-

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

As canções de Paul no filme HELP!

Esta é mais uma prévia do Capítulo 40 de minha saga  

                O Universo das Canções dos Beatles 

Neste capítulo, falo do álbum HELP! de 1965,

cujo Lado A tinha 7 canções tocadas no filme!

Duas delas são de Paul McCartney.

Vamos a elas!

2. The Night Before  (DtR Girl Song by Paul McCartney)

Paul reclama: 'A noite passada é uma noite que eu lembrarei por sua causa. Quando penso nas coisas que fizemos, sinto vontade de chorar. Nós nos despedimos (Ah, na noite passada)'
Jane Asher, a namorada de Paul, era uma atriz de relativo sucesso, que tinha seus compromissos profissionais, era como diziam os ingleses, 'opinionated'! Portanto, é possível que essa letra seja a descrição de uma situação real entre eles. Ou não! De qualquer modo, trata-se de uma DR, da melhor qualidade. 'When I held you near, you were so sincere, treat me like you did the night before', 
Fatos notáveis da música? Começo pelo começo, afinal, a introdução em acordes crescentes chama a gente pra dançar desde o início! John faz o ritmo, pela primeira vez, num piano elétrico, ousado, agitado, afinal ele estava querendo se equiparar a Paul, que havia avançado mais que ele no instrumento. George complementa o ritmo em sua guitarra.  Note que o solo é gravado depois (over-dub), e é tocado por duas guitarras, muito bem ensaiadas e sem falhas, em oitavas distintas (uma oitava acima da outra), só não se sabe qual era a de George, qual era a de Paul. E que na verdade é um meio-solo, pois volta meio-verso cantado ao final. Absolutamente perfeitos são os backing vocals de John e George, complementando os versos com o nome da canção (Paul nunca o canta)  e, na segunda sessão deles, emendando lindamente, sem costura,  com suaves AAAA-aaaa-AAAA-aaaa's.  A ponte ('Last night is a night I will remember you by...') é cantada apenas pela voz dobrada de Paul e é marcada pela mudança na bateria de Ringo que, batendo na borda do prato até ali, passa a bater vigorosamente no centro do prato até chegar ao clímax ('it makes me wanna cryyyy!!'). E ele adiciona maracas ao tempero, em over-dub. O baixo de Paul é sem floreios, aliás eu noto que ele sempre capricha mais na linhas de baixo de canções dos outros, em que ele não é o vocal principal, afinal precisa dedicar mais atenção à sua  voz, enfim, mas isso é uma tese que eu ainda preciso desenvolver.
A canção faz parte da trilha sonora do filme, aliás, assim como todas as do Lado A do LP. Eles a tocam em campo aberto próximo a Stonehenge, logo antes da cena dos tanques. A única vez que a tocaram ao vivo foi na BBC, nunca apareceu em nenhum show. 

 5. Another Girl  (DtR Girl Song by Paul McCartney)

Paul avisa: 'Então estou lhe avisando dessa vez, é melhor você parar pois eu tenho outra garota, outra garota que me amará até o fim, na saúde ou na doença, ela será sempre  se cmportar, e fazer do jeito que ele gosta, sonb pena de ser trocada por outra que vai fazer tudo o que ele quer. minha amiga"
Aqui nesta DR impositiva, Paul demonstra seu poder de macho alfa, dizendo à garota que ela tem que se comportar, e fazer do jeito que ele gosta, sob pena de ser trocada por outra, que vai fazer tudo o que ele quer “through thick and thin”, aliás, sempre me intriguei com esse trecho da ponte, até entender que é equivalente ao nosso ‘na riqueza ou na pobreza’ ou ‘na saúde ou na doença’, como coloquei na tradução. Danado! E Paul confirma em entrevistas posteriores esse comportamento, diz que seu relacionamento com Jane Asher, com quem morava, na casa da família dela (!!!), era aberto, e, afinal, ele não era casado (!!!), deixando John com enorme inveja. Paul segue a política letrista da dupla com a não repetição dos versos (são três diferentes, repetindo apenas no quarto, ao final) e as rimas ricas (“few“ com “do“,“you“ com “new“, “and“ com “can“, escorregando no “seen“ com “been“). 
Paul estende seu poder na letra à parte musical da canção, deslocando o guitarrista solo da banda, nosso querido George, e fazendo os guitar fills que aparecem ao longo de toda ela. E esses fills são filled posteriormente, em overdubs, pois na gravação da base, ele está em seu tradicional baixo, na maior parte do tempo marcando três das quatro notas de cada compasso.  George fica no ritmo com sua guitarra, John fica firme nos stacattos, puxando as cordas de sua guitarra ao longo de toda a canção, e Ringo no seu ritmo nos pratos da bateria. Algumas marcas registradas dos Beatles estão presentes, a começar (i) pela introdução a capella (sem instrumentos), (ii) as Beatles Breaks, numa das vezes com o auxílio luxuoso da letra, pois ele aparece quando Paul canta “And so I'm telling you this time you'd better STOP”, e, como não poderia deixar de ser, (iii) as harmonizações de John e George, em todas as vezes que o nome da canção é cantado. 
A cena em que Another Girl aparece no filme é muito divertida. Em que pese a cena não ter nada a ver com o enredo do filme, aliás, como todas as outras, o clipe pode ser interpretado com a letra. Eles estão nas Bahamas, à beira do mar, em trajes leves, e fazem micagens mil, às vezes trocando instrumentos, e várias mulheres lindas aparecem, como que Paul dizendo: "Você pare com isso e se comporta, senão eu arrumo outra garota, tem uma fila atrás de mim!".  E Paul ainda tira uma lasquinha numa garota de biquíni, fazendo-a de sua guitarra baixo. Confira aqui, neste LINK. Finalizando, Another Girl is Another Song that has never reached the limelight, ou seja, nunca foi tocada ao vivo, além da vez que foi dublada na cena das Bahamas!

 


 

Um comentário:

  1. Como John disse depois: "a gente ria e fumava maconha todo o tempo"... Filmaram nos lugares que queriam conhecer, tipo férias: praias, na neve... Dizem que é um filme menor que A hard day's night. Deve ser, mas gosto de rever de vez em quando.

    ResponderExcluir