-

terça-feira, 25 de agosto de 2020

The Beatles Girl Songs

Capítulo 4

Este é mais um capítulo do Projeto

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

Antes: 
3. Neste LINKquem falou sobre o que assunto

Agora, começarei a falar sobre as canções, e começarei pelo assunto mais frequente, Girl, motivador de 74 das 185 canções compostas pelos Beatles, em pouco mais de 7 anos de carreira.... uau .... é muito, né!!  

Nesse assunto, os Beatles falam sobre relacionamentos com garotas, nos mais diversos estágios. E aí vem a ‘deixa’ para tornar esta análise mais ‘clean’. Vemos que o assunto é muito numeroso (74) para dedicar-lhe apenas um post, então eu fiz uma análise mais detalhada, e consegui identificar 5 classes de Girl Songs, apresentadas no gráfico e explicadas em seguida! 



Classe 1 - Ah, o Amor - Love Songs – 27 Ocorrências
Na mais numerosa classe, Love Songs falam sobre casais felizes, onde o compositor expressa seu amor pela parceira. Declarações de amor, saudade de voltar pra casa, a felicidade de estar com ela, cartas quando se está longe, necessidade de estar junto, e outras. 


Classe 2 – A Paquera - Flirt Songs – 19 Ocorrências
Em seguida, vêm as canções que falam sobre o cortejo, a aproximação, a proposta de namoro. Então, vai desde simples desejos de pegar na mão, ou dançar até proposições mais firmes, apostas, chamados à imaginação, ‘veja como sou legal’, promessas, enfim, todo o arsenal para conquistar uma garota! 

Classe 3 – A DR – DrT Songs – 19 Ocorrências 
As famosas DR – Discussão de Relacionamento – não poderiam faltar. Quando fui procurar como seria em inglês, vi que é a mesma coisa – Discuss The Relationship. Temos ameaças de rompimento, avisos de problemas, propostas de mudança, estranhamentos, imposições, opiniões distintas, enfim, coisas de casal, choro, ranger de dentes, de todo tipo!! 

 Classe 4 – O Sexo - Sex Songs – 5 Ocorrências
O começo da carreira foi em época pré-Revolução Sexual, então os Beatles demoraram a retratar o tema, fizeram-no apenas 5 vezes, ocorreram em apenas dois LP’s, a primeira foi em 1965, mas bem velada. Falaram de encontros casuais, propostas indecentes, e a última eu tive que concluir que era sobre isso.

Classe 5 – Os Cupidos - Cupid Songs – 4 Ocorrências
Sabe quanto você tem um amigo, ou amiga, que está indeciso (a) se deve ou não investir num pedido de namoro, ou ainda, que está ceguinho, e não percebe que sua contraparte está interessada em um relacionamento, ou ainda tenta escolher o par do outro (a)? Pois é, eu chamei a esses aconselhadores de Cupidos! Foram apenas quatro vezes em que isso ocorreu na carreira Beatle!

Cada uma das  classes terá seu post específico, com canções, as evidências de por que eu as assim classifiquei, e a data em que vieram ao mundo, e, quem sabe, um sound clip!

Sabe, neste ponto, eu me arrependo um pouco de ter destinado um Assunto especialmente para as canções de abandono, em que os autores têm saudade dos relacionamentos que tiveram, e que por isso chamei de 'Miss Songs'. Teria sido mais adequado classificá-las como uma Classe de Girl Songs..... mas agora é tarde para modificar, muito complicado mudar tantos posts, textos e gráficos, fica assim mesmo! E, afinal, ter 7 Assuntos é mais charmoso, né?

Para finalizar esta introdução às Girl Songs, apresento a distribuição entre os autores. Notarão a ausência de Ringo, simplesmente porque ele não fez nenhuma Girl Song, nos termos propostos. Na carreira, ele fez apenas uma Self Song e uma Miss Song.


Próximo capítulo

5. Neste LINK, comentários e trechos da Classe 'In Love' das Girl Songs

4 comentários:

  1. Suas análises são todas muito interessante, porém a sobre cupidos chamou muito a minha atenção. Contabilizando as vezes em que fui um Cupido ou nas quais fui "empurrado" por algum deles, supero em muito o número de composições desenvolvidas pelos Beatles nesse gênero musical. Enfim posso dizer que ganhei dos Beatles em alguma coisa!
    😁

    ResponderExcluir
  2. Eu nao ganhei deles em nada, talvez na liberdade dos anos 60 aqui no Brasil com o aparecimento dos moteis e a libertadora pilula.kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Agora sem brincadeira, devo louvar novamente a qualidade de suas pesquisas nos dando a chance de conhecer coisas sobre os Beatles jamais imaginadas.

    ResponderExcluir
  4. E eu retifico a minha primeira frase na postagem das 11:46.
    "Suas postagens são todas muito interessanteS (claro).

    ResponderExcluir