-

quarta-feira, 3 de março de 2021

Meu amigo João - uma nova vida!

Com que então, chegou a hora! 

Depois de 38 anos e dois meses de dedicação à empresa, João Figueira se aposenta!
Pausa para um detalhe importante
João foi fundamental em minha carreira.
Fiz aqui, neste link, uma breve homenagem a ele.


João é o cara mais correto que eu conheço! Sempre pautado pela ética e probidade, marca sua vida pelo desejo de que este país se torne uma Nação, coisa que hoje vemos cada vez mais distante. É o que pauta seus movimentos em qualquer esfera. Pessoal, profissional, e até esportiva. Não tem temores em falar verdades, mesmo com potenciais chances de colocá-lo em perigo. Como sempre faz, doa a quem doer. Escreve frequentes cartas à Folha de São Paulo protestando contra tudo o que acha que tem que ser protestado, e o índice de sucesso de publicação é impressionante!!

Lembro-me de um 'causo' que contou, quando dirigia sua Santana Quantum velha de guerra (velha mesmo, ficou com ele até acabar) e parou, como sempre obediente à lei, num sinal vermelho. Nisso, percebeu ao lado uma viatura da polícia passando vagarosamente pelo mesmo sinal vermelho que ele respeitara, e parou logo em seguida em frente a um bar, saindo seu motorista em direção ao estabelecimento. Ao ficar o sinal verde, João não teve dúvida, avançou e parou em frente à viatura, e foi tirar satisfação do policial, que já tomava um cafezinho com o balconista, perguntando se estava em serviço, e ao receber a resposta positiva, não teve dúvida e lascou:  
"Por que passou o sinal vermelho

O senhor não é um homem da lei?"
That’s Big John!!

E ele é grande mesmo!! Quase metro e noventa!! 

Até quando o assunto é o mais importante dentre os menos importantes, ou seja, o futebol, João persegue o correto!! Ele não se conforma com a subida do Fluminense da terceira pra primeira divisão sem passar pela segunda, lá em 2000. Ele só vai sossegar quando o Fluminense cair de novo e voltar pelos próprios méritos. Até que isso aconteça acho que ele é mais anti-Flu do que pró-Santos, seu time de coração, aliás, nosso. 

Foram várias as vezes em que fomos ver o Nosso Peixe, aqui no Rio, mas a mais aventureira foi numa partida contra o Botafogo, quando ele mandava seus jogos no Estádio da Portuguesa, na Ilha do Governador. Ele é muito mais fanático que eu! Quando, humildemente o presenteei com um livro celebrativo do Centenário do Santos, imaginei que estava abafando, até que seu filho, também João, o Joãozinho (mai
or que o pai!), botafoguense, (fazer o quê!) deu-lhe um presente da magnitude de sua adoração pelo time, que começou na era Pelé, foram inúmeros os jogos em que viu o Rei jogar, tanto na Vila, como no Pacaembu, ou  mesmo em estádios do interior de São Paulo! Era um livrão, de alto luxo, que tem o nome 1283, que foi o número de gols de Pelé fez, pelo Santos e Seleção, com muitas imagens. Veja a satisfação do Rei! Colocou até luva!

Fomos admiradores mútuos, um do trabalho do outro, algumas vezes como pares, outras como seu subordinado. Numa delas, quando surgiu uma oportunidade de uma posição gerencial no exterior, ele indicou meu nome ao presidente da subsidiária em que trabalhávamos, que em princípio estranhou por ser o posto de um Gerente Financeiro, e João garantiu que eu não decepcionaria! O Diretor Financeiro de então também confiou! E lá fomos nós, eu e minha família, esposa, dois filhos, sogra e cunhado deficiente, para os Estados Unidos, único país que eu teria alguma chance de aceitar por conta de nossa configuração familiar peculiar. João sabia que eu não aceitaria arriscar minha família em um país que não tivesse condições de atender a uma emergência de saúde de meus dois 'in laws'! E fez a aposta! E deu certo!! E sou-lhe eternamente grato!

Pra completar minha homenagem reedito a de sua filha Angélica, que me chama de Tio Homero, tão bonitinho, já com duas filhas maravilhosas, no meio de 2014:

Hoje recebi uma foto do meu pai em frente ao Kremlin, na Rússia. Pensei naquelas coisas todas que imaginamos quando criança. Meu pai teve uma infância bem pobre, vendeu pipa e entregou mercadorias da mercearia pra ganhar um trocadinho. Estudou, estudou pra cacete na escola pública! Queria ser físico (passou no vestibular da USP) mas disseram pra ele (e é verdade) que isso não dava futuro. Um amigo disse que geologia era a profissão do momento. Tentou transferência, não deu, então passou novamente no vestibular da USP à essa altura já trabalhando como professor de física e matemática. De lá pra cá, muita coisa aconteceu mas acho que nem ele imaginou que um dia correria o mundo dessa forma. E ainda vai correr! Me enchi de orgulho!
De seguro, João foi o profissional que mais atendeu ao chamado para uma Missão Permanente,  daquele tipo que eu aceitei uma única vez, em que se muda com a família, por um período de dois anos, renováveis por mais dois períodos de um ano cada (eu fiquei 4 anos lá), fosse para uma proposta de crescimento, como foram as primeiras, como para um projeto de desinvestimento, como foram as últimas!

Que não se perca a conta: Rio - Luanda - Rio - Londres - Luanda - Rio - Houston - Caracas - Rio - Lima - Cidade do México - Houston - Montevidéu - Santa Cruz de La Sierra - Rio,  essas as cidades em que morou com a família desde 1985. Foram 13 as vezes em que se lembraram de seu nome para uma missão! É muita competência! Em nenhuma das vezes houve um pedido dele nesse sentido!  Somente convites, por acharem ser ele o nome certo para a missão!

Foram 10 as cidades em que morou com a família, sendo as últimas missões já sem os filhos, já tocando as vidas deles, mas sempre com Solange, grande companheira... nunca me esqueço de quando recebeu o convite para ser Gerente Geral em Angola, acho que em 1997, e pediu um tempo para perguntar à família, chegou em casa, veja bem, em Londres, meio sem jeito, e contou sobre o convite para se mudarem para Angola, e Solange disse .. 
Você já aceitou, né? Quando arrumamos as malas?

Dá-lhe, João! Dá-lhe Solange!

Obrigado por compartilharmos essa amizade, já há 37 anos!!! 

Ah, se você conhecer o João, e ele lhe estender a mão, prepare-se.... ele tem um aperto de mão de gente grande ... como ele é .... e como é seu coração!!!

41 comentários:

  1. Tio Homero, rs... Lindo texto! Sou uma fã não assumida do meu pai, então aproveito o ensejo pra dizer o quanto eu também o admiro! Meu pai é o meu melhor exemplo de honestidade e dedicação. Parabéns pelo sincero e grandioso texto! Dá-lhe João Figueira!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Homerix,

    Obrigado pela homenagem. Saí de uma classe bem inferior, de família humilde, pois minha mãe era doméstica e costureira para completar o parco salário do meu pai, quem era padeiro. E, não fosse a excelente qualidade do ensino público de então, e a natural e intensa dedicação, não haveria forma de mudar de vida. Foi muito estudo e trabalho duríssimos.

    ResponderExcluir
  4. Estimado Homero. Eu também sou um privilegiado por conhecer o João. E concordo plenamente com todas as tuas observações sobre nosso amigo.

    ResponderExcluir
  5. Homero, sensacional!

    O João merece esta homenagem em seu blog.

    Feliz 2017!

    Marcusso

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ler a tua sobre o João. Muito bacana! E o João é isso mesmo! Tb muito contentes em poder chamá-lo de amigo!
    Michèle Bertani

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o texto Homero. O João Figueira é de fato um cara sensacional e por isso coleciona fãs (como eu) por onde passa...
    André Bitar

    ResponderExcluir
  8. Homero que lindo! Já me sinto amiga de infância do João! Que gostoso no Dia de Natal saber que temos pessoas do bem tão próximas da gente! Obrigada por dividir isto conosco! Beijos para a família Ventura e para a família do João!!!! Que o espírito natalino perdure mais 365 dias!!!!
    Sandra Vassalo

    ResponderExcluir
  9. Linda homenagem e um super reconhecimento - ao amigo e profissional, Homer. Infelizmente, não tive a oportunidade de trabalhar com ele. Grande abraço a tds
    Michella Moura

    ResponderExcluir
  10. Assino embaixo. O João é tudo isso e muito mais. Um privilégio tê-lo junto no trabalho e como amigo. Camargo

    ResponderExcluir
  11. Muito legal o texto! Aproveitei pra reler o seu poema de despedida que estava no link e é sensacional...
    Juliana Mattos

    ResponderExcluir
  12. Lindo texto e linda homenagem!!!
    Lecy Silva

    ResponderExcluir
  13. Grande ser humano esse nosso amigo João !!
    João Augusto Carrinho Antonio

    ResponderExcluir
  14. Homero, sensacional a homenagem ao João. Bonita e merecida. Tive a oportunidade de trabalhar por vários anos próximo a ele, uma pessoa muito humana e ao mesmo tempo de uma dedicação sem igual ao trabalho e seus ideais.
    É uma pena constatar, no entanto, que esse grande coração continua nutrindo sentimentos negativos a um Clube cuja história remete às origens do próprio futebol brasileiro. Quem sabe, revisitando esse assunto através do relato de profissionais imparciais ele repense sua posição:

    http://espn.uol.com.br/video/375757_pvc-explica-antigos-casos-de-tapetao-e-mauro-cezar-analisa-fluminense-esta-entrando-de-carona-de-novo

    Ou então, ainda não se conformando com o fato do Clube ter sido de fato beneficiado, mesmo sem ter causado as confusões, poderia canalizar essa revolta aos maus dirigentes da época e não à Instituição.  Até porque, se as cartolagens do futebol brasileiro fossem motivos suficientes para sermos Anti-clubes, nâo sobrariam times para se torcer.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Chefe Homero

    Ótima homenagem ao JF. Eu também tenho grande admiração por ele.

    Um grande abraço e que 2017 seja ótimo para todos nós e para o Brasil.
    Itamar

    ResponderExcluir
  16. Bela homenagem Tio Homero(também sempre chamei assim os amigos de longa data dos meus pais)!! Lindas palavras, meu pai realmente merece cada uma delas! O livro foi apenas uma singela retribuição de tudo que ele fez e faz por nós. Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Homero! Que linda homenagem a esse profissional que sempre fui fã ! Jamais vou me esquecer do João desfilando no evento da Comunicação como se relacionar bem com os países ! Ele se vestiu de árabe e fez um grande sucesso!! Ele vibrava com os nossos eventos! Um grande escritor e professor! Figueira tudo de bom nessa nova etapa de vida! Um grande abraço da sua fã Márcia Figueiredo

    ResponderExcluir
  18. Oi Homero! Que linda homenagem a esse profissional que sempre fui fã ! Jamais vou me esquecer do João desfilando no evento da Comunicação como se relacionar bem com os países ! Ele se vestiu de árabe e fez um grande sucesso!! Ele vibrava com os nossos eventos! Um grande escritor e professor! Figueira tudo de bom nessa nova etapa de vida! Um grande abraço da sua fã Márcia Figueiredo

    ResponderExcluir
  19. Homero Muito bom texto sobre a história profissional do nosso amigo João Carlos Figueira. Nos conhecemos há tempos mas tivemos chance de trabalharmos diretamente por cerca de dois anos e ele demonstrou ser espírito de cooperação, sua capacidade técnica, sua competência analista com a vasta experiência gerencial. Que João também tenha sucesso na nova etapa da vida. Abraços. Julius

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Caro Homero, muito merecida a sua homenagem ao grande João Figueira, não só de estatura, mas principalmente de bom coração e espírito nobre, honesto, correto, sincero, amigo, trabalhador, competente, dentre outras muitas virtudes.
    João, tudo de bom nessa sua nova caminhada. Forte abraço. Armando

    ResponderExcluir
  23. Tive a sorte de conviver com o Figueira, quando trabalhei na área internacional, em gerência ao lado da dele, no 10° andar do EDISE. O grande salão, com todos juntos, sem paredes, permitia observar o comportamento e a atitude de cada um. E Figueira sempre foi de uma educação exemplar, do contínuo ao colega de ofício, querido e admirado sempre. É um desses profissionais símbolo de uma empresa orgulho do país. Grande abraço e boa aposentadoria, Figueira!

    ResponderExcluir
  24. Homero, nada mais merecedor de uma homenagem em seu blog, do que esse texto sobre o João Figueira. Conhecia sua carreira profissional mas passei a conhecer e também a admirar sua história de vida. Ele deve estar bastante orgulhoso pelo tanto que realizou e feliz por ter um amigo como você lhe ofertando esse depoimento. Abraços, Rubem

    ResponderExcluir
  25. Homero, parabéns pela homenagem ao João. Um abraço para ele do Claudio Lima (Padreco na Geo). Um abraço para vc. Minha filha adorou o livro da Renata.

    ResponderExcluir
  26. Alias, vc se lembra do 9x2 contra o Cerro Porteño? Ainda me lembro da escalação do Santos quando tinha 7 ou 8 anos
    Gilmar, Lima, Mauro e Dalmo; Zito e Cavet; e o pelotão: Dorval Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Um abração

    ResponderExcluir
  27. Eu nascia no Belenzinho (São Paulo), numa família de Palmeirenses. Meus irmãos mais velhos diziam que o Pelé jogava no Palmeiras, claro. Então, claro eu era Palmeirense. Até que um amigo corintiano dos meus irmãos desfez a mentira e eu virei santista. Quando mudamos para Itaberaba, na primeira aparição na vizinhança fui cercado pela garotada que me perguntou; Para que time vc torce? Quando falei Santos, fui imediatamente abraçado: era impossível ser menino e não ser santista naquele momento.

    ResponderExcluir
  28. João, uma grande lição de 1.90m e 120Kg!

    Lição de honestidade e correção no mínimo detalhe, no centavo.
    Lição de dedicação. Não importa o tamanho do desafio.
    Lição em priorizar os interesses profissionais frente aos seus próprios - vale trocar Londres por Luanda, Rio por Caracas, etc.
    Lição por ter começado lá muito de baixo e chegar onde chegou...
    Lição de Geologia tarde da noite, quem não tomou?
    Lição de cidadania. Que os diga os leitores da Folha...
    Lição de português - não corrija meu texto, tá!?
    Lição de futebol - segundo Edu do Santos, o João conhece mais de sua carreira que ele próprio!
    Lição de parceria com um ser humano extraordinário, a Solange! Sorriso e suporte sempre! Seu grande motor de popa...

    Ao meu amigo e professor John John, muito obrigado por tantas grandes lições!

    Aquele abraço,
    Gustavo Tardin

    ResponderExcluir
  29. Homero, parabéns pela bela e merecida homenagem ao nosso querido amigo João, um gigante como profissional e ainda maior como pessoa. Abraço forte, Camargo

    ResponderExcluir
  30. Parabéns Homero pelo texto
    O João Grandão é uma pessoa que se admira pela trajetória pessoal e profissional, por tudo que realizou.
    Vá em frente João, novas tarefas e conquistas aparecerão!
    Adauto

    ResponderExcluir
  31. Também posso ter a honra de me incluir dentre aqueles que testemunharam a competência, profissionalismo, simplicidade e dedicaçao ao trabalho do Figueira.
    Carlos Borromeu

    ResponderExcluir
  32. Conheci o João em 1997 na Braspetro. Aliás, não sou tão inspirado quanto colegas que escreveram comentários antes de mim, como a Vera e o Gustavo, mas calhou que acabaram por me inspirar a escrever alguma coisa para não deixar passar em branco esse momento tão importante. João, grande santista, grande profissional, grande pessoa grande. Não conhecia esse detalhe da vida humilde dele quando jovem, tampouco lembrava daquele episódio do “pito” no guarda, e isso só contribui para que o admiremos mais ainda. Acabei fazendo um verdadeiro teste de memória e creio que passei. Nesse primeiro encontro, me chamou a atenção a retidão de João. Ele estava no exterior na época e, em poucas horas ou minutos de nossa reunião me passou vários detalhes técnicos de sua atividade como gerente da empresa na África – eu era gerente da GECONT na Sede. Realmente, em muito pouco tempo ele cativa o interlocutor por sua impostação de voz, educação, e todas as características de uma pessoa correta, íntegra, honesta. Aí fui forçando a memória... Para lembrar porque Gustavo e Vera o conheceram tão de perto. Se estiver errado, por favor me corrijam. Da África João seguiu para Londres onde trabalhou com Gustavo que lá já se encontrava, quando RB voltou ao Brasil para ser diretor de E&P na Braspetro. E depois RB foi gerenciar a PAI creio que João o sucedeu mais uma vez, agora na Diretoria. Onde Vera já estava há algum tempo. Outros dois colegas também valiosos, além de Homerix, of course... Como gostava de dizer minha finada avó, “recordar é viver”. Gustavo, nesse exercício de memória também acabei por lembrar que você foi um dos inesquecíveis amigos que me ligou em 2006 de Houston para BsAs, quando Deus quase me levou desse mundo. Jamais me olvidarei desse detalhe. Aliás, somos todos alvi-negros, não é mesmo? Voltando ao João, ao longo de alguns bons anos nessa década seguinte, de 2001 a 2010, tínhamos uma espécie de “confraria” para comentar e defender o bom uso do idioma lusitano, diante de tantas barbaridades e ofensas ao mesmo com as quais nos defrontávamos. Essa turma contava com Homerix, João, eu e mais dois colegas advogados, e foi bem divertido; não havia “whatsapp” na época, claro, mas hoje daria um ótimo grupo, com certeza. Depois disso, a Inter acabou, fui parar em outro lugar, João continuou viajando pelo mundo e eis que ano passado, já em plena pandemia, voltamos a nos encontrar, virtualmente, em uma “Live” de trabalho em meados do ano. João como presidente da empresa na Bolívia e eu na Conformidade aqui no Brasil. Foi muito bom revê-lo pela telinha depois de tanto tempo e creio que foi recíproco. Para variar, mais uma vez a inteligência e a educação dele sobraram em todo o evento. Era sobre Ética e Integridade –só podia, não é mesmo.
    Muito obrigado pela oportunidade de tê-lo conhecido, João! A2 - AC

    ResponderExcluir
  33. Fortíssimo Abraço, João! Arnaldo Coelho

    ResponderExcluir
  34. E tbm, obviamente, parabéns ao grande amigo Homero por mais uma linda história, como sempre tão bem contada, em (quase) todos os detalhes !!! Abçs, A2 AC

    ResponderExcluir
  35. Grande João Figueira, grande na competência, no conhecimento, no bom humor e, claro, no tamanho! E um dos poucos que zelam pela correção no uso da língua portuguesa! Foi um privilégio conhecê-lo. Um abraço do amigo Canellas.

    ResponderExcluir
  36. Grande homerix, somente você poderia retratar com tanta precisão nosso amigo João figueira. Parabéns pelo resumo perfeito desse grande profissional, cidadão, pai, marido e herói da nossa empresa. João, parabéns a você por essa lição fantástica de vida e muito sucesso também na nova fase. Parabéns também a tua família e em particular a Solange, seus grandes companheiros nessa aventura! Grande abraço, José Carlos e maite carvalhinho

    ResponderExcluir
  37. Meu querido João Figueira ou, simplesmente, Figueira, como eu respeitosamente o chamava. Desde o primeiro momento cativou a minha atenção e respeito pela sua competência, amizade e espírito de corpo, sempre disposto a dar umas aulinhas de geologia durante nossos encontros. Desenvolveu em mim, engenheiro mecânico, um gosto ímpar pela geologia. Guardo com carinho o material do curso "Geologia para não geólogos" até os dias de hoje. São muitas as boas lembranças do tempo em que trabalhei com ele, todas bem guardadas no meu coração. Não esqueço um belo jantar em sua casa onde pude desfrutar, junto com a minha esposa, de momentos agradabilíssimos em conversas com ele e sua esposa Solange.
    Que Deus os abençoe. Fica aqui o meu registro repleto de boas emoções no coração.
    E aproveito para parabenizar o Homerix por tão inspirada homenagem.

    ResponderExcluir
  38. Oi Homero

    O Grande João é o mais experiente Geólogo de Exploração Internacional do Brasil. Ele não deve parar por ai, faltam treze anos para completar 50 anos de trabalho. Sugiro que ele escreva um Livro sobre essa vasta experiencia.
    O João como geólogo honra a Escola de Geologia de São Paulo onde começou tudo.
    João: Saúde para você e sua heroica família.
    Abraços

    Porto

    ResponderExcluir
  39. Me fez lembrar dos dinamarqueses que chegaram por aqui e viviam assim morando nos mais diversos pontos do globo a trabalho. Não deve ser fácil, mas deve ser bem enriquecedor também. Eu só teria tido dificuldades em sair de Londres para Angola...Não por considerar Angola pior, não é isso. Apenas por amar demais a capital da Inglatera.
    Adorei quando foi tomar satisfação com o policial que não respeitou o sinal de transito. Boa, João. Fiquei fã. Abraços na Solange...

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  41. João: íntegro, competente, humorado e um amigo que todos querem ter. Ontem almocei com ele e mais dois amigos nossos...momentos de sorrisos, descontração e grandes histórias. Parabéns João pelo que você é e representa. Parabéns Homerix pela publicação.
    Amigo

    ResponderExcluir