-

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Hamburgo e Liverpool, o que têm a ver?

Texto original de Agosto de 2014

Complementando com um 'Por quê?', talvez alguns poucos milhares de pessoas no mundo saibam a resposta assim, de tacho.

Você conhece alguém famoso?

Você tem verdadeira adoração por alguma entidade famosa?

Mesmo em caso positivo, a chance de que você saiba a sua cidade natal e uma outra aonde o sucesso dessa entidade foi talhado ainda é pequena... não é sempre que os admiradores de gente sensacional vão a fundo para saber onde tudo começou.

Talvez, mesmo sendo essa entidade um grupo musical...

Talvez, mesmo sendo o grupo musical uma banda de rock...

Talvez, mesmo sendo essa banda de rock a maior de todos os tempos...

Talvez, mesmo sendo os Beatles!!!

Talvez eu possa aumentar o numeral para algumas dezenas, quiçá, centenas de milhares, mas duvido!!!

Acho que vou encomendar uma pesquisa ao IMOPE, o Instituto Mundial de Opinião e Estatística, para abordar pessoas aleatoriamente ao redor do mundo,

Talvez na Inglaterra, no Japão, nos EUA, haja algum índice interessante. Acho que nem mesmo a Alemanha deve mostrar algo relevante. Talvez Hamburgo, pode ser, afinal ainda mantém umas poucas lembranças da passagem dos Beatles, em 5 ocasiões pela cidade (4 delas antes de se tornarem famosos) para tocarem dias seguidos, semanas seguidas, 10 horas por dia, às vezes.

Acho que nem mesmo entre os autodefinidos beatlemaníacos, a estatística seja brilhante... quem sabe de 3 a 5%, no máximo.

Pois é... um membro desse grupo, o Flávio, de trinteipôcos anos vai fazer o circuito assim denominado por mim, como-tudo-começou. Vai à Beatles Week, que acontece todo agosto em Liverpool, cidade natal dos Beatles, e vai também a Hamburgo. Invejável. 

Em homenagem a ele, nosso guru Renato fez um relato detalhado sobre a história beatle na cidade alemã, desde antes de Ringo entrar na banda, que além de outro baterista, tinha um outro baixista, que acabou ficando por lá, apaixonado por uma bela fotógrafa alemã. Toda essa história está no link abaixo... um texto de Renato que me deixou arrepiado ao lembrar dos históricos momentos, e que apenas ilustrei com fotos.

Embarque nessa viagem!!

Aliás, ao procurar o mapa para ilustrar este post, tive uma surpresa. Pra mim, Inglaterra era ao norte da Alemanha, ponto. Qualquer viagem da Inglaterra para Alemanha seria para o Sul, ponto. A gente se esquece que Inglaterra está sim, ao Norte de Portugal e Espanha, mas estes dois países estão mais ao Sul da Europa, que se espande, a partir deles, para Leste e Nordeste. Então, veja que Londres, por exemplo, está mais a Sul de Hamburgo, tem uma latitude menor! E, falando em Latitude, fique sabendo que as Latitudes de Hamburgo e Liverpool são praticamente a mesma, no grau 53 Norte, e a diferença é um décimo de grau!! Claro que, quando se vai via terrestre (e marítima no Canal da Mancha, ou English Channel, como chamam os ingleses), há que se ir para Sudeste, até a França e depois rumo Nordeste para Bélgica e Alemanha. E foi esse o caminho dos rapazes nas primeiras 3 viagens que fizeram. Como verão no relato de Renato, apenas na quarta viagem, eles foram de avião, já um pouco mais abonados, mas ainda antes do primeiro disco, presente do empresário Brian Epstein!

Parabéns, Flávio!!!

Obrigado Renato!!!



5 comentários:

  1. Homero, fiquei muito feliz por ler esta postagem. Já preparei o mapa, todas as quatro casas estão próximas ao meu hotel, sendo que o Indra e o Kaiserkeller ainda funcionam, mas o Top Ten e o Star Club fecharam. Vamos ver o que sai dessa viagem. Vamos ver se eu volto!

    ResponderExcluir
  2. Volta, sim, Flavio, e quando voltar conte pra gente o que viu e ouviu por lá. Ótima viagem!
    Abr grde

    ResponderExcluir
  3. Sie liebt dich, ya, ya, ya!
    Lembro de já trer ouvido "She Loves You" em alemão.
    Não tenho certeza se a gravação é de uma dessas turnês e se existe por aí para baixar ou em meio físico.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de conhece Hamburgo por causa deles. Ali eles a banda começou de fato a se tornar profissional. E com jeito amador ao mesmo tempo, no bom sentido da palavra. Quando for possível viajar no tempo irei a Hamburgo lá no Indra. E no Top Ten. Sem mudar nada...só espiando.
    Tenho uma impressão boa deles ali. Sinto eles muito soltos e se divertindo muito. Vivendo algo especial. Gostaria que fosse feito um filme profundo deles em Hamburgo. Nada daquela pieguice chamada Back Beat. Teria de ser um filme noir, sem censura, mostrando a zona boêmia onde viviam com tudo que ali rolava.
    É possível fazer uma ideia visitando o portfólio de Klaus Voorman. De certa forma ele registrou tudo com sua arte de desenho. Há tantos desenhos! Inclusive de Paul sendo preso e depois passando a noite atrás das grades. É bem isso que gostaria que fosse colocado num filme adulto sobre eles.

    ResponderExcluir