quarta-feira, 8 de outubro de 2025

OUÇA e LEIA - You've Got To Hide Your Love Away - HELP na veia!!!


 You´ve Got to Hide Your Love Away  (Sadness Miss Song by John Lennon


Clique no Play Verdinho pra me ouvir


 Olá, amigos do Submarino Angolano!!!

Aqui é Homero Ventura, directo do Brasil

Chegamos ao 3º dia da temporada de gravações para o álbum Help!

É 17 de fevereiro de 1965.

Imagine que você é um Beatle!

Você e seus três amigos supertalentosos estão numa pequena maratona de 6 dias de sessões de gravação para preencher quase um lado inteiro de um LP e aproveitar as canções gravadas como trilha sonora de um filme.

Você já gravaram 4 canções daquela esplendoroso Lado A

Não quer saber mais dimim,

Início de Ticket To Ride

Um Outro Amor,

Início de Another Girl

Te Quero,

Início de I Need You

No Anoitecer

Início de The Night Before

E também uma que foi para o Lado B. Ocê gosta muidimim, sô!!

Início de You Like Me Too Much

 Hahaha, coloquei os nomes da versões que fiz!!!

E outra que que foi para o Lado B do single que tinha Ticket To Ride,

Início de Yes It Is

 

Já estamos no 4º dia, 18 de fevereiro de 1965

E a primeira canção a ser enfrentada é uma espetacular obra de John Lennon

You’ve Got To Hide Your Love Away

John lamenta: 'Aqui estou com a cabeça entre as mãos, viro meu rosto para a parede. Se ela partir não posso continuar, sentindo-me tão pequeno. Em todos os lugares as pessoas me fitam, a cada dia, todos os dias. Posso vê-los rindo de mim e ouvi-los dizer: Você deve esconder o seu amor!"

John está deprimido pela perda da garota, e lá pelo meio, o lamento chega à ofensa: 

How could she say to me: Love will find a way. 

Gather round all you clowns! Let me hear you say, 


aí vem aquele tocante violão em acordes descendentes, o refrão com o brado do nome da cançãoRegistro a segunda vez do uso do qualificativo 'palhaço', em canções do compositor. No ano anterior, uma auto denominação (I'm A Loser),

Although I laugh and I act like a clown

Beneath this mask, I am wearing a frown

 E agora um xingamento. 

Linda balada, em ritmo de valsa (3/4), declaradamente inspirada em Bob Dylan. Há quem interprete que John foi secundariamente inspirado na homossexualidade do empresário e amigo Brian Epstein, que tinha que 'esconder' seu amor de toda a sociedade, que considerava crime a pessoa ser gay (e assim o foi na Inglaterra e no País de Gales até 1967, na Escócia até 1980 e na Irlanda do Norte até 1982)! 

Letra curta, mensagem clara, e eu não me canso de admirar o cuidado de John (e que Paul também tinha e George e Ringo aprenderam) em produzir versos sem repetição de letra e preferencialmente com rimas ricas, aquelas em que se rimam classes gramaticais distintas. Sei que em inglês não se leva em conta esse fato, mas parece caso pensado. Note que já no primeiro conjunto verso-verso-refrão, há uma série de ocorrências notáveis

 Here I am .. turn my face to the wal

If she's gone I can't go on feeling too foot small

 A 1ª e 3ªe frases do verso apresentam rimas internas, ou seja, rimando o meio da frase com seu próprio fim, logo ali!!!

Here I AM, head in HANDS… já aí verbo com substantivo

If she´s GONE,  I can’t go ON… agora verbo com preposição

E a 2ª frase rima com a 4ª

Tur my face to the WALL rimando com Feeling too foot SMALL, portanto substantivo com advérbio

Tudo muito chique, tudo muito bem pensado.

E olha a conexão das frases 2 e 4 do Verso 2 com o refrão logo em seguida

Frase 2: Each and every DAY, substantivo
Frase 4: And I hear them SAY, verbo
Refrão: Hey you've got to hide your love AWAY, advérbio

E a regra se repete na metade final da letra!!!

Vou detalhar aqui apenas o 3º Verso

How can I even try... I can never win

Hearing them seeing them... in the state I’m in

O segundo conjunto verso-verso-refrão tem letra DIFERENTE, mas com o mesmo cuidado, rimando I com trywin com inway com sayround com clowns, tudo rima rica demais, sô dá uma escorregada, rimando she com me (dois pronomes), mas tem uma derrapada total, rimando them com them (a mesma palavra!).  Mas o efeito foi bom!!! Perdoado, né?!

 E John consegue de novo fazer aquele joguinho rimado, do verso com refrão…

agora usando Way

em vez de Day,

pra rimar com Say

e também com Away!!! 

Muita imaginação, eu sei….

 O vocal é 100% John, sem a tradicional harmonia de Paul, aliás, como pedia a intimidade da letra. 

E é John em sua plenitude, tirando do fundo d'alma seu grito primal.

Hey you've got to hide your love away

Hey you've got to hide your love away

Está registrado que o 'Hey' foi sugerido por um amigo de infância de John que testemunhava, maravilhado, a sessão de gravação, em apenas uma hora e meia da tarde de uma quinta-feira, 18 de fevereiro de 65.

Outra curiosidade é que a letra original dizia "Feeling too foot tall" mas John gravou errado "Feeling too foot small", mas gostou e deixou assim. 

  1. Na base, John faz a melodia com seu violão de 12 cordas,
  2. George acompanha também, num violão espanhol,
  3. Paul está em seu baixo, mas sem destaque,
  4. Ringo na bateria só com as escovas, acertando no clima intimista

É Ringo que toca um pandeiro e Paul acrescenta maracas!!

Pandeiro e Maracas

O take 1 foi abortado pelo próprio John,

Ringo achou que a culpa era dele, só que não,

John ajustou o Capo no braço de seu violão…

Até rimou, na declamação...

John "One two three One two three..... hold on, hold on  

Ringo “I was out” (fora do tempo). 

 John “I’m just gonna raise this so it’s nearer the bass strings than the top string.”

Em um certo momento, ouve-se o barulho de um copo de vidro quebrando no chão, 

O som do copo a quebrar

John brinca com Paul, o responsável pelo incidente, 

Paul’s broken a glass, broken a glass, Paul’s broken a glass, a glass, a glass he broke today,”

Mais 3 takes foram abortados em seguida ... enfim...

John: "Ok.. One... Are you ready, Macca? 

One two three One two three." 

Tudo isso está registrado no Projecto Anthology, de 1995, quando mostraram, para nosso gáudio, o Take 5, que não foi o definitivo, como podemos perceber, pela métrica vocal diferente… Note que não há os pandeiros, claro, que vieram a seguir, bem como a flauta final, por sobre os versos finais em que John não canta. Tudo entraria em campo em overdubs mais tarde no mesmo dia 18.

Segue o Take 5

Apesar de John ter cantado a melodia durante a base, seu vocal oficial foi colocado na fase de overdubs.

Finalizando a parte instrumental, dou enorme destaque à primeira aparição de um instrumento diferente do tradicional conjunto guitarra-baixo-bateria-percussão-piano, e também a primeira vez que um instrumentista é contratado para fazer um solo: uma magnífica flauta tenor, 

Flauta Tenor

aliás não, duas, pois o falutista usou tambám uma flauta baixo, gravando por cima da outra flaute dele mesmo a melodia que substitui a voz de John nos versos 5 e 6 que finalizam a canção, entoando uma melodia distinta do vocal dos outros versos, perfeita e magnificamente encaixada.

Outra flauta

hahaha

Entra cena do filme HELP! em português, o rito quando descobraem que o anel foi roubado!

Entra HELP, do filme

You´ve Got to Hide Your Love Away também foi parte da trilha de HELP!

Ela aparece ainda no começo do filme, antes de Ringo ser raptado, com os Beatles naquela casa maravilhosa, com quatro portas de entrada que dão acesso ao mesmo super ambiente, cheio de desníveis,

A cena tinha John no violão, Ringo no pandeiro, tinha uma moça sentada num sofá, sendo fulminada por  olhares de George e Paul, e com direito a um misterioso flautista em outro ambiente e com um suspeito emergindo da rua, de um bueiro. Infelizmente, ela nunca foi tocada ao vivo, considerada de pouco potencial comercial, imagina, uma pequena obra-prima. Vale a pena assistir à cena do filme, procurem!

Entra mais uma cena do filme HELP! agora em inglês!

Finalizo declarando ser esta canção a minha preferida do LP HELP!, muito repetida na agulha de minha vitrola, no alto de meus 7 para 8 anos nesta passagem, mesmo não entendendo sua letra muito bem ou um pouco dela, ajudado por meu irmão 13 anos mais velho.

Entra cena de abertura do filme HELP! brasileiro

Ao longo de meu 9º ano de vida, que se iniciaria em seguida ao lançamento do LP, que foi em dezembro de 1965 no Brasil, meus pais, sensibilizados pelo meu interesse nas letras das canções dos Beatles, matricularam-me na União Cultural Brasil Estados Unidos (eu era o mascote da turma seguramente o mais novo)

Entra trilha sonora do filme

Dali eu saí formado, no nível intermediário, quatro anos depois. Ainda incentivaram aulas particulares de reforço de inglês com um primo gênio meu 6 anos mais velho. Tais atitudes estratégicas de meus pais proporcionaram-me um conhecimento suficiente do idioma para ajudar-me no vestibular aos 17 anos, e mais decisivamente, no exame admissional aos 22, para o emprego e carreira que me acompanharia nos 35 anos seguintes. Não é pouco o que agradeço a meus pais por aquela decisão em minha tenra infância. Não foi pequena a importância dos Beatles em minha vida...

Mais uma vez tenho a lamentar que esta pequena obra-prima NUNCA foi tocada ao vivo, seja pelos Beatles, seja por John, muito menos por Paul ou George em suas carreiras solo… ela era MUITO John, mesmo, 100% John, enfim… mas Yesterday, daquele mesmo álbum,  era muito Paul, 100% Paul, e mesmo assim foi tocada ao vivo, enfim.

Venha lamentar com John Lennon a perda de sua garota.

A versão original mono de 1965

Mas, antes de ir embora…  Agora há pouco, uns dois anos atrás, quando celebrou-se os 50 anos dos álbuns Azul e Vermelho, aquelas espetaculares coletâneas temporais da carreira dos Beatles … que ouvi bastante em meus 15 anos, todas as suas canções sofreram aquele processo de demix-remix criado pela Inteligência Artifical de Peter Jackson, ou seja, pegavam aquele, vamos dizer, bolo e desmisturavam até chegarem aos ingredientes, davam uma trabalhada neles e remisturavam tudo até sair aquele mesmo bolo, mas mmuito melhorado…

Ouça agora e veja se ficou realmente um bolo mais gostoso!!!

A versão demixada-remixada de 2023

____________________________

E aqui, a versão que eu fiz, em português, da canção!!!

CLique no Play Verdinho acima, pra ouvir,

E leia a letra, como ficou, comparada com a original


You’ve Got To Hide Your Love Away … Tu Tens que Esconder O Teu Amor

By John Lennon … By Homerix

Here I stand head in hand …  Cá estou, triste estou

Turn my face to the wall … não posso aguentar
If she's gone I can't go on … ora pois ela se foi
Feeling two foot small … é grande meu pesa-a-ar
Everywhere people stare … é agora e toda hora
Each and every day …   cá, ali e acolá
I can see them laugh at me – essa gente é inclemente
And I hear them say …  sempre a me grita-a-ar
Hey you've got to hide your love away… tu tens que esconder o teu amor
Hey you've got to hide your love away… tu tens que esconder o teu amor

How can I even try? … Sem chorar, nem tentar
I can never win … não posso vencer
Hearing them, seeing them … ouço assim, sempre assim
In the state I'm in … vivo em fuzuê-ê-ê
How could she say to me … acabou, ela falou
"Love will find a way?"… encontre o seu caminho
Gather round all you clowns … vos rechaço seus palhaços
Let me hear you say … com seu burburi-i-nho
Hey you've got to hide your love away … tu tens que esconder o teu amor
Hey you've got to hide your love away … tu tens que esconder o teu amor

Um comentário:

  1. Gosto muito de suas letras.O fuzuê ficou sensacional. E o comentário sobre a música, nem tenho o que dizer.Como sempre, muito rico em detalhes, fazendo com que apreciamos a música ainda mais.
    Só fico é pensando no motivo dos palhaços gritarem que ele teve de esconder o seu amor.
    A propósito, a absurda lei inglesa mudou pouco em 67. Não seriam mais presos, desde que se comportassem. Foi escrito bem assim. Queriam dizer que, se assumessem, saissem do armário, poderiamseriam presos! Apenas não precisavam mais temer os grupos de chantagistas. E teve nova lei totalmente anti gay em 88. So em 2003 ela foi revogada.

    ResponderExcluir

Marcadores

Aglutinador (5) Aniversário (44) Arte (13) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (870) Blog News (101) By Homerix (4) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (59) Ciência (9) Cinema (313) Comida (3) Comportamento (263) comu (1) Comunicação (181) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (18) Educação (27) Energia (46) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (32) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (14) homenagem (94) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (54) Justiça (35) Livro (274) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (2) Mensagem (18) Música (208) Obama (20) Ouça e Leia (19) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (95) Política (104) Propaganda (6) Rádio (42) Reflexão (1) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (99) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (117)

OUÇA e LEIA - I Need You

I Need Yoy by George Herrison Clique no Play Verdinho pra ouvir View on Vocaroo >> O que está escrito a seguir!! ____________________...