-

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

You're Going To Lose That Girl ... pra mim!

 Esta é 6ª canção do álbum HELP! 

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 4 canções de Amor, no modo Cupido

                                        as demais 4 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.



6. You´re Going to Lose That Girl (Cupid Girl Song by John Lennon

John aconselha: 'Se você não tratá-la direito, meu amigo, você verá que ela se foi, porque eu vou tratá-la direito e você ficará sozinho. Você vai perder aquela garota!"
John aconselha seu amigo a tratar bem a namorada senão ela vai embora.... só que mais adiante ele revela que ELE seria a próxima opção dela,  muy amigo, de qualquer forma, ele está avisando. E a confiança com que ele avisa dá tudo a entender que vai conseguir. 
 
Musicalmente, voltam a começar a canção A Capella (tal qual Another Girl). Notável é a subida de dois graus no tom (na verdade, tom e meio, Mi para Sol) da ponte em relação aos versos, aumentando a dramaticidade do ‘conselho amigo’. Os instrumentos usuais estão a cargo dos instrumentistas regulares, mas Paul e Ringo adicionam posteriormente, numa mesma pista da fita, piano e bongôs, este último deixado bem alto na mixagem final, sendo um destaque da percussão. George volta a fazer um solo, rápido e marcante, duas vezes, seguido do título/refrão. 
 
Entretanto, o destaque absoluto da canção são os vocais: primeiro, o solo rouco de John, com falsete perfeito no verbo/ameaça “Lose”, mas não ficam atrás as estupendas harmonias vocais, primeiro,  com Paul e George repetindo o título que abre a canção, cantado por John! Depois, no contracanto nos versos, com Paul e George no esquema pergunta/resposta ao canto de John, "She's gonna change her mind" e "I'm gonna treat her kind" já entregando o jogo, de que o rival é ele mesmo! Depois, com a harmonia tripla na ponte -I'll make a point of taking her away from you- depois só Paul e George em - Watch what you do- e John sozinho confirmando com um –Yeah-  brilhante, e voltando os três em -The way you treat her what else can I do?- no final da ponte, para depois descer aqueles mesmos dois graus (de volta ao Mi) para mais um verso! 
 
Tudo isso tomou vida no 5º e penúltimo dia dedicado ás canções do álbum antes de partirem para as filmagens, numa tarde de 19 de fevereiro de 1965. Após extensivos ensaios, ligaram o gravador de fita, todos em seus instrumentos e com os cantores já a todo vapor e precisaram de um único take ao efeito de base. Ele se chamou de Take 3, porque se enganaram e chamaram de Take 2 o inicial, e este foi abortado no início. Então, completo, foi um take só! E vieram os overdubs já citados, além da dobra do vocal de John!
 
No filme, a canção é cantada em estúdio, onde se vê o único Beatle que
não canta na canção (Ringo) fumando desbragadamente e enchendo o estúdio de fumaça, proporcionando um clima, com ótimos e variados ângulos de câmera, Paul e George dividindo um microfone, ‘vendo-se’ até os hálitos emanados das bocas, e até mostrando um ‘segundo Paul’ ao piano e um ‘segundo Ringo’ tocando seus bongôs, em trechos distintos do clipe. Magníf
ico, e pode ser visto aqui, neste LINK! Infelizmente aquela performance é a ÚNICA 'ao vivo' da estonteante canção!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário