-

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

40 Anos sem Lennon - A Vigilância da CIA e do FBI

   Este é um Capítulo sobre a Vida de John Lennon

A Vigilância da CIA e do FBI
    Profundo admirador de New York e do american way of life, John decidiu fixar residência nos Estados Unidos em finais de 1971, também para fugir do Taxman britânico, que fique claro. E claro fique também que Yoko teve grande influência nessa decisão, pois ela já estava meio chateada da vida 'no campo'!   
Entretanto, não seria nada fácil! 
Visto pelas autoridades de segurança americanas como um verdadeiro animal político, John teve todas as dificuldades possíveis para obter permissão para viver em solo americano. A CIA, principalmente e o FBI mantinham vigilância constante em todos os seus passos. 
Ele fazia parte de um seleto grupo de 7.200 indivíduos considerados muito perigosos pela CIA. Seu telefone era grampeado, seus passeios, tanto a pé quanto de carro, eram seguidos de perto por agentes nada discretos. A pressão era tamanha que chegou a comentar com amigos:
    "Caso algo aconteça a mim ou a Yoko, saibam que não foi acidente! (.....)"
    Seu Greencard (e de Yoko) só foi concedido no início de 1975, após longo processo, quando ele já havia diminuído a zero seu nível de atividade política.

2 comentários:

  1. Uauuu, já fazem 40 anos. Que falta que faz.

    ResponderExcluir
  2. A decisão de Lennon em ficar nos EUA, especificamente em NYC (e os anos de luta juridica para isso) sempre me fazem pensar em 2 coisas: na expressão árabe MAKTUB (Estava escrito) e no conto- também em ambiente árabe - do homem que tinha encontro com a Morte.
    "Havia um mercador em Bagdá que enviou seu servo ao mercado para comprar provisões. Pouco depois o servo voltou, pálido e trêmulo, e disse: Mestre, agora mesmo, quando eu estava no mercado, fui empurrado por ũa mulher da multidão; quando me virei, vi que era a Morte que me havia empurrado. Ela olhou para mim e fez um gesto de ameaça; ora, empreste-me seu cavalo e eu cavalgarei para longe desta cidade e evitarei meu destino. Irei para Samarra, e lá a Morte não me encontrará. O mercador emprestou-lhe seu cavalo e o servidor montou, fincou as esporas nos flancos dele e se foi tão rápido quanto o cavalo podia galopar. Então o mercador desceu ao mercado, me viu no meio da multidão e veio até mim, dizendo: por que você fez um gesto de ameaça para meu servo, quando o viu esta manhã? Aquele não foi um gesto de ameaça, respondi, foi apenas um movimento de surpresa. Fiquei espantada ao vê-lo em Bagdá, pois esta noite eu tinha um encontro marcado com ele em Samarra." (Somerset Maugham)
    Enfim, como você descreve, John ganhou o Green Card e foi morar no Dakota, onde tinha encontro marcado com seu destino.

    ResponderExcluir