-

domingo, 3 de abril de 2011

Mães do Chico


O Bonequinho d'O Globo dormiu.

E, incrivelmente, eu dei razão a ele..... na primeira metade do filme...
Em verdade, EU TAMBÉM DORMI!!!  

Mas felizmente, eu acordei, mas o Bonequinho, parece que não..

Tivesse acordado, e fosse uma pessoa sensível, teria terminado o filme arrepiado e soluçando, como eu.

Cara, nos primeiros minutos, eu matutava  sobre que péssima foi a escolha de elenco, que diálogos pobres, que interpretações fracas, aonde aquilo ia chegar e principalmente, que ritmo era aquele, que me fez dormitar alguns minutos e perder algumas cenas. As que vi eram incompletas, as lágrimas poucas, não despertavam emoção.

Mas aí aparece a paz de Chico Xavier, na pele de outro Xavier, o Nelson, que parece, sim, ser a reencarnação, em tela, do médium que nos deixou. Parece que Chico está de volta. A nos dar palavras de paz. Nunca se ouviu da boca de Chico nada que não fosse paz, caridade, devoção ao próximo. E Nelson trasnmite brilhantemente o recado. A presença de Chico/Nelson arrepia.

São três histórias de perdas, escolhidas dentre as milhares , em que Chico ajudou a trazer o conforto para os que ficaram. Ficaram com culpas, acusações, incompreensão.

Do meio para o fim, na verdade, no terço final, ocorre uma enxurrada de emoções, com o esclarecimento das histórias, que pareciam soltas,  a terminação das cenas que estavam incompletas e finalmente se amarravam. 


E aí, de repente, os atores começam a trabalhar  muito bem, quem estava inexpressivo desabrocha, as falas passam a ser emocionantes, as cenas tem todo o sentido, e a gente chora, chora, chora.

E aconteceu um tocante recado contra o aborto provocado, que, afinal veio dar razão a uma das histórias que, no começo, estava solta, não estava claro aonde se queria chegar!



Como sempre, a palavra de Chico/Nelson é serena, tranquilizante, arrepiante, a acompanhar as lágrimas.

Isto é Chico Xavier.

Vou ficando por aqui, nem sei se recomendo, afinal dormi, e não sei até que ponto você ficará sensibilizado com a coisa, para poder compensar o marasmo do começo. 



Ah, sim, a música é de Flávio Venturini, competente e adequada.


Um abraço


Homero Sempre Com Chico Ventura

9 comentários:

  1. Valeu...
    Homerix, com tudo dito por você, que tem credibilidade para mim, não irei ver o filme... quando passar na TV assisto, pois dá para pausar nos momentos escolhidos!!!!!!!!!!!!!!!!
    Paulus

    ResponderExcluir
  2. Vou levar meus pais que estão me visitando, acho que eles vão gostar do filme, seus comentários me encorajaram a fazê-lo, afinal vc experimentou. Meu aniversário: 22/04 dia da invasão do Brasil.Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, concordo com você! Aconteceu o mesmo comigo, só que que eu acho que eu dormi bem mais que vc rsrs.
    Talvez a grana estava curta e quando o elenco se envolveu com o tema... daí fluiu!

    ResponderExcluir
  4. Informa a data de aniversário que é comemorada todo ano, desde o nasciturno

    ResponderExcluir
  5. Continuando.... em 05 de Março
    Paulus

    ResponderExcluir
  6. Depoimento sincero, isso é que é importante. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Quero demais ver esse filme, Homero. Chico Xavier é formidável. Sua serenidade parece ter sido incorporada pelo Nelson Xavier em suas interpretações. Ótima dica e depoimento.

    ResponderExcluir
  8. Caro Homerix,
    Tudo isto me emociona muito. Minha mãe foi muito próxima dele e tb uma "mãe de Chico". Recebeu muito apoio dele qdo perdemos nosso irmão e muitas mensagens psicografadas por ele.
    Rosa

    ResponderExcluir
  9. Homerix
    meu aniversário é 29 de agosto.
    Obrigada pela atenção.
    Rosa

    ResponderExcluir