-

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Mean Mr. Mustard e One After 909 - by Osmar e William

Meu grande amigo Osmar Machado, petroleiro aposentado, e roqueiro da melhor espécie, anos de estrada com a banda Diário do Rock, convidou-me introduzir um vídeo que ele e o filho William produziram, com um medley de duas canções dos Beatles!

Confiram o ótimo trabalho de Osmar em seu canal!

Aqui, neste LINK!

Vejam o que eu escrevi!

___________________________________


Mas que medley genial foi esse, Osmar e William?

Mean Mr. Mustard e One After 909!

Bem, vamos às coisas comuns entre elas.

São duas canções de John! Sim, sim, são duas pérolas Lennon / McCartney, mas vocês sabem, que sempre eram muito mais de um que de outro, e essas duas são basicamente Lennon!

Segundo, são canções que foram gravadas e lançadas em anos diferentes dos que foram compostas ou idealizadas. A primeira foi feita em 1968, e gravada/lançada em 1969, e segunda,  composta em 1957 (!), gravada em 1968 e lançada em 1970!

Finamente, são duas Story Songs, a primeira na Classe Funny, a segunda, na Classe Self, segundo  minha muito particular classificação das canções dos Beatles.

Sim, são duas Rock Songs, mas a segunda muito mais raiz que a segunda, aliás, correspondente à época de sua criação!

E, claro, nesta performance, o ponto em comum é a qualidade de pai e filho nos vocais e nos instrumentos!

Bem, vamos à descrição de cada uma!

Primeiro, os capítulos em que cada uma está inserida segundo seus Assuntos e Classes, e em seguida,  a transcrição dos textos sobre elas.


Mean Mr. Mustard 

https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/09/as-7-funny-story-songs-dos-beatles.html

 

John conta 'Que velho malvado! Sua irmã Pam trabalha numa loja, nunca para, sempre vai junto, leva-o pra dar uma olhada na Rainha, um lugar que ele sempre foi, sempre grita algo obsceno, que velho sujo!'

 Segunda presença de John no espetacular medley do Lado B de Abbey Road, a canção foi feita na Índia e tentada para o Álbum Branco, mas foi deixada de lado, que bom, porque faz uma ótima combinação com Polythene Pam que a segue!!  E por causa dela, a irmã de Mr. Mustard mudou de nome, de Shirley para Pam. Mas não mudou a persona do mendigo que esconde dinheiro, vive no parque, se barbeia no escuro. Só que, como ele tem uma irmã que vem passear com ele, eu não a classifiquei como uma Alone Song. Preferi deixar como Funny Song, porque é um personagem risível, mas muito também por causa do clima da música, muito ajudado por um sensacional fuzzy bass de Paul que acompanha a canção toda, parece uma tuba, e tuba is very funny! John está ao piano e o harmony vocal de Paul é perfeito, como sempre. Ah, como eu ouvia essa canção, seguido, movendo a agulha de volta toda hora, e depois fazendo loops na fita cassete!



One After 909

https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/09/as-8-cancoes-self-story-dos-beatles.html

 John conta: 'Peguei minha mochila, corri pra estação, o cara me disse que eu peguei o número errado...’ 

Canção feita por John em 1957, tentada para lançamento em 1963, como Lado B de From Me To You, mas só materializada no Projeto Get Back, seis anos depois. O título quer dizer '910' (um depois do 909), que seria o trem que ele deveria pegar. Ou o trem depois do trem das 9:09 horas, ou seja, por volta das 9:15. Rock raiz da melhor espécie, que felizmente sobreviveu, ganhando o auxílio luxuoso de Billy Preston no teclado, e ainda teve a honra de ser tocada ao vivo na última aparição dos Beatles ao vivo, no antológico Rooftop Concert, em 30 de janeiro de 1969 (LINK), que foi o último momento do projeto. John disse que na verdade foi uma brincadeira com o Número 9, que era especial, porque nasceu num dia 9, morava no número 9 de uma rua, tanto que fez aquela doideira do Revolution 9,  enfim... mas infelizmente não viu a luz do sol do dia 9 de dezembro de 1980...


Nenhum comentário:

Postar um comentário