-

sábado, 16 de outubro de 2021

Act Naturally, seja você mesmo

  Esta canção abre o Lado B álbum HELP! 

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.


 8. Act Naturally   (by Johnny Russel)

Ringo declara: '... é um papel de um cara triste e solitário, então o que tenho que fazer é atuar naturalmente...
Esta canção cover abre o Lad
Johnny Russel
o B do álbum HELP!, dando a honra a Ringo de abrir um lado de disco Beatle pela primeira vez! Ele voltaria a repetir a façanha em "Rubber Soul" no mesmo ano (What Goes On) mas, ainda mais poderoso, seria o Lado A de um compacto no ano seguinte, com Yellow Submarine! Em "HELP!", a canção era Act Naturally, anteriormente lançada em 1963 por Buck Owens, composição de Johnny Russel. Era perfeita para o range vocal do baterista, e tinha uma letra leve, engraçada e profética, porque falava em um sonhador que queria fazer sucesso no cinema, até quem sabe ganhar um Oscar "you can never tell", e estava particularmente feliz porque o papel era fácil de fazer por se tratar de um cara 'sad and lonely' e 'And all I gotta do is act naturally'.  E por que profética? Ringo empreenderia uma boa carreira de ator ao sair dos Beatles, aproveitando o talento que ele percebeu ter, justamente, nos dois filmes dos Beatles, em que ele tinha destaque!
 


 
Na primeira série de sessões de gravação do LP, Ringo havia gravado uma original de Lennon/McCartney chamada If You've Got Trouble, mas a canção é que teve problemas, acabou não sendo escolhida para o filme, e nem para o LP. John e Paul não gostaram do resultado e pediram a Ringo que escolhesse uma para gravar, ele sacou essa country do bolso, que ele adorava, os dois aprovaram, e em 17 de Junho tornaram-na realidade em menos de hora e meia, e sem a presença de John. Foi George quem tocou o violão, Paul no baixo e Ringo na bateria, em 13 takes. Por sobre este último, vieram os overdubs, do vocal do próprio Ringo, do backing vocal de Paul, guitarras de George, e batidas específicas de baterias de Ringo. 
 
A canção foi tocada ao vivo pelos Beatles, e Ringo mandava muito bem e com o auxílio luxuoso de um Paul McCartney na harmonia vocal, vejam aqui neste LINK. Hilário é o começo, pré-show, quando ele se mata de rir ao ser anunciado como MBE (Member of Brittish Empire), logo ele, garoto pobre, que sobreviveu a um coma por tuberculose, e a dois períodos de mais de ano de internação em hospitais que fizeram com que não completasse sua educação básica. Realmente, improvável! Grande Ringão, extraindo milagres de uma vida dura! Act Naturally não fez parte do álbum HELP! lançado nos EUA e no Brasil. No Brasil, saiu em um daqueles EPs com 4 canções. 

2 comentários:

  1. A voz de Ringo tem sabor especial...tão especial que nem acho como descrevê-la. Mas...pensando bem, qual deles não tem voz especial?

    ResponderExcluir
  2. Vi o video agora...e me apaixonei por Ringo. Pelos comentários vi que muitas outras...o que tem "cuteness" escrito ali...Uma disse que era cuteness demais para ela aguentar. E ainda teve um homem procurando por sua heterosexualidade...tinha sumido graças a Ringo.
    Gente, ele está demais nesse video. A apresentação...Beatle Ringo. Viva ele.

    ResponderExcluir