-

sábado, 21 de novembro de 2020

IF I FELL - Canção 3 de AHDN

Esta é uma canção do A Hard Day’s Night, 3° álbum dos Beatles

Outras canções do álbum e seu contexto, neste LINK

Outras canções da Classe DtR das Girl Songs, neste LINK


3. If I Fell  (Flirt Girl Song by Paul McCartney)

John propõe: "Se eu der meu coração para você, preciso ter certeza desde o início que você irá me amar mais do que ela!"
Nesta que é a primeira balada de John, ele flerta com uma garota, mesmo estando compromissado com outra, ai, ai, ai. Era John escapando do açucarado boy meets girl com estilo. Se notarem a letra como um todo, verificarão que foi uma situação de triângulo amoroso, que acabou por se efetivar na vida dele, quatro anos depois, quando deixou Cynthia por Yoko. A canção foi feita já em New York, durante aqueles 10 dias em que os Beatles bagunçaram os Estados Unidos em fevereiro de 1964. Paul contribuiu com partes da letra e com as magníficas harmonias vocais, reverenciadas como das melhores da história deles, afinal os dois trocam a primeira voz da canção várias vezes, com Paul fazendo a parte mais aguda, como sempre. Um verdadeiro primor! Faço questão que vejam, ouçam, sintam, emocionem-se com este vídeo tutorial (LINK) quando poderão se certificar da genialidade da dupla vocal. No filme, a canção é levada numa cena de ensaio para um programa de TV, e a edição é notável, porque John começa cantando para Ringo, enquanto ele arruma seu instrumento, a tempo de tocar a primeira aparição da bateria na canção. Genial!! Veja neste vídeo (LINK)!  
A gente fica tão embasbacado ao falar das harmonias que se esquece dos instrumentos. John faz o ritmo no violão, a bateria de Ringo é suave, o baixo de Paul é, efetivamente, padrão, nada demais, mas a guitarra de George, novamente a Rickenbacker 12-cordas, aparece um pouco mais, na introdução (aliás, que introdução é aquela?!), ao longo dos versos, menos um pouco na ponte, e é importante na finalização. Pra quem ouve com fones de ouvido, ela se percebe no fone direito!  Na introdução se percebe a evolução do pensamento do compositor. Nem bem se passaram três meses desde I Want To Hold Your Hand, e ele já admite que "And I found that love was more than just holding hands".

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário