terça-feira, 7 de outubro de 2025

A 1ª IA e 1ª HQ a gente nunca esquece - Minha Beatlemania em Gibi

 O Comandante do Submarino Angolano apresentou uma breve História em Quadrinhos, com roteiro dele, sobre uma menina angolana que admirava Beatles, que ficou uma gracinha, e me ensinou a usar o software de Inteligência Artificial. 

Aprendi e apliquei à minha história como beatlemaníaco, aquela mesma que coloquei em RAP, por sobre uma melodia de Gabriel O Pensador. VEJA AQUI como ficou o RAP!!!

Foram criadas 4 Revistinhas, , acessíveis a um clique em seu nome!

No Episódio 1, como eu conheci os Beatles.

        Homero e a Banda Mágica


No Episódio 2, como eu me aprofundei sobre Beatles.

No Episódio 3, como eu comecei a escrever sobre os Beatles.

        A Sinfonia Digital

No Episódio 4, como eu comecei a narrar histórias sobre os Beatles.

        A Voz do Submarino

Mas enfim, o que eu quero aqui é descrever alguns causos que foram ocorrendo no meu relacionamento com a IA neste projeto,

No Episódio 1, eu era criança! Eu simpesmente joguei a letra do RAP e vi no que deu. Gostei muito do primeiro rascunho, em que a IA chamou os Beatles de "Banda Mágica", achei genial e apropriado... só que  errou certas coisas... Depois, acertou aquelas coisas, mas não chamou de Banda Mágica ... não gostei!! Mais uma vez, e nada de a banda mágica aparecer. Na quarta tentativa, eu impus o título, Homero e a Banda Mágica, e ficou bom, mas eu estava de olhos azuis.... unfair! Na quinta, finalmente, ficou assim...

No Episódio 2, eu já adulto e estabilizado, comecei a ler sobre os Beatles, e contei como foi a retomada da mania. O interessante é que eu dou umas linhas gerais, e a IA faz o resto... inclusive o que ela fala dos Beatles, é ela que coloca, quem toca o quê, de uma frase, ela faz um parágrafo, bastante coerente...

Por exemplo, escrevi... 

"Vieram faculdade, casamento, carreira, uma filha e um filho!" 

e antes, eu tinha falado que nas carreiras solo 

"...concentrei minha atenção em Paul e John, mas George e Ringo, nem tanto..."

E a IA entendeu a mensagem e compreendeu e escreveu:

"A vida adulta chegou, rápida e implacável. Vieram a faculdade, as madrugadas estudando, o primeiro emprego. Os boletos, a carreira. Os álbuns de George e Ringo, ele mal tinha ouvido. O luto pelo fim da banda tinha se transformado num mar de afazeres.!"

No Episódio 3, a coisa foi a um extremo. DE DUAS frases que dei como orientação, ela produziu TRÊS parágrafos absolutamente ricos e coerentes!

Vejam minha educada orientação.

"O primeiro texto foi sobre uma banda que se achavam os novos Beatles but no way."

"... usava o correio eletrônico para divulgar pros amigos. "

E ela produziu: ....

"De repente, um dia, após ler um artigo comparando uma nova banda chamada Oasis aos 'novos Beatles', a faísca explodiu. Homero sentiu uma necessidade irresistível de responder. 'Não é possível,' pensou. Pegou o teclado e, sem saber que iniciava uma jornada de anos, escreveu seu primeiro texto."

e seguiu:

"Onde publicar esse desabafo? Sem ter um espaço formal, ele usou a maneira mais direta da época: o correio eletrônico. O texto sobre a impossibilidade de haver 'novos Beatles' foi para a caixa de entrada de dez amigos. Ele clicou em 'Enviar' e esperou, a respiração suspensa."

E MAIS!

"O retorno veio com risadas e concordâncias. Isso o encorajou. O assunto se aprofundou: a vida de John, o lirismo de Paul, a espiritualidade de George, o ritmo de Ringo."

Impressionante, como eu não falei do "lirismo" de Paul, da "espiritualidade" de George, do "ritmo" de Ringo...  e EU TAMBÉM NÃO DISSE QUE A BANDA QUE SE ACHAVA A NOVA THE BEATLES SE CHAMAVA OASIS!!!!

E os títulos, então!!

Afora o primeiro, que eu impus, como disse lá em cima, os outros ...

2. A Arqueologia da Canção

3. A Sinfonia Digital

4. A Voz do Submarino

... foi ELA QUEM CRIOU.. .e  foram PERFEITOOSS!!!

Foi legal, não foi?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Aglutinador (4) Aniversário (44) Arte (13) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (861) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (59) Ciência (9) Cinema (313) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (171) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (18) Educação (27) Energia (46) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (32) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (14) homenagem (94) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (54) Justiça (35) Livro (274) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (208) Obama (20) Ouça e Leia (8) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (95) Política (104) Propaganda (6) Rádio (42) Reflexão (1) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (99) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (117)

A 1ª IA e 1ª HQ a gente nunca esquece - Minha Beatlemania em Gibi

 O Comandante do Submarino Angolano apresentou uma breve História em Quadrinhos, com roteiro dele, sobre uma menina angolana que admirava Be...