-

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

40 Anos sem Lennon - O Inferno das Drogas

   Este é um Capítulo sobre a Vida de John Lennon

O Inferno das Drogas
    Após três anos de fama mundial, os Beatles, influenciados pelo ambiente em que viviam, se tornaram vítimas naturais das viagens prometidas pelas drogas alucinógenas, ajudados até mesmo pela ingenuidade de sua juventude, que não estava muito bem informada sobre a magnitude de seu efeito nocivo. Começaram pela maconha, à qual  foram apresentados por Bob Dylan em 1964, e no ano seguinte chegaram ao LSD, o ácido lisérgico. Rubber Soul (1965) é considerado como o Pot Album (pot é uma gíria para maconha em inglês), e Revolver, como o Acid Album.
    John era sempre o pioneiro nos experimentos e não há dúvidas que algumas de suas melhores músicas foram produzidas nessa época, durante 'viagens' alucinantes, apesar de ele sempre negar. Uma das negativas mais famosas foi quanto à famosa Lucy in the Sky with the Diamonds, acusada de ser uma ode às drogas, por causa das iniciais L, S e D. John negava, veementemente, a influência, alegando que a inspiração viera de um desenho de Julian, seu primeiro filho, então com quatro anos, que mostrava sua amiga Lucy voando em meio a diamantes. Muito difícil acreditar nele, entretanto, após observar a letra da música, povoada por citações como  ....cellophane flowers of yellow and green... , ...newspaper taxis appear on the shore... , ...with your head in the clouds..., ...the girl in caleidoscope eyes... e tantas outras!
Desenho de Julian
    John foi mais fundo e chegou à beira do abismo! Uma vez, em meados de 1966, durate as gravações de Tomorrow Never Knows (mais uma canção certamente inspirada), chegou efetivamente perto! Paul McCartney e George Martin estranharam a ausência prolongada de John em uma sessão de gravações nos estúdios da EMI em Abbey Road, traçaram seu caminho e encontraram-no no telhado do edifício, pronto para realizar de verdade o sonho de voar que sua mente, então afetada, lhe sugeria, em imagens alucinantes.
    Ele somente se livrou das drogas muito tempo depois, quando se reconciliou com Yoko Ono, em 1975, após 18 meses de separação, ele na Califórnia, ela em New York, período que ficou conhecido como 'Lost Weekend'.

Um comentário:

  1. Acho q as primeiras drogas q eles usaram foram as famosas "balinhas" em Hamburgo... e a bebida alcoólica óbvio..depois sim veio o resto das "porcarias"

    ResponderExcluir