domingo, 1 de novembro de 2020

Chupa, Everest!!!!

Com que então, tudo é uma questão de referência..

O pico do Everest é o ponto mais alto deste planeta?

Sim, se a referência for o nível do mar. Ele está a 8.848 metros de altitude.

Mas tem um outro pico que reclama para si o posto!!

É o Chimborazo, no Equador! 

Mas como, 

com seus meros 6.267 metros de altitude?!

É que a gente se esquece que a Terra é uma bola achatada!

E que o Chimborazo é no Equador, bem próximo à linha de maior circunferência do planeta...e portanto, do maior diâmetro e, portanto, do maior raio!!! Quanto mais se afasta, para sul ou para norte, a distância do nível do mar até o centro da terra vai diminuindo, sendo a menor delas quando se chega aos polos!

E o Everest está lá no Paralelo 27, onde o raio é 1,8 km menor que no Paralelo 1 do Chimborazo, então 
Bingo.. 
O pico Chimborazo dista 6.384,4 km do centro da Terra e no Everest 6.382,6 km, o que resulta numa diferença de 1,8 km.

Truco, Everest!!!






 

Marcadores:

7 Comentários:

Às 1 de novembro de 2020 às 09:36 , Blogger Gerson Braune disse...

Cultura inutil?? Nao!! Eh super util e fiquei sabendo agora disto. Continue informando outras coisas e nos agradecemos muito. Abrs.

 
Às 1 de novembro de 2020 às 10:08 , Blogger Unknown disse...

Bom dia. Obrigado pela informação.
Concordo com o Gerson! Abs

 
Às 1 de novembro de 2020 às 16:22 , Blogger Unknown disse...

Cacildis, essa é totalmente nova eu não sabia!!!!!

 
Às 1 de novembro de 2020 às 17:46 , Blogger Neto Machado disse...

Opa, que informação bacana ! Grande abraço!

 
Às 2 de novembro de 2020 às 10:40 , Blogger Oswaldo Pereira disse...

NO KIDDING!! Bela informação!

 
Às 3 de novembro de 2020 às 06:43 , Blogger Martinho disse...

Excelente abstração da descrição formal sobre ALTITUDE,assim sendo, vale a pena também considerar o que encontramos nos oceanos, visto que nas Fossas das Marianas estão localizados os maiores desníveis do planeta: acima dos 11.000m, colocando o Everest (e o Chimborazo) no chinelo neste quesito.

 
Às 31 de maio de 2022 às 11:09 , Anonymous Anônimo disse...

Interessante, muito interessante, sob esse enfoque da forma não-exatamente esférica do nosso planeta.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial