-

domingo, 20 de dezembro de 2020

Drive My Car, Paul!

Esta canção abre o álbum Rubber Soul, 

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções sobre Paquera, dos Beatles, 

as demais 18 canções do mesmo Assunto e Classe, aqui, neste LINK


1. Drive My Car   Flirt Girl Song by John Lennon)

Paul propõe: 'Baby, você pode dirigir meu carro, sim, eu vou ser uma estrela, você pode dirigir meu carro e talvez eu te ame!'
Paul estava com uma melodia promissora e uma péssima letra na cabeça e foi à casa de John para consertarem, juntos, mas nada apareceu, e só dias depois Paul veio com um 'Drive My Car' salvador, associado com um matador 'Beep Beep Yeah' e aí John e ele mataram o resto, desenvolvendo uma letra pra relacionar garoto, garota e carro, e com o requinte, usual, de fazerem três versos com letras diferentes, entremeando com refrões ("Baby, you can drive my car..."). Ali pelo meio, parece que, na verdade, quem fala é a garota, dizendo que ele podia dirigir o carro dela mas ‘I got no car and it's breaking my heart, but I've found a driver and that's a start’, o motorista sendo ele. O ‘You can drive my car’ teria também uma conotação sexual implícita, mas são apenas rumores! Em todo caso, isso tudo é uma salada que poderia ser nomeada como o Melô da Maria Gasolina! Saquei esta agora! E até ficou apropriado porque um Melô abria o LP e um outro fecharia, mas me aguardem, pois o outro é mais sinistro, e será mencionado, claro, na última música!

 

Musicalmente, a canção começa com um riff de duas guitarras, de George e Paul. Como Paul era o responsável pelo baixo, essa entrada foi incorporada à base posteriormente. Nos versos, o que se ouve é a guitarra de George tocando as mesmas notas do baixo de Paul, uma oitava acima, uma sugestão de George aceita pelo poderoso autor. A canção não tem a guitarra de John! E quem faz o solo em ótima guitarra slide, após o segundo refrão, numa sessão verso sem letra, é Paul, portanto, gravado depois, pois não dá pra fazer milagres. E Paul volta de novo no ótimo piano dos refrões. Ringo sempre na bateria, e volta no Cowbell (adoro! ... mas desta vez não contei quantas vezes). Finalmente, sim, John aparece, tocando pandeirola. Mas John é importantíssimo no vocal, fazendo a harmonia baixa com Paul, e interessante é que, nos versos, ele varia as notas, com Paul no lead repetindo uma nota só, e nos refrões, é Paul quem varia as notas na melodia, lá no alto, enquanto John mantém uma nota só, no andar de baixo! E, na hora do 'Beep Beep mm Beep Yeah', George se une aos dois em harmonia tripla! Ô banda boa!!

 

Apesar do apelo do 'Beep Beep mm Beep Yeah', que poderia levantar multidões, como sempre levantavam os ‘Yeah Yeah Yeah’s, ela nunca foi tocada ao vivo pelos Beatles, talvez por causa da ausência de John nos instrumentos, associada aos múltiplos instrumentos de Paul! Felizmente, Paul a tocou muito na carreira solo, inclusive uma das vezes, nos minutos mais bem pagos do mercado, no intervalo do Super Bowl 2005 - veja AQUI.

4 comentários: