-

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

YOU CAN'T DO THAT - Canção de AHDN

Esta é uma canção do A Hard Day’s Night, 3° álbum dos Beatles
Outras canções do álbum e seu contexto, encontre neste LINK
Outras canções da Classe DtR das Girl Songs, encontre neste LINK

12. You Can't Do That  (DtR Girl Song by John Lennon)

John ameaça: "Eu tenho algo a dizer que talvez lhe cause dor: se eu pegar você falando com aquele garoto de novo, eu vou te decepcionar, e te deixar imediatamente, porque eu já te disse antes, oh, você não pode fazer isso"
Canção típica de DR entre casais, com ameaças! Ela foi feita em Miami, em meio ao estrondoso sucesso da invasão da América. intenção é que  fosse  incluída no filme A Hard Day's Night, mas foi deixada de lado com a chegada da canção título! Retrato da possessividade de John em relação à sua amada, ciúme explícito, não querendo nem que ela converse com outros rapazes, apesar de ele não fazer a parte dele, com inúúúmeras puladas de cerca. Ele podia, né! 
COWBELL
Esplêndida também musicalmente, a começar pelo riff matador de guitarra que abre solitário e arrebatador a canção, para entrarem apenas depois os outros instrumentos. Foi a primeira vez em que os Beatles fizeram desse jeito, e repetiram a fórmula em Day Tripper, Ticket To Ride, I Feel Fine e outras. Ouvem-se os ecos do riff ao longo de toda a canção e ele volta, triunfal, ao final! Siga encantado com os duelos vocais, com Paul e George enfatizando em harmonia dupla as ameaças de John, a partir do segundo verso. E também no "GREEEEEEN" da ponte. Pois é, parece que veio daí a expressão 'verde de inveja', hehehe.  E ouça o solo de guitarra de John (raríssimo!), o bongô de Ringo, mas principalmente o 'cowbell' tocado por Paul em overdub, ao longo de toda a canção, com breves interrupções, cheguei a contar, foram 260 vezes que Paul bateu com sapiência aquele sonoríssimo instrumento de percussão. 
Ela foi tocada ao vivo na BBC, quase um mês antes de ser lançada como Lado B do compacto liderado por Can't Buy Me Love, Número 1 imediato nas paradas, e seguiu sendo tocada nos shows das excursões pós-filmagens! Um sucesso!!!

2 comentários:

  1. Homero, como sempre, sem perder os detalhes ao ponto de contar ter o Paul batido 260 vezes em seu equipamento.
    Comentar o que? Mais um sucesso de LM lá e da saga aqui

    ResponderExcluir
  2. Música fantástica !!!
    Aguardando pelas próximas músicas 👏

    ResponderExcluir