr completa, ou completou, a depender de quando você está lendo este texto, 81 anos em 7 de julho de 2021. 
Parabéns, Ringão!!!  
Peace and Love!!!
O segundo mais velho era John, nasceu em 9 de outubro de 1940. 
O terceiro mais velho era Paul, nasceu em 18 de junho de 1942. 
O mais novo era George, nasceu em 25 de fevereiro de 1943.
Ringo comemorou seus 80 anos com um ótimo evento on-line.
https://www.youtube.com/channel/UCqESxycliXwDheOseXqmq8w

2. Quem é o mais novo Beatle, QUEM, QUEMQUEM?
De novo, amigo, é o Ringão!!!  
John era líder de uma banda (os Quarrymen), quando chamou Paul (6 de julho de 1957, O Dia Que Mudou o Mundo), que depois chamou seu amigo George (6 de fevereiro de 1958), e os três decidiram por chamar Ringo, num episódio que contei neste link, que discute QUANDO os Beatles começaram de fato. Entretanto, como sei que dificilmente as pessoas clicam nos links internos, transcrevo aqui:
Num certo de 6 de junho de 1962, ainda com Pete Best na bateria, os Beatles estiveram na EMI, com George Martin, que aliás nem os ouviu ao vivo, ficou só na fita, mas enxergou longe, adorou o carisma dos rapazes, assinou contrato, mas recomendou que trouxessem outro baterista. E somente aí, apareceu a chance de Ringo. Já era o melhor baterista de Liverpool (era o único dos quatro que tinha um carro), astro da banda Rory Storm and The Hurricanes (foto), era claro que John e Paul o queriam na banda. Fizeram o convite, ele se manteve nas duas bandas por um tempo, até que, num 22 de agosto de 1962, assumiu as baquetas da bateria Beatle, para nunca mais largá-las, exceto num par de três ou quatro breves oca siões, por saúde, férias ou briguinhas... The Beatles estavam completos!
Pra mim, os Beatles, que já adotaram esse nome em 1960, só começaram de fato quando Ringo chegou.... portanto, ainda faltam dois anos para comemorar os 60!!!

3. Qual Beatle compôs menos canções, QUAL, QUALQUAL?

Sim, amigo, de novo nosso querido Ringão. Também, era difícil competir com John e Paul (que compuseram 162 canções) e com George (responsável por 22). Ringo tentava, mas sempre que apresentava suas propostas de ‘originais’, os mais produtivos começavam a cantarolar a canção de quem ele plagiou, não podia.

Quatro canções têm o crédito Starkey (seu nome é Richard Starkey), mas na vera mesmo, considero apenas “Octopus´s Garden“, e “Don´t Pass Me By“, como sendo de sua autoria. Das outras duas, uma é claramente uma concessão de Lennon, “What Goes On“, porque ele a cantou muito bem, e outra é uma Jam Session instrumental, “Flying“. Mais detalhes:




Mesmo assim, amigo, ele compôs infinitas mais canções que Charlie Watts, baterista dos Rolling Stones, John Bonham, do Led Zeppelin, que não compuseram nenhuma canção sozinhos, e igual número de Nick Mason, do Pink Floyd!!! GRANDE RINGÃO!!!!

Além disso, teve uma carreira solo bem legal, que um dia, falo dela!!!


4. Qual Beatle cantou menos canções, QUAL, QUALQUAL?

Novamente, nosso campeão octogenário. Além das que compôs, John fez a linda canção de ninar “Good Night“ especialmente para Ringo cantar pra seu (de John) filho Julian, então com 5 anos, e Paul fez duas, uma delas pra aproveitar sua condição de ‘menos aquinhoado’ cantor, adaptando o tom para seu menor alcance, “With a Little Help From My Friends”, e outra pra aproveitar seu sucesso com as crianças, “Yellow Submarine”.  E John e Paul deram-lhe ainda  “I Wanna Be Your Man’, uma canção que eles haviam dado de presente para os Rolling Stones terem seu primeiro sucesso. Resumindo:



E, claro, teve ótimas interpretações de covers. 




“Boys” é minha cover preferida dele, desde criança, quando a ouvi no LP Beatles Again, que foi lançado só no Brasil, com canções dos primeiros LP's e compactos dos Beatles, ah como eu ouvi aquele disco.

Em apenas dois dos 13 LP's dos Beatles, Ringo não faz um ‘lead vocal’, A Hard Day's Night - 1964 e Let It Be, 1970.

Procura pra ver se os bateristas dos Rolling Stones, The Who, Led Zeppelin, Pink Floyd, U2, Aerosmith cantaram 'lead vocal' alguma canção em qualquer álbum de suas bandas!! Procura!! Mas procura sentado!!

5. Qual Beatle não completou a educação formal, QUAL, QUALQUAL? 

Sua infância em Dingle, bairo pobre de Liverpool
 Sim, amigo, sempre ele, e não foi por causa de leseira, não, se bem que sua infância bem pode ser comparada a um cenário de pobreza de Charles Dickens, como lembrou Bob Spitz, um grande biógrafo, recomendo o livro (link). 
Filho único de pais separados, com a mãe trabalhando como faxineira e depois garçonete, teve ainda uma saúde bastante fragilizada. Nem bem completou 7 anos, teve uma apendicite que complicou para uma peritonite que e o deixou em coma por 15 dias, à morte, e o obrigou a ficar internado por um ano inteiro, atrasando seu aprendizado.  
Uma vizinha da família lhe tutorava duas vezes por semana, ele aprendia bem, quase alcançou e nível dos demais mas, aos 13 anos, chegou-lhe uma tuberculose que o internou num sanatório por outros dois anos!!! Uau!
Seus amigos o apelidaram de Lázaro! 
Nunca mais voltou à escola... mas isso não o impediu de ter um bom nível intelectual e se tornar destaque não só por seu desempenho como instrumentista.
Mais 5 Questões Neste Link

2 comentários:

  1. O Ringo realmente merece este post
    O cara mais simpático do grupo
    Assisti as lives de comemoração dos 80,
    Foi muito bacana
    Vamos aguardar pra verdecesse ano teremos novamente

    ResponderExcluir
  2. Incrível que depois de tudo q Ringo passou na infância está vivo e bem compondo e nos alegrando com seu carisma e suas músicas. Parabéns Ringo e obrigado por vc ainda estar entre nós ❤️✨

    ResponderExcluir