-

sábado, 23 de janeiro de 2021

Good Day Sunshine! Paul está in love!!!

Esta canção abre o Lado B do álbum Revolver 

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 27 canções de Paixão por Garotas

as demais 26 canções do mesmo Assunto e Classe, aqui, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas

8. Good Day Sunshine  Love Girl Song by Paul McCartney)

Paul está feliz "Estou apaixonado e sei que ela é minha! Bom dia, Sol! Bom dia, Sol!"  
Segunda canção de amor de Paul em Revolver, única classe e assunto que se repete no álbum!  A outra é a estupenda Here, There and Everywhere. As duas foram feitas sob o sol, ao largo da piscina da casa de John, que teve pouquíssima participação em suas letras. E, falando em sol, é a segunda canção Beatle que leva o sol no nome e, a partir desta, Paul perde o monopólio iniciado com I'll Follow The Sun, e passa a bola pra George e John que dão boas-vindas ao Astro Rei em Here Comes The Sun e Sun King, ambas em Abbey Road. O clima de todas as outras canções do revolucionário álbum é bem menos upbeat (pra cima), menos leve, aliás, o próprio Paul tem canções densas como For No One e Eleanor Rigby, e mesmo Got To Ge You Into My Life, aparentemente outra canção de amor, não é nada disso, verão em breve!
Bom, interrompendo as curiosidades, vamos à letra! Quer um resumo em poucas palavras? Paul passeia no parque ao sol, e está feliz com sua namorada! E eu digo namorada, pois seu amor no momento, era Jane Asher, a atriz com quem tinha um relacionamento aberto, já comentado em diversas canções. A canção não tem pontes, apenas versos (2,5) e refrões (5x3 "Good day, sunshine!"). A razão do 'meio' verso da contabilidade, é porque a outra metade daquele segundo verso não tem letra, mas um excepcional solo de piano, tocado por quem? Deixo um pequeno mistério, a ser esclarecido mais adiante! As regras Beatle de composição estão presentes, pois os versos têm letras diferentes e as rimas são ricas, em sua maioria, "out-about-down-ground-tree-me-fine-mine", a escorregada ficando por conta da paupérrima "way-day". 
Good Day Sunshine tomou apenas uma sessão de gravação para ser concluída pelos rapazes. A base foi Paul ao piano, George no baixo e Ringo na bateria, ué, cadê John? Bem John aparece nos overdubs, usando boca e mãos! A boca, com sua voz harmonizando os vocais dos refrões juntamente com George. As mãos, batendo palmas, juntamente com os outros três, note que elas começam durante o solo de piano, em um ritmo, que é mantido no próximo verso, mas dobram a velocidade nos refrões finais. Fundamentais! Ringo acresce um pandeiro ao longo de toda a canção e, finalmente,  vem o solo de piano, complementando o segundo verso, tocado magistralmente por quem, Quem, QUEM? Raimundo Nonato? Não, claro, foi o Maestro George Martin, descendo do aquário para brilhar, num piano, acelerado para assemelhar o som a um Honky Tonky, como faria dali a dois anos em Rocky Racoon! Não chega a ser uma obra-prima como a que fez em In My Life, mas é fenomenal! Não se pode deixar de destacar o piano base tocado pelo autor Paul com muita competência, imprimindo um tom alegre à canção, ao longo dela toda, e só interrompido para o solo entrar. 
Os Beatles nunca a tocaram ao vivo, mas Paul, ah, o velho Paul, a colocou em status estratosférico! Quase 40 anos depois, Good Day Sunshine foi tocada ao vivo para uma Estação Espacial. Em novembro de 2005, em uma das ‘performances’ do show da US Tour, em Annaheim, California, Paul e sua banda acordaram os astronautas da Estação Espacial Internacional pela primeira vez com uma performance ao vivo. Normalmente, os astronautas são acordados por música gravada. Daquela vez, o foram por uma canção muito apropriada para quem está acordando com a luz do sol batendo firme nos olhos, como nenhum outro ser humano pode apreciar. Veja o LINK: lá no alto, dois astronautas, um americano, que dava piruetas de felicidade, em gravidade zero, ao lado de um soviético que parecia não estar lá muito bem entendendo o que se passava. A outra canção foi English Tea, do disco solo daquele ano!
 


Um comentário:

  1. Dizem q essa música é uma homenagem a planta cannabis.. naquela época Paul devia usar toda hora e quem já usou sabe a sensação de ver o Sol nascendo...

    ResponderExcluir