-

terça-feira, 3 de novembro de 2020

John e Yoko: Só o Céu como Testemunha

Não entendo como, em minhas comunidades Beatle, não vi menção a esse magnífico documentário na NetFlix lançado em 2019. 

No original em inglês, "Above Us Only Sky'

Vi ontem, com olhos grudados... e marejados. 

Eu e o Felipe, que também adorou.

Trata-se de uma revisitação a horas de filmagem que felizmente 'atiraram' (shoot) em 1971, durante as gravações do antológico LP 'Imagine'.

Praticamente não vi repetição de cenas com relação às outras obras que abordaram o tema.

E vieram depoimentos recentes dos envolvidos que estão vivos, portanto, mais velhinhos, os instrumentistas, os homens da imprensa, os produtores, os fotógrafos, e cinegrafistas. E também de Julian Lennon e de Yoko Ono. Eu me emocionei com a estupefação dos envolvidos com o fato de estarem trabalhando para o grande John Lennon. E de como ele era assertivo no que queria, mas como obedecia o comando de Phil Spector, o produtor. Dos que mais gostei foi o de Klaus Voorman, companheiro de antes da fama, artista gráfico responsável pela capa vencedora de Grammy de Revolver, e baixista de Imagine. Notáveis, também, os bateristas Jim Keltner e Alan White. Todos estupefatos pela música de John!

E vimos novas cenas do paradisíaco cenário de Tittenhurst Park, onde moravam e fizeram o estúdio para gravar apenas aquele álbum. Tocantes as cenas de Julian aos 7 anos, com amiguinhos pra lá e pra cá. E John remando com Yoko nos lagos da proprieda

E ouvimos depoimentos sobre o relacionamento entre John e Yoko, e sobre a importância dela, inclusive na ideia de Imagine, um hino que segue válido até hoje, na voz do próprio John.

E vimos mais do encontro de John com Claudio,  um jovem veterano americano do Vietnam que conseguiu uma audiência com John, episódio do qual só havia aparecido um breve trecho em documentários anteriores.

E vimos mais do magnífico acontecimento da devolução do título de MBE (Member of Brittish Empire) de John à Rainha, com o estupendo rol dos motivos que o levaram a essa atitude.

E vimos mais de quando ele teve a ideia de fazer uma canção de Natal 'que duraria para sempre', como realmente dura (apesar da versão de Simone, hehehe).

E vimos terríveis cenas do Vietnam e do Camboja, guerras contra as quais John e Yoko levantaram bandeira.

E vimos mais da presença de George Harrison nas gravações, em especial num trecho só com ele à guitarra acompanhando John ao piano. Lágrimas mil!!

Enfim, imperdível é!






Um comentário:

  1. De fato, emocionante. A cena com John (do Vietnã) é ótima. Lennon é super honesto ("são apenas músicas") sobre significados cósmicos de suas canções. As sessões da gravação são deliciosas. E,como você comentou, resgata Yoko Ono Lennon.
    Bela postagem!

    ResponderExcluir