-

quinta-feira, 4 de março de 2021

The Beatles on Girls - The 27 In Love Songs

Capítulo 5

Este é mais um capítulo do Projeto

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

Antes:
4. Neste LINKidentificação e caracterização de classes de Girl Songs

ALERTA: nas canções com títulos em vermelho 
têm mais detalhes sobre elas. 
Basta clicar em seu nome!

Agora, apresento a classe mais numerosa das Girl Songs, Love, apenas casais felizes, onde o compositor expressa seu amor pela parceira. Declarações de amor, saudade de voltar pra casa, a felicidade de estar com ela, cartas quando se está longe, necessidade de estar junto, e outras. 

A Classe Love aparece em TODOS os anos da carreira Beatle, veja aqui  que o quente do tema é, claro, a época da Beatlemania, entre 1963 e 1964, arrefecendo em 1965 e 1966, quase sumindo em 1967 e 1968, e retomando no último ano produtivo 1969, porque em 1970 só houve o lançamento do último LP, gravado no ano anterior!



Paul foi quem mais escreveu In Love Songs, foram 14 canções, mais uma junto com John, que escreveu outras 10, e George fechando com as outras 3. Como já antecipado no capítulo anterior, Ringo não escreveu nenhuma In Love Song!

Note que:

  • Todas as 4 canções de amor de 1966 a 1968 foram de Paul! Destaca-se a linda Here, There and Everywhere, e as vaudevilles When I'm 64 e Honey Pie. Naquele momento, John estava se embrenhando mais em conceitos lisérgicos e voltado para si, e George imergia na cultura indiana;
  • Na Beatlemania, John e Paul dividiram esforços nas canções de amor, com 9 cada um. Destacam-se, nesses anos, All My Loving, I Should Have Known Better, I Feel Fine, Eight Days a Week, e já no final do período (1965), Girl e Michelle;
  • Paul e George são complementares nas canções de amor. George só fez suas 3 canções de amor quando Paul interrompeu sua produção, ininterrupta desde o Ano Zero, em compensação, entre elas estava nada menos que Something, a maior de todas as canções de amor dos Beatles.
  • As duas últimas canções de amor de John foram pensando em Yoko, Don't Let Me Down e a esplendorosa Because, cantada em inimitável harmonia vocal tripla.
Na tabela abaixo, conforme prometido, listo as canções, com sua autoria e um trecho da letra com a evidência de por que eu a classifiquei assim.

Para acompanhar, se quiser, faça um download deste arquivo .mp3, aonde consolidei os trechos das canções que falam os trechos das letras que selecionei. Que tal? Eu juro que tentei muuuito colocar um link executável para cada uma, mas não consegui, então vai por download mesmo...  Acho que só funciona em computadores! Tentei no meu celular, e não funcionou! Tente, neste LINK

O ideal é botar pra tocar, voltar ao post e acompanhar a letra!!!

E, me perdoem, por interromper tão bruscamente tantas obras de arte.... se eu me estendesse muito, ia ficar muito pesado!!



Só por desencargo de consciência, fui conferir a lista da coletânea Love Songs. Basicamente todas as canções de lá estão aqui classificadas em alguma categoria da minha classificação de Girl ou Miss Songs. Só não concordo com She's Leaving Home estar lá, pois está longe de ser uma Love Song! Aliás, In My Life também não é!!


Próximo Capítulo

5. Neste LINK, comentários e trechos da Classe 'Flirt' das Girl Songs

5 comentários:

  1. Trabalho intenso e somente realizável por um Beatlemaníaco Raiz Profunda. A simples menção à discografia daqueles ícones musicais me remete a uma já distante infância e adolescência nas quais ouvia com fascínio as seguidas composições mágicas daqueles gênios. A cada dia uma nova experiência num período de grandes novidades e também daquela sensação de eternidade, aliada a um futuro desconhecido a ser desbravado. O tempo passou, mas não as músicas, tampouco as lembranças. Obrigado Homerix!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma obra de folego e importante sobre os Beatles. Excelente. Abrs.

    ResponderExcluir
  3. Caro Homerix se nos curtimos ler e procuramos o entendimento, imagino como você deve curtir este trabalho (!). Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Cliquei no LINK e ouvi impecavelmente na íntegra, pelo celular. Sensacional! Gratidão...
    Denise

    ResponderExcluir
  5. Ah, não me diga que a maravilhosa Because foi escrita pensando em Yoko. Estragou tudo. Mas se foi perdeu o tempo. Não se parece nada com ela. Se parece com canção de Amor. Quando coloco amor com A maiúsculo me refiro a amor mesmo aaquele cantado em All YOu Need is Love. Eu vejo isso muito nas músicas dos Beatles. Por um longo tempo achava mesmo que era eu querendo ver neles algo ainda melhor do que eram. Até que vi uma declaração de George dizendo algo parecido com isso aqui: Os Beatles podem ser definidos com uma só palavra: Amor. Então eu vi que eu não estava tão equivocada não. Eles eram mesmo adiante do tempo. Muito adiante do tempo. Cantaram muitas musicas de amor por uma outra pessoa. Mas também cantaram para o mundo. Para o Universo. Eu até faria uma lista das Cançãos de Amor dos Beatles. Você não fez esta lista, ou melhor fez sim. Mas com outro nome. Claro que você não deixaria de ver as mensagens de Amor dos Beatles. All you Need is Love! EStava dizendo que tudo mundo precisa se apaixonoar por uma única pessoa? Jamais.
    Because cabe nessa lista. Eu penso que John realmente se inspirou no estilo de escrita de Yoko. Ela escreve bem. Se tem uma coisa que gosto nela é seu estilo poético. De vez em quando ela acerta na poesia.Because them algo que lembra o jeito dela se expressar. Mas não passa disso. O que ele está dizendo ali é que o Amor é tudo. Nâo há uma vez a palavra she na música. Tem you. E You pode ser algo para todos nós. Vocês.

    Foi John quem teve a ideia da harmonia também? Porque aquela harmonia é o ponto mais forte da música.

    Acabei de me lembrar: o show do Cirque du Soleil só com músicas dos Beatles se chama 'Love". Ah, isso não é por acaso. Eles cantavam o Amor Universal sim. Pelo menos outras pessoas sentiram o que o que sinto.

    Hey, thank you girl for transformada em algo como músicas romantica...mas parece que eles achavam que tinha de ser assim. Mas eu soube que estavam agradecendo a todas as meninas beatlemaníacas que gritavam por eles.

    ResponderExcluir