-

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Mais 5 Questões sobre Ringo Starr

Este é um texto da Ringo Starr Week

Os demais 10 estão aqui, neste LINK

Ringo Starr faz 81 anos em7 de julho.



Um post meu que deu muita repercussão no Facebook dizia:

Quando os Beatles terminaram, o mais velho deles não tinha 30 anos!

O motivo, claro, era como conseguiram fazer tanto, em tão pouco tempo, e ainda terem suas obras reverberadas até hoje, tal, mas o ponto deste post não é esse. 

Preparei 10 questões para conhecerem melhor a figura!

As 5 primeira questões estão neste LINK.

As outras, abaixo


6. Qual era o Beatle mais engraçado,  QUAL, QUALQUAL? 
A classificação abaixo é a que mais frequentemente se aplica aos rapazes de Liverpool, desde aqueles gloriosos anos.

John era o Smart Beatle, 
          Paul era o Cute Beatle, 
                    George era o Quiet Beatle,

Mas Ringo era o Funny Beatle!
Todos tiveram seus ótimos momentos em entrevistas, mas Ringo se destacava e associava com a linguagem corporal, com suas leves caretas, com seus movimentos de cabeça enquanto tocava seu instrumento, além do que seu nariz pronunciado, que certamente contribuía para a graça!! 

Três de suas respostas quando chegaram à América são até hoje lembradas.

"How do you find America?"
"Turn left at Greenland.”
"How do you like America?" 
“America? It's like Britain, only with buttons.”
“What do you think of Beethoven”
“Great, especially his poetry”

Isso, além de seu tino para a comédia, estampado nos dois primeiros filmes de banda de rock da história. Em “A Hard Day’s Night’, todos fazem caras e bocas e palhaçadas, mas apenas Ringo tem uma cena longa, de três minutos, em que seu personagem se perde do grupo e se mete em encrencas, ao som da linda “This Boy” cantada pelos outros três em perfeita harmonia vocal tripla, e que, aliás, nem fez parte da trilha sonora. E em “HELP”, por causa desse histrionismo natural, é Ringo quem usa o famoso anel vermelho, objetivo da seita maluca que persegue o quarteto nos quatro cantos da Terra... Ah, ia me esquecendo que até no desenho animado “Yellow Submarine” é Ringo quem se perde, até ser encontrado na terra dos Blue Meanies.

 

7. Qual Beatle se casou com uma Bond Girl, QUAL, QUALQUAL?


Sim, amigo, super Ringão, não é pra qualquer um, não!! E era Barbara Bach, a linda morena que encantou o James Bond de Roger Moore em "O Espião Que Me Amava". E vão completar 40 anos de casados ano que vem (falo mais deles adiante) E tem com ela uma fundação beneficente com muitos serviços prestados! 

Antes Ringo se casou com Maureen Cox, sua namoradinha raiz de Liverpool, em 1965, já grávida de Zak, que herdou (e alguns dizem que superou) as artes do pai e é, hoje, o baterista do The Who. Ringo ficou com ela por 10 anos. Teve outras duas filhas, já tem oito netos e já é bisavô
Contribuiu para a separação uma traição que eu conto neste link sobre ‘As Cometências dos Beatles’..... mas como também eu sei que poucos abrem os links internos, aqui vai a transcrição do episódio: 
“Maureen entretanto, também foi saidinha, e teve um caso com ninguém menos que George Harrison (que sacana!), veja só. Até John ficou espantado, e disse que isso era quase um incesto. Ringo, quando soube, ficou abalado, mas disse ao amigo traidor: 'Ao menos, foi com você!'.”

8. Qual Beatle fez carreira de ator após o fim da banda, QUAL, QUALQUAL?

Claro, não poderia deixar de ser, nosso eclético Ringo Starr!  .... John até fez um filme (“How I Won The War”, de humor negro, mas sem sucesso comercial) ainda na época dos Beatles, mas Ringo já mostrava seu tino nos filmes da banda lançados na década de 1960, como falei acima. Veja como é o início do verbete dele na Wikipedia: 
Sir Richard Starkey Kt, MBE (Liverpool, 7 de julho de 1940), mais conhecido pelo seu nome artístico Ringo Starr, é um músico, compositor e ATOR britânico, que ganhou fama como baterista dos Beatles. 
Ele investiu mesmo na carreira, com algum sucesso comercial. Participou, como protagonista ou co-adjuvante em mais de 10 filmes. Era considerado um ótimo ator, um natural! Fez dublagens. Narrou um programa infantil  e  como ator em uma temporada da série spin-off do programa, pelo qual ganhou até indicação a um prêmio Emmy. 
Pode-se dizer que ele cumpriu parte da profecia da canção que gravou em HELP, veja parte da letra: 
They're gonna put me in the movies
They're gonna make a big star out of me
We'll make a film about a man that's sad and lonely
And all I gotta do is act naturall
Well, I'll bet you I'm gonna be a big star
Might win an Oscar, you can never tell
The movies gonna make me a big star
'Cause I can play the part so well
 
Seu grande sucesso como ator, entretanto, e para a vida, foi seu encontro com Barbara Bach nas gravações de Caveman em 1980. Foi com ela a New York para ficar com Yoko, um dia depois que John foi assassinado. Ele foi o único Beatle a fazê-lo!  Casaram-se no ano seguinte, estando juntos até hoje, para o bem e para o mal, afinal ela juntou-se a ele no vício do álcool, e internaram-se juntos em rehab sete anos depois, por seis semanas, deu certo e estão clean há décadas!

 9.  Qual era o Beatle mais baixo, QUAL, QUAL, QUAL?
Ói o Ringo aí outra vez, geeente!
John, Paul e George tinham ao redor de 1,79 metro enquanto nosso Ringão ficava 10 centímetros lá embaixo. A similaridade dos três da linha de frente trouxe um charme especial para as apresentações ao vivo, mas Ringo criou uma peça de palco que o deixava acima deles. Inspirado pelas fãs que o adoravam, foi ele o primeiro baterista a colocar seu instrumento em cima de um tablado, de maneira que fosse visto por elas!! 
E esse seu movimento causou um de muitos evento do tipo ‘antes-e-depois dos Beatles’. A bateria Ludwig, com aquele logotipo aparecendo ao vivo para 73 milhões de americanos no Ed Sullivan show, mais a adoção formal de Ringo da marca fábrica americana  fechar aquele ano com o dobro de vendas e os próximos 20 anos como líder no mercado americano de baterias... tanto que o próprio Ludwig fez questão de presentear Ringo com uma bateria revestida a ouro! 
.... e já que falamos de bateria ....


10. Qual Beatle era canhoto, QUAL, QUALQUAL,

                    mas tocava seu instrumento para destros (peguei!)?


Hehehe, reconheço que apelei.... mas é fato.  
Paul era canhoto e usava seus baixos e guitarras apropriados para canhotos, com as cordas e acionamentos invertidos, já Ringo tocava bateria de destros, o que ajudou a criar um estilo único, admirado por seus colegas bateristas, que não se cansam de exaltá-lo. Alguns deles ficam se perguntando até hoje como canções como “Rain”, “Tomorrow Never Knows”, “Come Together”, “Something” e outras foram executadas. Podem procurar no YouTube alguns ‘isolated drums’ para admirar!!  
Além disso, ele tinha uma noção de ritmo como poucos, que foi fundamental para as gravações e shows ao vivo, se bem que com o tremendo barulho das fãs, ele admitiu que às vezes precisava se orientar pelo movimento das bundas dos amigos... 
Não foi em 100% dos shows dos Beatles que Ringo atuou como baterista. Apareceu uma amigdalite (a saúde novamente) nas vésperas de uma turnê internacional em 1964, e tiveram que chamar um certo Jimmy Nicol, que teve que aprender tudo em poucas horas, para 12 shows. Ringo não gostou nada disso, mas depois se recuperou rápido e foi para o final da excursão na Austrália, chegou numa manhã bem cedinho e os outros Beatles nem puderam se despedir do novato, que levou um cheque de 500 libras e um relógio de ouro com um agradecimento gravado.  
Não foi em 100% das gravações que Ringo atuou como baterista. Nas sessões do Álbum Branco, ele se sentiu meio jogado e abandonou a banda, para retorno triunfal alguns dias depois. Nesse meio tempo, Paul levou a batera na importantíssima "Back In The USSR". Noutra ocasião, John voltou da lua de mel inspirado e apenas Paul estava em Londres, e gravaram só os dois "The Ballad of John & Yoko". 
Nos 8 anos de gravações em Abbey Road, não chegaram a uma dúzia o número de vezes que um take foi interrompido por conta de uma falha do baterista, isso é, uma eficiência memorável. Conta-nos Mark Lewisohn, que teve acesso a todos os registros da EMI.
Para finalizar, foi só na gravação da última música ("The End") do último LP (Abbey Road) que Ringo teve uma chance de fazer um daqueles solos, que frequentemente os bateristas fazem de vez em quando em outras bandas, para sentir o gostinho do protagonismo, e o fez para entrar na história, ficou magnífico!!
________________________________________________

Em seguida, 

Um comentário: