-

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

If I Needed Someone - a primeira paquera de George

Esta canção é a penúltima do álbum Rubber Soul, 

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções sobre Paquera, dos Beatles, 

as demais 18 canções do mesmo Assunto e Classe, aqui, neste LINK


13. If I Needed Someone   Flirt Girl Song by George Harrison)

George se declara: 'Se eu precisasse de alguém. Se você tivesse vindo em algum outro dia, então talvez não tivesse sido desse jeito, mas agora você pode ver que estou muito apaixonado"  
Primeira de três canções de paquera compostas por George durante a carreira beatle! E é a última Call Song da carreira dos Beatles como um todo. Acho que valeria um capítulo específico, não? Teria a análise das canções From Me To You, All I've got to do, Any Time At All, I Call Your Name, No Reply, You Won't See Me, esta, e talvez Across The Universe, que fala de uma chamada, mas não se refere a garotas, é uma chamada, como direi, do Universo! Bem, chega de digressão! 
Sim, é uma paquera, mas veja que George não está lá assim muito interessado em alguém específico, “Carve your number on my wall and maybe you will get a call from me, if I needed someone” ou seja, se ele precisar de alguém e ele tiver o telefone dela GRAVADO NA PAREDE DELE (olha que fificuldade!), ele poderá chamar. Ou ainda em “If I had some more time to spend, than I guess I'd be with you my friend, if I needed someone”, ou seja, se ele não tiver nada o que fazer, pode ser que ele esteja com ela. Essa postura, muito devida ao intenso assédio que os quatro sofriam, mesmo comprometidos com namoradas ou esposas, a oferta era grande. Nas pontes, ele até fala que a garota chegou em má hora, porque ele está apaixonado, mas quem sabe, depois ela tenha uma chance! Ou seja, em permanente estado de paquera, mantendo uma fila...
Se me permitem um pequeno desvio, nomeio o verbo ali do primeiro trech mencionado como merecedor de entrar na lista das 'Uncommon Words by The Beales'! 'Carve' é digna de unir-se a 'Nasty', 'Sooth', 'Trivialities' de outras tiradas da cartola pelos sensacionais letristas. E estou me restrigindo à fase mais rock. Depois viriam 'semolina, 'sindicate', 'crabalocker' e outras 'ácidas'. Pronto... de volta!
A canção foi a primeira de George gravada para Rubber Soul, mas acabou no Lado B. Foi Think For Yourself que teve a distinção do Lado A. Ela necessitou duas sessões de gravação, a primeira para a base, com George na guitarra solo, John na base, Paul no baixo, Ringo na bateria, ou seja, bem padrão, com a notável posição do CAPO lá em cima, no 7° traste da guitarra do compositor. No segundo dia, George acrescentou algumas notas de sua guitarra, Ringo acrescentou um pandeiro importante, primeiro calmamente, nos versos, depois acelerado nas pontes (“Had you come some other day, then it might not have been like this, but you see now I'm too much in love”). Note a ausência de rimas e uma interessante disritmia: a última palavra cantada da primeira frase ("then") é na verdad a primeira da frase seguinte. Sabe como se chama isso? Eu também não, apenas achei interessante! E voltando aos overdubs, finalmente, claro, entram os já tradicionalmente estupendos vocais dos Beatles. O lead de George é quase todo levemente sincopado, ou seja, sílabas cantadas fora da batida principal, coisa rara. Nos versos, George canta sozinho apenas na primeira vez em que o título é cantado, e depois, a cavalaria de John e Paul chega e não larga mais, ao longo de todos os versos, Paul na harmonia aguda, John na grave. Inclusive no verso instrumental, quando os três atacam nos aaaaa’s, quatro vezes. Note que If I Needed Someone apresenta uma incomum ocorrência de três versos seguidos, sendo dois letrados sanduichando um instrumental provocando uma estrutura perfeitamente simétrica - vvpVVVpvv. Nas pontes, é George sozinho de novo, com vocal dobrado, e com a companhia fundamental do pandeiro desembestado de Ringo!!
Eu comecei este texto ressaltando ser a canção a PRIMEIRA disso, ou a ÚLTIMA daquilo, e agora eu acrescento outro posicionamento: If I Needed Someone é a ÚNICA composta por George que foi tocada ao vivo pelos Beatles, e foram muitas vezes! Até então, George cantara covers, como Chains e Roll Over Beethoven, ou composições de seus companheiros John e Paul, como Do You Want To Know A Secret e I’m Happy Just To Dance With You. Ela foi tocada na excursão europeia, na excursão mundial, e na excursão americana, todas elas seriam as últimas de cada categoria na carreira. Deixo aqui este LINK, onde poderão ouvir a histórica apresentação no Budokan Hall, em Tokyo. George também a tocou em seu último show solo ao vivo, no mesmo recinto do Japão, em 1991,  quando sua banda de apoio teve o auxílio luxuoso de um certo Eric Clapton, e sua Psycho Guitar. 

2 comentários:

  1. Quando pego Rubber soul sempre escuto essa música...
    A música é perfeita 👏

    ResponderExcluir
  2. Um grupo realmente fantástico, sendo que volta e meia George saía com as suas pérolas.

    ResponderExcluir