-

sexta-feira, 26 de março de 2021

The Self Songs of The Beatles

Capítulo 20


A saga é

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

 
Nesta minha vigésima aventura pelo universo das canções beatle, dedico-me à análise daquelas  em que os autores falam sobre si mesmos. Portanto, a Pessoa mais presente aqui é a Primeira, e o pronome EU é freqüentemente usado. Encontrei 20 ocorrências de Self Songs entre as 185 canções compostas pelos Beatles!! 

Como já antecipado no Capítulo 3, John foi o mais ensimesmado dos Beatles, compondo em 10 oportunidades. Seu parceiro Paul, compôs outras 4 e os dois juntos, mais duas (dividi-as entre John e Paul, conforme quem deu a ideia). George cantou 3 vezes consigo mesmo, e Ringo contou sobre um desejo que teve!

Vejam a distribuição temporal:




John já começou sua auto-análise ainda na beatlemania, com duas canções em 1964, e repetiu a dose nos dois anos seguintes, dá uma reduzida em 1967 quando Paul, ganha dele, mas ano seguinte volta John firme, agora na companhia de George. Nos dois últimos anos, há a presença dos quatro Beatle, incluindo nosso grande Ringo!

De novo, viciado em classificar, fi-lo para as Self Songs, sabe como é, pra organizar o pensamento e para não ficarem muito grandes os capítulos!! Desta vez, foi mais difícil, tive que apelar um pouco, e peço parcimônia ao querido leitor.

Foram, então, quatro Classes identificadas.
  1. Mind: o compositor conversa consigo, descreve o que vai em sua mente;
  2. Body: o compositor sente em seu corpo os efeitos da vida; 
  3. Dream: o compositor pensa em alguém que se foi ou em algum lugar;
  4. Help: o compositor pede socorro pois se sente só.

O quadro abaixo resume a divisão dos 4 compositores pelas 4 classes identificadas:




Agora, como já estamos acostumados, apresentarei uma tabela em que listo todas as 20 Canções Ensimesmadas, destacando seus compositores, claro, mas em especial, trechos da letra das canções em que estão presentes as razões para eu classificá-las assim.

E, aqui também, o já tradicional Áudio File, com os trechos das canções correspondentes aos trechos de letras listados!!! 
Acesse e ouça e acompanhe as letras, neste LINK.

E ATENÇÃO!!!
Após a tabela, eu ofereço links para análises 
de cada uma das Classes das Self Songs!



Nos próximos capítulos procurei dar o detalhamento possível 
de cada uma das classes de Self Songs!

  • As 6 Mind Self Songs neste LINK 
  • As 3 Body Self Songs neste LINK
  • As 6 Dream Self Songs neste LINK
  • As 5 Help Self Songs neste LINK 
E, claro, os demais, neste LINK!!

Um comentário:

  1. Encontro aqui algumas das músicas que mais gosto e que de vez em quando me pego cantarolando. Mas espera aí, costumo cantarolar as dos outros temas também. Gênios!

    ResponderExcluir