-

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

The Word is LOVE

 Esta é a 6ª canção do Lado A do álbum Rubber Soul, 

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 5 canções com Discursos para o Mundo, dos Beatles, 

as demais 3 canções do mesmo Assunto e Classe, aqui, neste LINK

 

6. The Word  (World Speech Song by John Lennon) 

John conclama: "Diga a PALAVRA e você será livre! Diga a PALAVRA e seja como eu! Diga a PALAVRA que eu estou pensando! você ouviu? A PALAVRA  é AMOR!"    
Primeira incursão de John sobre a importância de se cultivar o amor entre as pessoas como a salvação para o planeta. Mais que ser a primeira de John, e dos Beatles, era a primeira vez naquela década Ele teve a ideia inicial, depois Paul ajudou em algumas frases e rimas. John, Paul e George cantam em perfeita harmonia tripla o verso (*) "Say the Word...", que depois varia para "Spread the Word...", (ah, mas é só um verbo, sim, é, mas com significado exponencialmente aumentado!). Mas deixa estar, que eles variam ainda mais o verso, coisa rara na música ("Give the word a chance to say, That the word is just the way...").  John canta, só ele, as pontes (*), que são três, também com letras distintas, um espanto, a primeira mostrando sua evolução íntima até a descoberta ("...the Word is good!"), a segunda da consolidação ("Everywhere I go I hear it said!", e na final, prometendo a disseminação ("I'm here to show everybody the light")... o que ele continuou dois anos depois para a conclusão de que o amor é tudo o que se precisa, ou a histórica declaração "All you need is love" e confirmando para sempre seu nome na história com o hino Imagine, mais quatro anos depois. Marcante!! John fundamental!! Ah, sim esqueci-me de comentar: é uma profusão de rimas ricas, "word" com "heard", "of" com "love", "good" com "understood" e por aí, vai, chega, é muita qualidade"!
(*) na primeira vez em que descrevi a letra desta canção, como parte do Capítulo 14, que fala sobre as 5 World Speech Songs, eu confundi tudo: chamei ‘verso’ de ‘refrão’ e ‘ponte’ de ‘verso’. Agora, mais sabido que estou, corrijo, humildemente. E não vou alterar o original, pra manter a dignidade do trabalho!
Perdeu a conta de quantos versos e pontes tem a canção? Então não pare, porque tem mais, que vamos perceber agora, quando adentraremos à parte musical! Aqui mais uma vez, Paul deixa sua linha de baixo para ser incluída posteriormente, em overdubs, pois na base rítmica, aquela ainda sem vocais, ele toca piano. E ela conta com George na guitarra solo (que se ouve muito bem nas pontes), e tem John nos cortes de guitarra (que se ouvem bem nos versos), e Ringo na bateria (que se ouve bem na canção toda, com viradas, tantas, que ele até se cansa e esquece de fazer em todos os momentos).
Além do baixo de Paul, importante maracas de Ringo são acrescidas depois, e, marcante na sonoridade, um harmonium, na verdade um teclado com som de acordeão, 
Hammond organ
numa quarta ponte (não perca a conta!), que vem sem letra, apenas instrumental, tocado por George Martin (praticamente uma nota só), que é repetido numa quinta ponte, parcial, num final em fade out. O bom dessas pontes sem vozes é que se percebe melhor a guitarra solo de George! Nos vocais, temos as já tradicionais e perfeitas harmonias triplas, de John/Paul/George, em todos os versos, sendo que a partir do quarto verso, Paul acrescenta um falsetto incrível! Mas como assim, 'a partir do quarto', quer dizer que tem mais? Sim, tem um quinto verso, que embora não se possa dizer que é letra 'nova' pois se repetem as palavras de outros versos, inova na estrutura, repetindo "Say the Word, Love", cinco vezes, sendo a última com sílabas estendidas. Acabou a conta: 5 versos, 5 pontes! É demais!  
A cada obra-prima que surge, conformo-me menos com eles terem parado de fazer shows ao vivo. The Word, e tantas outras, nunca viram a luz do sol, em qualquer apresentação ao vivo... Rubber Soul é uma coletânea delas, mas teve apenas duas subindo aos palcos. Felizmente, Paul fez uma merecida homenagem, cantando-a inteira em sua turnê de 2011, que deixo aqui, neste LINK, para vosso deleite! 
It' so fine, it's sunshine, it's the Word .... LOVE

5 comentários:

  1. A batida no refrão "It' so fine, it's sunshine, it's the Word" .... é um show!

    ResponderExcluir
  2. A batida no refrão "It' so fine, it's sunshine, it's the Word" .... é um show!

    ResponderExcluir
  3. A análise dessa .canção, como você percebeu, exige - no mínimo - dois ângulos:
    1- a letra, basicamente de Lennon. O poeta deixa de olhar apenas para o amor como relação pessoal, mas profetiza o Amor como salvação planetária. Prenuncia, você ressaltou bem, All you need is live e Across the Universe. Está no fundamentos do Imgine, uma vez que "move o céu e as estrelas" (Dante).
    "I'm he as you are me and we are all togheter.
    John disse depois: era nosso tempo de maconha e sentimentos de amor.
    2 - a melodia e gravação. Pouca coisa a acrescentar ao post. Tudo na medida certa. O que ultrapassa os padrões é genial: a nota final do harmônio, os vocais - Paul! - em overdub...
    Em 1964 ouve a Invasão Inglesa nos EUA. O álbum Rubber Soul mostra o inverso: os Beatles absorvem a Soul Music, assim como os vocais dos Beach Boys. Os Beatles tiveram como escola os discos de rock e rythm and blues americanos. Agora trata-se da universalização na música pop.
    O que sempre me chamou a atenção: os verses são no padrão clássico das "old twelve bar blues", com criatividade nos finais dos compassos. Mas as pontes fogem ao simples que se anuncia.
    O baixo segura firme a pegada, o novo Rickenbaker...

    ResponderExcluir