-

domingo, 7 de março de 2021

The Beatles on Girls - The 4 Cupid Songs

Capítulo 8

Este é mais um capítulo do Projeto

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

Antes?

7. Neste LINKcomentários e trechos da Classe DtR Talk das Girl Songs

ALERTA: nas canções com títulos em vermelho 
têm mais detalhes sobre elas. 
Basta clicar em seu nome!

Neste 8° Capítulo, pensei em juntar duas classes de Girl Songs!! Tendo cada uma  menos de meia-dúzia de canções, e apenas dois compositores, não traria nenhum benefício a confecção daqueles gráficos temporais dos recentes capítulos. George e Ringo não investiram nesses temas!! Entretanto, acabei me estendendo na descrição das canções, e ofereço links pra ilustrar cada uma, que vou dedicar este post apenas às ...
Cupid Songs!!

Sabe aquele amigo ou amiga, que estão indecisos se devem ou não investir num novo relacionamento, ou mesmo, que não têm a MENOR ideia de que alguém está interessado neles, aí você vai e aconselha? Ou ainda coisas do tipo 'Abre o olho, meu jovem!!"? Eu chamei as canções baseadas nesses conselhos de Cupid Songs! 

Bonitinho, né?

Ocorre que identifiquei apenas 4 canções dos Beatles nesse tema!! São tão poucas, que vou abrir os trabalhos com a tabela, e sigo com a análises de cada uma!! 


Como já é tradição deste meu projeto, acompanhe as letras listadas com o correspondentes trechos das canções, neste LINK.

Após a tabela, comentários sobre cada canção!

























She Loves You é uma tradicional Lennon/McCartney de 1963, compacto N°1 instantâneo, que encantou as meninas com o Uuuuuuh e as cabeças tremendo dos rapazes, mas encantou também o público masculino, vejam só ESTE VÍDEO, com a torcida do Liverpool, com 100% de  marmanjos cantando em uníssono a canção, em 1964.

This Boy, também de 1963, é John aconselhando a moça de como ela não deve ficar com AQUELE rapaz que a vai fazer chorar, mas, sim com ESTE que a quer de volta pois é feliz só por amá-la. Bem, se ESTE rapaz é ele mesmo, não sei, e nesse caso, a canção seria na Classe Paquera mas, de qualquer forma, ele seque atuando como Cupido, mesmo que seja dele mesmo!! A lembrar que a canção, só instrumental sem a letra, foi creditada como Ringo's Song e acompanha o querido baterista numa longa e famosa cena no primeiro filme dos Beatles, Os Reis do Iê Iê Iê. Porém o maior destaque são os vocais em harmonia tripla tripla John/Paul/George ao longo de toda a canção, ou no contraponto para John, ou acompanhando-o, no solo do refrão, majestoso. Deixo aqui ESTE VÍDEO, dos 3 gênios no show de Ed Sullivan em Miami, 16 de fevereiro de 1964, em que dividem um microfone único. Imperdível e emocionante!

You´re Going to Lose That Girl é de John e é de 1965 e faz parte da trilha sonora de HELP! do mesmo ano. Nela, John aconselha seu amigo a tratar bem a namorada senão ela vai embora.... só que mais tarde ele se revela que seria a próxima opção dela,  muy amigo, de qualquer forma, está avisando. A destacar os fenomenais contrapontos vocais de Paul e George ao lead vocal de John!

Hey Jude, de 1968, fecha o conjunto das Cupid Songs, e tem tanta coisa pra falar sobre ela, que até fiz um post especial, aqui, NESTE LINK. Ne
ste trecho da letra  'You have found HER now go and get HER' eu encontrei o motivo para eu classificar a canção como Cupid Song, afinal ele é explícito em dizer ao Jude que agora que achou a garota, não a perca e vá atrás dela. É bem verdade que a inspiração para a canção foi para Julian, filho de John, como explico no fato que abre o meu post sobre a canção, e que isso a faria ser classificada como Person Speech Song, mas preferi deixar como Girl Cupid Song! E ainda dedia com elquei um outro post pa falar de um excepcional vídeo-clipe, aqui, neste NESTE LINK


Próximo capítulo

9. Neste LINK, comentários e trechos da Classe Sex das Girl Songs

4 comentários:

  1. Homerix continua demais.
    Informações e curiosidades com estilo e qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Pequeno mais resolve. Alias, Hey Jude eh para mim uma das melhores do Paul.Alem disso tem a estoria contada por voce que yeria sido feita para o filho do primeiro casamento do John, o Julien. O Paul demonstra um carinho e amizade especial

    ResponderExcluir
  3. Cupido é um tema interessante, principalmente quando musicalmente bem explorado, tal como fizeram Lennon e McCartney e você bem mostra isso. Já cumpri esse papel e meu amigo acabou se casando com a menina que era linda. Ah, se ele não me ouvisse.... Who Knows?

    ResponderExcluir
  4. Jude como cupid song...Como eu já disse antes é direito seu pensar assim. Você não acha que a única evidencia ( you have found her now go and get her) é pequena demais para essa classificação visto que o tema nada tem a ver? É uma serie de conselhos para uma criança.
    John cismou que Jude seria ele. Hey John. Isso porque Julian era criança para já ter encontrado "ela". Que seria Paul dizendo " você encontrou Yoko agora ' go and get her". Nâo viu que Yoko é quem tinha pego ele e já estava com ele fisgado. Não havia motivo para Paul dizer isso. Então que negócio é esse de deixar a entender que Julian tinha se apaixonado por uma garota? Lucy? E ainda por cima levar a sério algo acontecido com um menininho como um verdadeiro romance? Não faz sentido mesmo

    Eis a explicação que encontrei e que me pareceu cheia de sentido. Her não é uma mulher. E nem menina. Os Beatles não pensavam só em mulher o tempo todo. Her é a Música! Julian, ainda criacinha já tinha manifestado pendor para a música. Paul acredita no poder da cura pela música. Tem até um documentário sobre isso, você deve ter visto. Ele ensinando música para crianças autistas. Ele já contou que ficou livro de uma dor de cabeça ouvindo Elvis Presley.
    Veja que a letra já começa falando sobre música. Take a sad song and make it better! O tema é claramente música. Julian, abrace a música, mergulhe na música para se sentir melhor diante do que está passando.Você já a encontrou...agora deixe que ela entre em sua vida pra valer. Deixe que ela entre pelos poros, debaixo da pele...e enão tudo ficará melhor e melhor e melhor...

    É esta a explicação? Quem sou eu para saber. Apenas faz sentido para mim. Muito sentido.

    ResponderExcluir