-

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Mudando o destino em tempo real

O surgimento de um comentário de um invasor a um post meu,
do qual (do post) nem me lembrava, revisitá-lo,
e admirá-lo, muito bom, modéstia à parte.
Obrigado, Sr. Hacker!!
Ele fora escrito em 2011, quando eu ainda trabalhava.
E ainda relembrei de mais dois filmes a que assisti,
que entrarão na lista dos Filmes do Homerix!
Será que isto poderá mudar meu destino?
________________________________________

Numa rotineira volta para casa ..... 

1. Sexta-feira, final do dia, saio de minha sala do trabalho, chego ao hall do elevador e o chamo;

2, Lembro-me que havia imprimido um documento, volto ao escritório, pego o documento, volto ao hall, chamo outro elevador, desço ao térreo;

3. Noto estar sem o guarda-chuva (mas que cara leso!) que trouxera na manhã chuvosa, chamo o elevador, subo e pego o dito cujo, desço, vou ao caixa-eletrônico tirar o dinheiro para a semana, penduro o guarda-chuva numa lateral do caixa;

4. O cartão é recusado, sabe-se lá por que, saio do prédio, sem o dinheiro, atravesso a rua rumo ao metrô e, nesse meio-tempo, divago...

"Agora, se eu for assaltado, o ladrão terá menos lucro; ao mesmo tempo, penso que, se eu tivesse sido aceito pelo meu banco, a operação de contagem das notas levaria alguns segundos, suficientes, por exemplo, para eu não estar naquele lugar em que o ladrão me atacaria, naquela hora que eu estava sem o dinheiro!"

5. Sigo meu caminho e, quando paro de divagar, percebo estar sem o guarda-chuva, dou meia-volta, entro no prédio novamente, volto ao caixa eletrônico, pego o guarda-chuva e volto ao metrô, chego à plataforma;

6. Chega o trem Pavuna-Botafogo, deixo ele ir embora, para ter mais possibilidade de sentar-me e escrever estas linhas, chega o trem Saenz Peña - General Osório, todo cheio, e escrevo estas linhas de pé mesmo, equilibrando mala e guarda-chuva pelas alças e fazendo meus polegares trabalharem freneticamente, quando finalmente chego a Botafogo e paro de escrever rumo ao Metrô de Superfície;

(10 minutos depois...)

7. No caminho rumo à escada rolante, lembro que meu cartão pré-pago está com saldo insuficiente para o metrô de segunda-feira, volto aos caixas de recarga, carrego mais R$ 10,00;

8. Quase esqueço o guarda-chuva de novo (ô coisa fácil de perder..), mas volto, não mais que 3 segundos depois de virar-lhe as costas.

9. Subo a escada rolante e vejo o meu provável ônibus partir.

Se não acontecer mais nada até chegar em casa, só neste caminho de volta ao lar foram nove (9) as vezes em que eu mudei meu destino.

O que teria acontecido comigo, se algum desses turning points tivesse ocorrido de outra maneira? Eu poderia ter sido atropelado ao atravessar a rua, ou tropeçado em algum degrau ou coisa. Poderia ter encontrado uma pessoa em algum dos elevadores, atrasando minha caminhada de volta numa conversa, ou uma outra pessoa em algum dos meios de transporte, o que me impediria de escrever estas linhas por um momento, e talvez não tivesse a mesma inspiração para fazê-lo, ou ainda essa possível pessoa poderia me proporcionar alguma coisa que poderia mudar a minha vida, ou menos, poderia sugerir um teatro para o fim-de-semana, uma peça que eu nem havia cogitado assistir.

Enfim... os caminhos, as possibilidades, são infinitos!!!

Claro que eu já havia pensado nisso várias vezes, principalmente porque sou meio esquecido (deu pra perceber...), e esqueço muitas vezes alguma coisa fundamental para o meu dia (chave, celular, carteira), o que certamente também mudaria meu destino.

Aliás, todo dia eu decido por ir de carro ou metrô, por qual caminho vou ao trabalho no primeiro caso, pois são equivalentes, e o que aconteceria se eu tivesse ido pelo Rebouças ao invés do Aterro?

O cinema, volta e meia, aborda o assunto. O último que me lembro foi um brasileiro, 'Não Por Acaso', muito interessante, com Rodrigo Santoro. Em uma cena, a namorada dele está saindo de casa, quando ele a chama para mais um beijinho, atrasando em poucos segundos sua saída, que se mostrariam fundamentais no seu destino: com aqueles poucos segundos, ela teria atravessado a rua, e não teria morrido atropelada... E o filme relata muito bem a coisa, mostrando as duas situações acontecendo ao mesmo tempo.

Mas o mais fantástico deles foi um alemão, 'Run Lola Run', em que uma mulher tenta recuperar um dinheiro perdido pelo namorado, tendo que correr muito, e o filme explora três possibilidades de desfecho, a partir de decisões que Lola toma no meio de sua busca. Demais!!!

Enfim, o que são esses desígnios? Estava tudo escrito? Eu mudei o destino realmente, ao voltar para pegar o guarda-chuva? O ônibus chega à 'Estação' Maria Angélica e paro de escrever....



No dia seguinte, ao finalizar este post, enviando o texto do blackberry para o GMail, copiando/colando no blogger, ajeitando fontes-cores-alinhamentos, e importando os cartazes dos filmes, pensei numa pergunta, apenas colocando um ponto de interrogação ao final do nome do primeiro..


NÃO POR ACASO?


Ah, sim!
10. Quando estava quase chegando em casa ontem, recebo um telefonema de minha esposa pedindo pra comprar pão na padaria, para fazermos um lanche....

Lá vamos nós de novo!!!

10 comentários:

  1. Homero V: iSTO É PROBLEMA DE dna (Data de Nascimento Antiga,,,) Ocorre com quem está de bem com a vida. Abraço,
    Brandão

    ResponderExcluir
  2. Homero, e o tal do SI, que passa com todos nos.
    Brandao, aprendi mais uma,
    Abracos
    Igrejas

    ResponderExcluir
  3. Homerix...

    Isto somente ocorre com pessoas especiais que vivem num mundo, não da lua, mas no mundo dos especiais...
    Paulus

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo consolo, galera, mas parece que eu atirei num ponto e acertei em outro... Na verdade, eu queria abrir discussão sobre o destino, mas valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Bem vindo ao clube meu mano! hehehehehe
    Teu irmão

    ResponderExcluir
  6. Tio, eu prefiro pensar que as coisas eram pra ser. Meio que um destino, mas onde fizemos o máximo que tivesse a nosso alcance.
    Se mesmo depois disso o que queriamos não aconteceu, ai sim, pq não era pra acontecer. Apesar do pensamento "Se for pra ser, será", ser meio preguiçoso, ou seja, não temos que nos esforçar pra que aconteça, acredito que as coisas acontecem sim por um motivo.
    Por essas e por outras que lembro quando lia a revista Super Interessante ai no Brasil, eu passava direto pela reportagem "E se..." . Não gosto de pensar, pois o SE não existe.Como diria o poeta "Se minha vó tivesse bagos, seria meu avô..." portanto, se ficarmos encanados sobre o SE, ficariamos DOIDOS....

    I'm just saying..hahaha
    Beijao

    ps. Ficou meio confuso oque escrevi????

    ResponderExcluir
  7. A concepção de Destino é muito interessante: ou se acredita que ele está traçado e que tudo o que acontecerá já está escrito, ou se acredita que ele não está definido e que quem faz o nosso futuro somos nós mesmos. Não faz sentido haver um meio termo.
    A existência do livre-arbítrio (ou a liberdade de escolha) não altera em nada os conceitos dos que têm opinião formada sobre o assunto. Aqueles que não acreditam em destino vão dizer que, dependendo das nossas escolhas, podemos alterar o nosso futuro para um lado ou para outro. Já os que acreditam, vão dizer que qualquer escolha tomada, é justamente a que estava escrita.
    O importante é não se distrair muito com estes detalhes e ficar sempre atento para evitar tanto os problemas banais (como não esquecer o guarda-chuva), como os problemas importantes (como não ser atropelado ao atravessar a rua).

    ResponderExcluir
  8. Homero,

    o que mais gostei foi o tom cômico da forma como descreve estas situações...sempre há um outro ponto de vista positivo que deve ser ressaltado e não apenas o incomodo, a irritabilidade que sentimos nestas situações...devemos sim ressaltar sempre o lado bom das coisas em qualquer momento.
    abraço,
    renata

    ResponderExcluir
  9. Você está com o coração partido? Não fique com raiva, deixe o Dr. Sunny ajudá-lo a recuperar o seu ex. "Sou casada há 5 anos, tenho 2 filhos e vivo feliz com minha família até que as coisas começam a ficar feias comigo e com meu marido, o que nos leva a brigas quase todas as vezes ... piorou na época. Quando meu marido pediu um divórcio ... Fiz o possível para mudar de ideia e ficar comigo porque o amava de todo o coração e não queria perder meu marido, mas não deu certo ... Ele saiu de casa e continuou a pedir um divórcio ... Eu implorei e tentei de tudo, mas nada funcionou. A descoberta veio quando alguém me apresentou a um grande fundidor chamado Dr. Sunny, que finalmente me ajudou ... Eu nunca fui fã de coisas assim, mas decidi tente porque eu estava desesperada e não tinha escolha ... Ele lançou o feitiço e as coisas foram muito bem como ele prometeu e meu marido mudaria de ideia e iria para casa ficar comigo e com os filhos. E prometa nunca mais me machucar. nós viva feliz assim com a ajuda do Dr. Sunny. Para mais informações sobre como ontate Dr. Sunny, entre em contato:
    drsunnydsolution1@gmail.com ou WhatsApp pelo telefone +2348082943805

    ResponderExcluir
  10. Algo pra lá de interessante para se pensar. Pode ter mudado seu destino sim. Graças a um esquecimento. Isso me fez lembrar de um livro que li faz tempos que se chama Seth Speaks. No momento não me lembro da autora do livro. Também sou hiper esquecida. E esqueço nomes das pessoas.
    Pois bem, a autora é medium, conversa com o espírito de Seth que revela coisas curosas. uma delas é que toda vez que ficamos com certa dúvida sobre o que fazer, como se casar ou comprar uma bicicleta, as duas coisas acontecem. A pessoas se casa, mas num mundo paralelo ela compra a bicicleta. Sendo assim, num mundo paralelo, Virgínia ficou morando em Londres pois quando lá estive tive dúvidas se devia ou não voltar para o Brasil. Optei por voltar e nao me arrependo. Espero que a Virgínia que ficou também não tenha se arrependido.
    Amei o filme Corra, Lola, Corra. Surreal.

    ResponderExcluir