-

domingo, 24 de janeiro de 2021

For No One - Lágrimas solitárias

 Esta canção é a 4ª do Lado B do álbum Revolver 

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 8 canções sobre Saudade, na Classe Tristeza

as demais 7 canções da mesma Classe, bem como 

como as demais 14 canções sobre Saudade, aqui, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas

10. For No One    (Sadness Miss Song by Paul McCartney)

Paul lamenta"E nos olhos dela você não vê nada, nenhum sinal de amor atrás das lágrimas, solitárias, um amor que devia ter durado anos"  
Ô canção triste! Quarta linda balada de Paul, após Yesterday, em HELP e Michelle, em Rubber Soul, e Here, There and Everywhere neste mesmo Revolver! Paul analisa calmamente a falta de sinais de amor por ele na garota, ainda que ela chore lágrimas, por ninguém, claramente ela não precisa mais dele. Não parece ter sido inspirado em caso real, pois foi escrito enquanto ele e Jane Asher estavam num chalé na Suíça, de férias, enfim. Das melhores baladas da carreira de Paul, apenas piano, bateria e baixo, mas com o auxílio luxuoso de uma trompa (french horn), sobre a qual contarei em seguida!
Riquíssimas letra e estrutura, onde as rimas falam  menos que a poesia. A estrutura, 3 vezes Verso-Verso-Refrão, portanto 6 versos, um deles ocupado pelo solo de trompa, daí, 5 versos com letra, TODOS diferentes, sim mesmo o último, você pensa "ah, agora ele vai repetir,peguei ele!", porque começa com "Your day breaks, your mind aches", igual ao primeiro verso, mas não, o seguimento é diferente, em genial conclusão. O refrão "And in her eyes you see nothing, no sign of love behind the tears, cried for no one, a love that should have lasted years." é repetido, sem culpas, afinal refrões são repetíveis, ora, e este tem só uma rima e ela é pobre, "tears" com "years", mas quem se importa? Muito mais importante é o que acontece no primeiro e no segundo versos, com os jogos de palavras "linger on" com "no longer", eu acho isso nada menos que genial, e a tripla "wakes up" - "makes up" - "takes her time", no mínimo, fascinante. Bem, chega de letra! 
Em For No One, os Beatles são apenas Paul e Ringo, no sign of George or John on tune  até podia ser cantado na letra. A base é Paul no piano e Ringo num chimbal bem sutil, aqueles pratos acionados por um pedal. Nos overdubs, Ringo volta com um pandeiro, Paul coloca seu estupendo baixo, descendente enquanto a melodia cresce, e vice-versa, e ele também toca um clavicórdio trazido da casa de George Martin, porque ele queria dar um
som barroco à gravação, ao que Paul pensou em trazer uma trompa (french horn) para o mesmo efeito. A EMI contratou o melhor instrumentista da cidade (assim eram os Beatles), um certo Alan Civil, mas ele teve que suar, porque assim eram os Beatles, buscando audaciosos limites. Martin perguntou a Paul como seria a melodia da trompa, Paul solfejou, Martin colocou numa pauta, mas disse: "Paul, não vai dar, porque esse FA lá alto vai ser difícil, o máximo recomendável é um MI para uma trompa normal!" e Paul disse: "Mas é assim que eu quero!" E assim foi!  Foram 4 horas de sessão até conseguir o efeito desejado. E foram duas vezes, uma em solo, outra junto com o  último verso cantado, e ainda uma delicada nota final. Alan Civil carregou a fama de t
er tocado com os Beatles até o final de sua vida. Deixo aqui, neste LINK, um áudio com a origem desse sucesso. 

13 comentários:

  1. Maravilhosa explanação, vírgula por vírgula, sou seu fã meu amigo

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas a canção é especial, sendo a música e a letra perfeitas para um coração destroçado. Não há pausas para a esperança, sendo o refrão perfeito para situar em que ponto encontra-se a relação. Espero que o cantor Pablo (o da sofrência) não descubra essa composição e estrague tudo com uma versão ao seu estilo.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional explanação sobre a música! Parabéns Homerix!

    ResponderExcluir
  4. Excelente resenha! Parabéns Homerix!

    ResponderExcluir
  5. Porisso tudo, individualmente geniais, no conjunto também genial, todo o planeta Terra paga o pau para os chamados FabFour. Parabéns Homérix e muito grato pela explanação.

    ResponderExcluir
  6. Excelente explicação! Parabéns Homérix.

    ResponderExcluir
  7. Maravilha Homerix, uma das minhas preferidas do Revolver. Bela explicação!

    ResponderExcluir
  8. Caracas, imagino o Paul 4 horas olhando pra cara do instrumentista gravando na trompa, sensacional a dedicação dele, bela música e belo texto!

    ResponderExcluir
  9. Realmente belissima. E mostra como os Beatles iam além do considerado comum. E conseguiam!

    ResponderExcluir
  10. Uma música diferente... muito diferente... enigmática e bela!! Paul sempre se superando

    ResponderExcluir
  11. Imagina o Paul solfejando o solo da trompa para George Martin. Momento ímpar. Gratidão por dividir este seu trabalho conosco.

    ResponderExcluir