-

terça-feira, 5 de outubro de 2021

The Night Before

Esta é 2ª canção do álbum HELP! 

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções de Amor, com DRs

                                        as demais 18 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.

2. The Night Before  (DtR Girl Song by Paul McCartney)

Paul reclama: 'A noite passada é uma noite que eu lembrarei por sua causa. Quando penso nas coisas que fizemos, sinto vontade de chorar. Nós nos despedimos (Ah, na noite passada)'
Jane Asher, a namorada de Paul, era uma atriz de relativo sucesso, que tinha seus compromissos profissionais, era como diziam os ingleses, 'opinionated'! Portanto, é possível que essa letra seja a descrição de uma situação real entre eles. Ou não! De qualquer modo, trata-se de uma DR, da melhor qualidade. 'When I held you near, you were so sincere, treat me like you did the night before', 
Fatos notáveis da música? Começo pelo começo, afinal, a introdução em acordes crescentes chama a gente pra dançar desde o início! John faz o ritmo, pela primeira vez, num piano elétrico, ousado, agitado, afinal ele estava querendo se equiparar a Paul, que havia avançado mais que ele no instrumento. George complementa o ritmo em sua guitarra.  Note que o solo é gravado depois (over-dub), e é tocado por duas guitarras, muito bem ensaiadas e sem falhas, em oitavas distintas (uma oitava acima da outra), só não se sabe qual era a de George, qual era a de Paul. E que na verdade é um meio-solo, pois volta meio-verso cantado ao final. Absolutamente perfeitos são os backing vocals de John e George, complementando os versos com o nome da canção (Paul nunca o canta)  e, na segunda sessão deles, emendando lindamente, sem costura,  com suaves AAAA-aaaa-AAAA-aaaa's.  A ponte ('Last night is a night I will remember you by...') é cantada apenas pela voz dobrada de Paul e é marcada pela mudança na bateria de Ringo que, batendo na borda do prato até ali, passa a bater vigorosamente no centro do prato até chegar ao clímax ('it makes me wanna cryyyy!!'). E ele adiciona maracas ao tempero, em overdub. O baixo de Paul é sem floreios, aliás eu noto que ele sempre capricha mais na linhas de baixo de canções dos outros, em que ele não é o vocal principal, afinal precisa dedicar mais atenção à sua  voz, enfim, mas isso é uma tese que eu ainda preciso desenvolver. 
 
Vamos a alguns números, o 3, o 5, o 17, o 4, o 2 e o Zero! Vejamos! Tudo isso veio ao mundo na 3ª sessão de gravação da trilha sonora do filme, ao longo de 5 horas, em 17 de abril, e foram apenas dois takes necessários para acertar a base, já com John inovando naquela pianola, George na guitarra, Paul no baixo e Ringo na bateria. O resto do tempo foi usado em extensivos overdubs, de Paul no vocal principal, John e George no vocal de apoio, Ringo nas maracas, e o solo de guitarras dobradas de Paul e George. Faltou algum número? Ah, sim, o Zero, que foi o número de vezes que ela foi tocada ao vivo pelos Beatles em algum show, sim, sim. acredite!  
 
A canção faz parte da trilha sonora do filme, aliás assim como todas as do Lado A do LP. Eles a tocam em campo aberto próximo a Stonehenge, logo antes da cena dos tanques. No filme, eles dublam o som de estúdio, vejam aqui, neste LINK, e se pode ver John ao pianinho! A única vez que a tocaram ao vivo foi na BBC, porém nunca apareceu em nenhum show. O áudio da BBC pode ser ouvido aqui, neste LINK, tendo ao fundo cenas da filmagem do filme! Impecável! Im-per-do-ável que nunca a tenham cantado ao vivo! Felizmente, Paul a cantou, solo, e no Brasil, vejam aqui, neste LINK, como a plateia vem abaixo e canta junto!!! Genial!!

2 comentários:

  1. Acredita que só vi Stonehenge depois de já ter visto o filme 15 vezes? E muitos anos depois. Quando vi pela TV!
    O pianinho de John me chamou a atenção porque se parecia com um piano acordeon que tinhams aqui em casa. O único instrumento que aprendi a tocar até bem. Mas ele quebrou sem conserto...E não se fabricam mais deles.
    Por muito tempo pensei ter sido castigo porque eu não gostava de tocar para as pessoas que nos visitavam. Me sentia sem graça. "Ah, não gosta de tocar para os outros? Então vai ficar sem ele..." Uma coisa assim. Que horror, quanta auto punição. Sou de família tímida. Meu tio Antonio tocava violino atrás da porta.

    Roberto Carlos tocou no nosso piano acordeon. Deveria ter sido guardado como reliquia. Foi destruído por cupins. Muito triste.

    Mas não era igual ao de John. Era parecido. O meu tinha botões que nem os das safonas ...mais o teclado de piano. Som de órgão. Muito fácil de tocar. Eu gostava muito mesmo.

    Absolutamente perfeitos os backing vocals. Em todas as músicas! Este é um dos motivos de nunca ter aceitado os backing vocals de Paul solo. Fraquíssimos. E além do mais com som sem graça, sem charme. Eu estava mal acostumada com a perfeição das vozes deles.

    ResponderExcluir
  2. Excelente... e eu não sabia que já tinham tocado ela e muito menos que havia gravação.

    Excelente texto.

    É uma das minhas favoritas.

    Daniel (Universo dos Beatles)

    ResponderExcluir