Antes de começar o assunto propriamente dito,
devo confessar que é com muita honra que anuncio que este é o
900º Post do Blog do Homerix
com o Marcador Beatles
pra quem não lembra como fala,
é o NONINGENTÉSIMO Beatle Post
Clique no play verdinho acima e se quiser leia o que acontece ali abaixo
Para ver o 1º episódio, clique aqui!
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Para ver o 4º episódio, clique aqui!
Vamos ao 5º!
Primeiro, a chamada do Contramestre!!
Olá, Marujos do Submarino Angolano!!!!
Aqui é Homero Ventura, direto do Brasil
Neste glorioso 2025 tivemos a satisfação de ampliar com requinte a tripulação do Submarino Angolano!
Trouxemos da longínqua Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, a nossa Madrinha, Virgínia Abreu de Paula, a maior beatlemaníaca que eu conheço.... e veja que aí incluo todos, machos e fêmeas!!!
Suas idéias e memórias já conhecíamos e já nos encantavam, em texto
Agora, nós materializamos a sua maviosa voz!
Desde agosto, a cada último programa do mês, temos conosco A VOZ da MADRINHA, a comandar a secção
The Beatles In My Life. Já houve 4 episódios,
- No 1º, contou-nos como ela soube dos Beatles, numa revista, em março de 1964, paixão à primeira vista, em seus 15 anos
- Depois o que sentiu quando ela ouviu Beatles pela 1ª vez, no rádio e era I Want To Hold Your Hand, paixão à 1ª ouvida
- No 3º, quando ela viu o 1º Compacto que saiu no Brasil, e ouviu She Loves You
- e finalmente, como e quando ela ouviu e sentiu o 1º LP - Beatlemania
Hoje, ela fecha o ano com chave de ouro contando-nos suas impressões sobre o 2º LP que lançaram no Brasil, Beatles Again!!!
Vamos nos maravilhar com nossa Madrinha,
mais uma vez.
E um Feliz 2026 a todos vocês
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Caros ouvintes da LAC, aqui é Virginia de Montes Claros, no norte de Minas Gerais,Brasil.
Hoje é dia do 5º episódio da série sobre os Beatles na minha vida. The Beatles in my Life.
Entra Do You Want To Know a Secret
Estou ainda em 1964, no mês de setembro, chegando em casa de volta da escola.
Ainda no alpendre, ouço uma música da sala, que não ouvia há anos. Bom, foi o que pensei.
Entrei falando:
“Gente, fazia tempos não ouvia esta música. Que bom. É linda...Tchu ra Ru..".
Minha mãe contesta.
“Não pode ter ouvido antes...Acabaram de dizer que é lançamento novo dos Beatles!”
De novo? Quem me acompanha sabe que tive leve sensação de já conhecer I want to hold your hand
Entra I Wanna Hold Your Hand
E forte sensação de conhecer She loves you.
Entra She Loves You
Agora, foi a mais forte de todas. Este mistério aconteceu também ouvindo
P.S. I Love you,
All my Loving.
From Me To You, e
Please Please Me
Quanto a esta última, pode ser que eu tenha ouvido antes, sim. Muitos anos depois, soube que o compacto simples, que eu pensava ser o primeiro, e até falei aqui ser o primeiro, na verdade era o segundo. Please Please Me tinha sido lançado antes no Brasil, ainda em 1963. Mais uma prova que os Beatles sempre foram mais que música. Lançamento sem a devida divulgação, sem mostrar suas carinhas risonhas emolduradas por franjas, não emplacou não. Pode ser que eu tenha escutado, e me esquecido, tenha ficado no subconsciente.
Entra Do You Want To Know a Secret
E quanto às outras? Não foram lançadas antes. De onde as conhecia? E eu sei lá?
Naquela manhã ouvindo e reconhecendo Do You Want to Know a Secret, e sendo informada desse novo lançamento, vi que passava de hora ter um LP deles. Tinha devolvido o Beatlemania, pois era emprestado. Eu tinha o LP O Mundo Em Suas Mãos, com She Loves You e Twist and Shout. Era pouco.
Entra Twist and Shout
Semana seguinte pego meu “The Beatles Again” na Cearence.
Percebo que a capa não tem a mesma alta qualidade do primeiro. Aquela foto deles com metade dos rostos na sombra é perfeita. No Beatles Again são fotos comuns. Claro que eu nem imaginava que era obra da Odeon no Brasil e que, seguindo o exemplo da Capitol, nos Estados Unidos, fazia o que bem queria com os discos Beatles. Nem as músicas eram as mesmas dos ingleses originais.
Porém, se a capa não tinha nada de artístico, o conteúdo sim. Uma coletânea de músicas tão adoráveis quanto as do Beatlemania. Já começa super bem, com Please Please Me, causando um tipo de dejavu. u tinha o LP O Mundo Em Suas Mãos, com She Loves You e Twist and Shout. Era pouco.
Entra Please Please Me
O que acontece de novo, pouco depois ouvindo “From me to you”. u tinha o LP O Mundo Em Suas Mãos, com She Loves You e Twist and Shout. Era pouco.
Entra From Me To You
Nossa, com amor, deles para nós! Eu abro o coração e recebo esse amor.
E Boys? Hei hey Boys... Quem estaria cantando?
Entra Boys
Adoro o som da voz. É Ringo, mas ainda não sabia. Não reconhecia as vozes de nenhum deles.
Segue Boys
Boys não é de autoria deles. Nem Twist and Shout, que parece até ser um exercício para despertar a kundalini. Começa na nota baixa e vai subindo até supitar pelo topo da cabeça com os gritos mais deliciosos do mundo.
Entram vocais isolados de Twist And Shout
Uma das minhas preferidas também não é deles. É de outro do meu coração: Burt Bacharach, em parceria com Luther Dixon e Mack David.
Entra Baby It's You
Aquele ooouuu...doesn’t matter what they say... Fico ouvindo e suspirando.
Tem também I’ll get you, ótima.
Entra I'll Get You
E eles pedindo para serem amados. Love, Love me do!
Entra love Me Do
Pois é, gosto de imaginar que estão cantando para nós, seus fãs. Claro que sim, lindos. Impossível não amá-los.
O disco termina como o anterior. Na mais pura alegria. E reconhecendo que mesmo nadando na riqueza, não se compra amor com dinheiro, no no no no...
Entra Can't Buy Me Love
E assim, nos ensina a dizer sempre as duas palavras mais importantes para nosso crescimento.
Yeah, e No. Bom tem a terceria... Love!
Entra Hold Me Tight
À esta altura, eu já tinha inventado um novo jeito de ouvi-los. Inventei ainda em Julho, ouvindo o primeiro disco. E como era? Procurando captar os sons dos instrumentos separados. Na primeira vez, atenta apenas ao som da bateria!
Entram bateria de Hold Me Tight
Na segunda vez, aos sons das guitarras. As duas.
Entram as duas guitarras de Hold Me Tight
Terceira vez, imersa no som que supunha ser da tal guitarra baixo,
Entram o baixo de Hold Me Tight
U aquela coisinha linda, fofinha, que vivia nos braços de Paul. Dum dum dum... Juro que nunca tinha me dado conta que existia esse som nas músicas que ouvia antes. Conhecia o contrabaixo. Aquele grandão. “Esse é diferente/’, eu pensava. “Parece conversar com a gente!”, Cria novas melodias, completando a original.
O que o baixo conversava comigo? Declarações de amor! E eu: Thank you, I love you too.
Na música Hold me Tight, eke pede para eu abraçá-lo! Claro que dou o abraço na imaginação.
Entre vocal isolado Hold Me Tight
Por isso, para mim, Paul inventou a guitarra baixo. Inventou um novo jeito de tocá-lo. Só depois dele, outros 'baixistas' passaram a ser reconhecidos. Ele é o Rei. Montes Claros contribuiu com Yuri Popoff. O danado até tocou em disco vencedor do Grammy. Se não o conhecem, procurem conhecê-lo. Por isso, para mim, Paul inventou a guitarra baixo. Ele é o Rei.
Tinha ainda a vez só para ouvir outros sons que pudessem aparecer, como o piano.
Entre piano de Baby It's You
Qual deles estaria tocando? Hoje, sabemos que, embora saibam pianar, muitas vezes era o instrumento de George Martin. E, finalmente, hora de ouvir todos juntos com a música soando ainda mais rica que antes. Aquela guitarra apressadinha supergostosa de All My Loving, tocada por John, cresceu que só vendo.
Entra a guitarra apressadinha de John em All My Loving
Hoje, continuo ouvindo novos sons nas suas músicas, graças ao nosso Contramestre, especialista em nos apresentar tudo que aparece em cada música. E dando os nomes dos instrumentos, e quem está tocando o què. Graças a ele, fiquei sabendo de um certo Cowbell que era tocado também por Mal Evans.
Entre som de Cowbell
Vou saindo com meus agradecimentos a Homero, pelas aulas enriquecedoras e ao Comandante, pelas edições primorosas. Que dupla danada de boa!
Feliz Natal e Feliz Ano Novo, porque Christmas Time is Here again. Até para o Ano!
Entre Christmas Time Is Here Again by The Beatles
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