Esta é a 35ª edição de OUÇA e LEIA,
onde você ouve uma historinha minha
e lê o que está ouvindo!
Olá, viajantes do Submarino Angolano
Aqui é Homero Ventura direto do Brasil!
Mais George
Romântico
Início de For You Blue
George se declara 'Porque
você é bonita e adorável, garota, eu te amo, é verdade, Eu te amo mais do que
amei a qualquer outra garota'
Pense num canção
gostosinha de se ouvir, um belo romance. Esta é For You Blue, a segunda e
última canção de George a constar oficialmente do Projeto Get Back. O 'You' do
título e letra, decerto refere-se a Pattie, agora Harrison, antes conhecida
pelo sobrenome de batismo Boyd.
For You Blue
George trouxe outras
canções ao projeto, além de I Me Mine.
For You Blue é o
que se chama, em inglês, um 12-Bar-Blue, ou um Blues de 12 compassos, e é uma
boa canção pra se aprender a contar os tempos. Cada um dos 6 versos (e não mais
há nada além de versos, sem pontes ou refrões), sendo 4 dos versos cantados e
dois instrumentais, tem 12 compassos. Tentem acompanhar, comece ali na 2ª
sílaba contando 1-2-3-4, 1-2-3-4, com cada número representando um tempo, uma
batida, e logo você vai se encaixar na canção e se encantar com o mundo dos
tempos e compassos, é bem básico e simples, mas delicioso. Você notará que vai
contar 12 vezes 1-2-3-4, e aí termina um verso e começa outro, com letra
diferente ou com a guitarra deslizando seu solo.
Because you're sweet and lovely girl I love you,
1 2 3 4
Because you're sweet and lovely girl
It's true,
1 2 3 4
I love you more than every girl I
do.
1 2 3 4
Então, este 1º
verso é a declaração de amor. No Verso 2, ele conta a frequência com que ele
quer tê-la a seu lado, ao menos toda manhã, ou sempre que ele se sente triste,
na verdade, a todo momento ele a quer. É muito amor!
I want you in the morning girl I love
you,
I want you at the moment I feel blue,
I'm living ev'ry moment girl for you.
Aqui é um bom momento
para ressaltar um ponto, pra quem não é familiarizado com o inglês. Você viu
que eu disse 'triste' mas você não vê em inglês a palavra 'sad' ou 'unhappy',
você vê 'blue'! É que a cor azul é considerada 'triste', e daí aquele ritmo criado
pelos negros americanos, quase sempre em lamentos, ficou conhecido como
'Blues'.
No Verso 3, que
vem depois de dois versos instrumentais, George conta como foi amor à primeira
vista, ela só precisou olhar pra ele. Aliás, combina com as primeiras palavras
que ele dirigiu a Miss Boyd, quando a conheceu durante as filmagens de A Hard
Day's Night: "Quer casar comigo? Bem, se não quiser
casar comigo, quer sair pra jantar?"
I've loved you from the moment that I
saw you,
You looked at me that's all you had to
do,
I feel it now I hope you feel it
too.
Depois, repete-se
o 1º verso e tudo acaba bem! Note que são 3 versos, com 9 linhas, todas
terminadas com o mesmo fonema 'u', ou 'duplo ó', em inglês, 'you-true-do-blue-too'.
Fosse em português, só seriam rimas ricas. Era George, adotando a regra Beatle
de Composição, compondo versos com letras diferentes e rimas
interessantes. George trouxe a canção no
dia 6 de janeiro aos estúdios Twickenham, mas trabalhou sozinho nela ao violão
até o dia seguinte. No dia 9, finalmente Paul entrou ao piano e John na
guitarra, pela manhã, mas no final do dia tentaram a configuração padrão dos
Beatles. Tudo entrou em recesso quando George deixou a banda no dia 10, e
somente no dia 21, a canção voltou, mas rapidinho, agora como a única nova
canção de George, com ele desistindo das outras 4 que trouxera. O dia 25 foi o
real 1º dia ‘a vera’ de For You Blue, George conduziu seus amigos a 16 ensaios
da canção até começarem a gravar em fita e a contar os takes, com ele ao
violão, Paul de volta ao piano, Ringo só na base da escovinha na caixa e John
todo animado com seu novo brinquedo, uma guitarra de colo havaiana (Lap
Steel Guitar) que acabara de adquirir. Paul estava tão especial ao piano
que logo o Take 1 foi escolhido para ser lançado no Anthology 3, onde ele que abre a canção, num piano blues
sensacional, ao invés do ótimo riff de violão que acabaria por prevalecer.
For You Blue Anthology 3
Logo no take
seguinte, entretanto, George apresentou sua proposta de introdução com o violão
e, para compensar a perda do piano de Paul, propôs que se colocasse um segundo
verso instrumental lá no meio só para Paul mostrar suas habilidades nas teclas.
O Take 6, já com Ringo abandonando as escovas e ficando com as baquetas, foi
utilizado no filme Let It Be.
For
You Blue Take 6, do Let It Be
As versões estavam
praticamente todas ótimas, mas eles seguiram aprimorando, estavam todos
felizes, o Take 7 foi o preferido de George, e parte do Take 9 também foi usada
no filme, para ilustrar a chegada dos Beatles ao prédio da Apple. O Take 12
ficou melhor em algumas partes que o take escolhido por George, mas ele bateu
pé!
Findo o Projeto
Get Back, a canção ficou na prateleira até retornar nas duas tentativas de
montagem do álbum. Em 8 de janeiro de 1970, George achou melhor regravar seu
vocal, e é nessa sessão que ele inclui as falas, durante os solos
instrumentais, uma delas como incentivo a John
('Go, Johnny go!')
e outra, já no solo de piano, lembrando Elmore James, grande guitarrista do
Blues americano. Uma última modificação foi introduzida por Phil Spector, a
pedido de John, recuperando uma fala dele ainda nas primeiras sessões de 1969,
antes da saída de George, em que ele fala sobre agentes do FBI usarem maconha,
e ela abre a canção. Good old John...
Falando em John,
não há dúvida que ele é o músico de maior destaque em For You Blue. Sua
'guitarra deslizante de colo' é a primeira lembrança que vem à mente quando se
lembra da canção.
Guitarra havaiana de John
Ela entra logo
após a sensacional introdução de George ao violão (que tem cinco compassos... e
meio), ouve-se o dedal de metal deslizando pelas cordas deitadas em seu colo na
busca pela nota adequada de cada acorde, até quase o final do verso, quando ele
toca as quatro notas de baixo introdutórias para o verso seguinte. Ao longo do
verso, ouve-se a caixa e o prato de Ringo, as notas abafadas do piano de Paul,
o violão de George marcando no ritmo certo. O Verso 2 vem igual, apenas com a
charmosa parada de Ringo nos dois últimos compassos, dando o destaque aos
baixos de John, que segue brilhando no verso instrumental comandado por ele, e
'ouvindo' as falas de George (que na verdade vieram depois, como falei).
Mais Lap Steel Guitar de John
E veio o segundo
verso instrumental, desta vez com destaque para o solo sutil de piano a la
Honky Tonk de Paul, que também 'ouve' uma fala de George, ouça o pianista
desferindo um firme stacatto para introduzir o 3º verso cantado
Solo de Paul no piano
e, a seguir, o
último verso repete a letra do primeiro, onde Paul faz mais dois stacattos no
piano, o último deles preparando a conclusão tradicional do Blues. Uma palavra?
Delicioso!
Mais piano de Paul.
A canção teve a
honra de estar no último single dos Beatles, um Lado B para The Long and
Winding Road, que fez grande sucesso nos Estados Unidos, ocupando o topo das
paradas, aliás, foi a 20ª vez que isso aconteceu, um recorde! Interessante que
os conterrâneos dos Beatles que quiseram ter a posse dessa preciosidade tiveram
que importá-la, porque o compositor da faixa do Lado A não permitiu seu
lançamento no Reino Unido: havia detestado a versão orquestral de sua
canção.
Claro que For You
Blue nunca foi tocada ao vivo pelos Beatles, e George a tocou uma vez em 1974,
numa excursão pelos EUA.
Felizmente, mas
pelo pior motivo, ela foi tocada por dois Beatles no Concert for George, que
ocorreu no Albert Hall em 2002, em sua homenagem.
Concert for George. Ringo Star apresenta
e Paul McCartney canta.
No próximo capítulo, a fase indiana do Compositor George
Até lá!
Demais edições do OUÇA e LEIA
- Neste LINK - A Origem dos Beatles
- Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
- Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - O Projeto Medley
- Neste LINK - O 6º Compacto.
- Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko
- Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun
- Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps
- Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)
- Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo
- Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
- Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica
- Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909
- Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária
- Neste LINK - A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
- Neste LINK - Os Números nas Canções dos Beatles
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- Neste LINK - Análise de Eight Days A Week
- Neste LINK - Análise Temática de Being For The Benefit of Mr. Kite
- Neste LINK - Análise Temática de Honey Pie
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- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Romântico Parte 1
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