-

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

You´ve Got to Hide Your Love Away - uma canção de HELP!

Ao elaborar o Capítulo 40 de minha saga O Universo das Canções dos Beatles, que descreve o álbum HELP!, acabei dedicando muito tempo a uma das canções, uma de minhas preferidas, e achei que merecia um post só pra ela!

Aqui vai!

3. You´ve Got to Hide Your Love Away  (Sadness Miss Song by John Lennon

John lamenta: 'Aqui estou com a cabeça entre as mãos, viro meu rosto para a parede. Se ela partir não posso continuar, sentindo-me tão pequeno. Em todos os lugares as pessoas me fitam, a cada dia, todos os dias. Posso vê-los rindo de mim e ouvi-los dizer: Você deve esconder o seu amor!"
John está deprimido pela perda da garota, e lá pelo meio, o lamento chega à ofensa: How could she say to me: Love will find a way. Gather round all you clowns! Let me hear you say, aí vem o refrão com o brado do nome da canção Linda balada, declaradamente(pelo autor) inspirada em Bob Dylan. Há quem interprete que John foi secundariamente inspirado na homossexualidade do empresário e amigo Brian Epstein, que tinha que 'esconder' seu amor de toda a sociedade, que considerava crime a pessoa ser gay (e assim o foi na Inglaterra e no País de Gales até 1967, na Escócia até 1980 e na Irlanda do Norte até 1982)!  Letra curta, mensagem clara, e eu não me canso de admirar o cuidado de John (e que Paul também tinha) em produzir versos sem repetição e preferencialmente com rimas ricas, aquelas em que se rimam classes gramaticais distintas. Note aqui o primeiro conjunto verso-verso-refrão, diagramado:

 

E o segundo conjunto verso-verso-refrão tem letra DIFERENTE, mas com o mesmo cuidado, rimando I com try, win com in, way com say, round com clownsdá uma escorregada, rimando she com me (dois pronomes), e uma derrapada total, rimando them com them (a mesma palavra!). Perdoado, né?! 

O vocal é 100% John, sem a tradicional harmonia de Paul, como pedia a intimidade da letra.  E é John em sua plenitude, tirando do fundo d'alma seu grito primal. Está registrado que o 'Hey' foi sugerido por um amigo de infância de John que testemunhava, maravilhado, a sessão de gravação. John faz a melodia com seu violão, George acompanha também ao violão, Paul num baixo sem destaque, Ringo na bateria só com as escovas. Um pandeiro e maracas são acrescentados posteriormente, por Ringo e Paul, respectivamente. Finalizando a parte instrumental, dou enorme destaque à primeira aparição de um instrumento diferente do tradicional conjunto guitarra-baixo-bateria-percussão-piano: uma magnífica flauta tenor, que substitui a voz de John nos versos 5 e 6 que finalizam a canção.

You´ve Got to Hide Your Love Away também foi parte da trilha de HELP! Ela aparece ainda no começo do filme, antes de Ringo ser raptado, com os Beatles naquela casa maravilhosa, com quatro portas de entrada que dão acesso ao mesmo ambiente, John no violão, Ringo no pandeiro, cheia de olhares de George e Paul para uma moça sentada num sofá, com direito a um misterioso flautista em outro ambiente e com um suspeito emergindo da rua, de um bueiro. Infelizmente, ela nunca foi tocada ao vivo, considerada de pouco potencial comercial, imagina, uma pequena obra-prima. Aqui neste LINK, mostro a cena do filme.

 


 

4 comentários:

  1. Sempre após os seus posts conseguimos “ver” a estória atrás dos acordes.
    Bela descrição

    ResponderExcluir
  2. Também adoro esta música, Homero ! Muito bacanas seus comentários, aonde você consegue tanta informação interessante, meu velho ??? Parabéns, magnifico texto, que nos leva a querer escutar a canção só de lê-lo !

    ResponderExcluir
  3. Leitura deleitosa.
    Continue publicando, meu amigo.

    ResponderExcluir