-

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Girl.... Aaah Meeeeu bem!!

 

Esta é a 2
ª canção do Lado B do álbum Rubber Soul, 

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 27 canções dos Beatles no tema Saudade, com Tristeza, 

as outras 26 canções do mesmo Assunto e Classe, aqui, neste LINK


9. Girl   (Love Girl Song by John Lennon)
John declara: 'Há alguém que vai ouvir minha história sobre a garota que veio para ficar? Ela é o tipo da garota que você deseja tanto, que chega a se lamentar,  mas você não se arrepende um único dia. Ah, garota! siiiffff Garota! Garota!"   

Antes de tudo, devo declarar que Girl é a minha favorita em Rubber Soul. Motivos? Letra densa (e tensa), música rica, instrumentação arrojada, vocais inovadores, e uma versão brasileira inesquecível. É pouco não, né? Cinco fatores vçao derar 5 parágrafos!

(1) Balada 80% de John, com sua ideia da garota dos sonhos, com Paul complementando seus 20% com sugestões de palavras e rimas para completar o desenho da mulher ideal.  John expressava o seu desejo de ter uma parceira independente, uma contraparte intelectual, e que de preferência não gostasse de Beatles. Não, isso não estava na letra, mas numa declaração posterior. Na canção, ele exagera nas tintas, expressando em três versos e uma ponte, quatro visões diferentes do relacionamento, entremeadas pelo refrão sobre essa mulher de sonho, ou seria pesadelo? Senão vejamos: no primeiro verso, ele declara seu amor tão profundo, que mesmo sofrendo, ele não se arrepende um só momento. No segundo, ele conta como tenta pular fora, mas ela o convence a ficar, prometendo mundos e fundos, e ele acredita. Na ponte, que vem a seguir, ele diz que ela o maltrata perante os amigos, e despreza seus elogios. E no verso final (em letra, porque ainda tem um quinto, só instrumental), ele diz que aceita tudo isso porque só a dor leva ao prazer... Letra densa? Check!  

(2) Meio masoquista, não? Gosta de sofrer, o rapaz... Interessante que parece que a concepção da canção iniciou uma gestação, porque ele encontraria seu par ideal 9 meses depois, justamente em um 9 do 9, numa galeria de arte, mas decerto Yoko não o tratou tão mal assim, como preconizava a letra... ou tratou? John disse que a canção Woman, de 1980, lançada apenas alguns dias antes de morrer, era uma sequência adulta da adolescente Girl. Ah, não perderam a conta, né?  Quatro versos, sendo um instrumental, uma ponte e cinco refrões. Música rica? Check!

(3) Girl foi gravada na última de 15 sessões de gravação dedicadas a Rubber Soul e ao compacto que seria lançado num mesmo 3 de dezembro, três semanas depois daquela sessão, que durou 13 horas, de 6 da noite até 7 da manhã seguinte, onde também foram terminadas outras duas canções. A base, sem vocais, tinha John num violão com o capo lá em cima no braço, dando um som bem agudo, similar a um mandolim, e Paul no baixo, e Ringo só na escovinha sobre a caixa da bateria (brushes on snare drum). Nos overdubs, George entra não com um, mas dois (!) violões que podem ser ouvidos em destaque, um deles no terceiro verso, e os dois juntos no último verso, instrumental e, ali também, um marcante prato de Ringo, batido num tempo, e abafado com a mão no tempo seguinte, contribuindo para o climão pesado, verdadeiro clímax de uma letra densa e um vocal dramático. Instrumentação arrojada? Check!


(4) O fantástico vocal de John foi considerado seu melhor desempenho até então, na carreira, não somente pela voz, chorosa, refletindo seu estado de espírito, mas por sensacionais e inesquecíveis inspirações perfeitamente audíveis,  em meio aos refrões,  ampliadas que foram pelos recursos do estúdio. Dizem ser relativas a fungações profundas da maconha. Para garantir qualidade e respiração suficientes, aqueles movimentos nasais vieram também em overdubs. Naqueles Ah Girl, e Girl-Girl dos refrões, cinco vezes na canção, entram Paul e George harmonizando em perfeição. Na ponte ("She's the kind of girl who puts you down when friends are there…"), seus companheiros aparecem, não com tradicionais apoios vocais, como os Uuuus de Michele ou os U-lalalalas de You Won’t See Me, mas com sensacionais e também inesquecíveis tit tit tit tit. Ouça bem, e chore nesse momento altamente emblemático. Vocais inovadores? Check!

(5) No Brasil, as canções dos Beatles chegavam antes deles, cantadas por brasileiro, em versões em português, na maior parte com letras absolutamente distintas das originais. Fora assim com I Should Have Known Better (Menina Linda), e You Won’t See Me (Até o Fim), mas em outras até que guardavam alguma relação (pouca) com a original, como All My Loving (Feche os Olhos), essas três de Renato (Blue Caps) Barros, e outras, mas em destaque aqui, Girl (Meu Bem) que falava em história, em sofrer sem reclamar, em prazer, só que era sobre uma garota que se foi, composta e interpretada por Ronnie Von, o Príncipe, que fez muuuito sucesso, com aquela franja lisa caída sobre a metade do rosto. Fia questão de mostrar a foto como o víamos na época, pela TV, em preto e branco! Versão inesquecível!! Check!

Girl nunca foi tocada ao vivo, decisão certamente motivada pela complexidade nos instrumentos e inspirações, nem recebeu o destaque de um single, mas a garota tem um lugar especial no meu coração!

 

 

 

9 comentários:

  1. Ótimo texto. John era o cara pra falar (cantar) de sofrimento

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Homero. Parabéns pelo trabalho primoroso!

    ResponderExcluir
  3. Nada a acrescentar sobre os brilhantes comentários e análises da “Girl”. É a canção dos Beatles que mais me agrada, embora outras sejam magistrais em quesitos como letra, arranjo, mensagem, etc. Já disse também que “Rubber Soul” é meu álbum preferido porque marca o turning point dos Beatles: deixam de ser uma banda que obedece as regras de compor para shows, excursões e mercado e passam a criar músicas de estúdio. Começam a usar e a criar tecnologias de gravação que inovaram e revolucionaram esse setor.
    Viram que havia mais prazer em ficar horas burilando uma canção, inventando vocais em overdub, guitarras, contrabaixos e baterias feitos e refeitos várias vezes, do que viajar de hotel em hotel e repetindo dez canções para milhares de garotas que urravam sem parar. Nunca ouviram o que tocavam nas excursões grandes, tocavam mal, sem retorno, apenas no instinto.
    Vai daí… Rubber Soul é um baú do tesouro, onde Girl é a pedra mais preciosa.
    Quando alguém poderia imaginar que o cara que escreveu “Ah, eu quero segurar sua mão!” começaria uma canção com “Tem alguém que queira ouvir a minha história…”? Deixa de ser genérico e assume o confessional, o que já começara a se perceber no disco “Help”.
    E assumir que “um homem deve curvar a espinha para ter direito aos dias de lazer” é um Lennon cansado de cumprir papéis. E agora se diverte colocando isso em letras e músicas. E fumando maconha! Lennon disse que aquele “Aaaahhhh”… era o som de puxar o baseado, que todos fumavam muito (e escondido de George Martin) durante a gravação desse disco. E dos próximos.
    Uma das safadezas dessa canção é o vocalzinho da ponte, o TIT TIT TIT TIT… É, claramente, “teta, teta, teta, teta”, mas quando George Martin pergunta o que disseram, respondem com inocência: DIT DIT DIT DIT….
    E para encerrar: o som de balada medieval, suave e envolvente. Os dois contracantos de George, no terceiro e do solinho final, são harmônicos com o canto (incrível) de John. No final, é uma mistura de alaúde medieval com viola caipira…
    Falei muito. “Girl” forever!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela análise e obrigado. Sinto que sou colocado dentro do tempo.

      Excluir
  4. Girl é inesquecível !! Old and good times !!! Seu trabalho é sensacional ! Grande abraço e feliz 2021

    ResponderExcluir
  5. Is there anybody going to listen to my story
    All about the girl who came to stay?
    She's the kind of girl
    You want so much, it makes you sorry
    Still you don't regret a single day
    Ah, girl, girl
    When I think of all the times
    I tried so hard to leave her
    She will turn to me and start to cry
    And she promises the earth to me
    And I believe her
    After all this time I don't know why
    Ah, girl, girl
    She's the kind of girl who puts you down
    When friends are there
    You feel a fool
    When you say she's looking good
    She acts as if it's understood
    She's cool, ooh, ooh, ooh
    Girl, girl, girl
    Was she told when she was young
    That pain would lead to pleasure?
    Did she understand it when they said
    That a man must break his back
    To earn his day of leisure?
    Will she still believe it when he's dead?
    Ah, girl, girl, girl
    Ah, girl, girl

    ResponderExcluir
  6. Homero, muito obrigado. Porque não pública. É uma procura laboriosa, selectiva mas abundante. Muito prazer em ler e aprender.

    ResponderExcluir
  7. Gênios da música somando, completando-se!

    ResponderExcluir