-

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

O público é pequeno, mas a satisfação é enorme!

Ano passado, o Portal Gama, de Belo Horizonte me convidou a fazer uma Live sobre o Show no Terraço, aquela ocasião em que os Beatles fizeram sua última aparição ao vivo, lá em 30 de janeiro de 1969. Adorei! O pessoal gostou!

Neste ano, renovaram o convite pra falar sobre Beatles...

E eu perguntei se tinha algum tema específico, e o Luiz Renato disse... "o que você quiser!"

Bem, então eu pensei o seguinte... eu tenho a minha saga que estou desenvolvendo, com o Universo das Canções dos Beatles, que já vai a 52 Capítulos, e vai chegar a perto de 70, e que poderia servir de roteiro para qualquer tema referente à nossa querida banda, a melhor de todo os tempos.

E mandei o roteiro que está ao final do post!!

Chegando o dia, o Portal me enviou o simpático convite, amparado por uma divertida montagem com a foto da capa do With The Beatles, o 2º LP, lá de 1963, apondo nossas fotos em vez de John, Paul (os dois com minha face) e George, Ringo (com a face do Luiz Renato).


Chegado o dia, elaborei este convite

Confirmado, gente, hoje às 20:30 tem bate-papo meu no Portal Gama

O assunto… já sabem… Beatles… sou Beatlelado!!!

Já me chamaram de Enciclopédia Beatlânica… um exagero, garanto!

É no Instagram! @gama_portal ou @venturahomeroventura

Depois, verificarei se dá pra youtubizá-la.

Pessoal gostou dos trocadilhos, e tal, mas nenhum é meu: a 'Enciclopédia Beatlânica' é de um admirador, e o 'Beatlelado' é do meu filho, que recomenda que eu amplie meus horizontes para além dos Beatles, hehehe!!

Ao longo da tarde, treinamos o uso no Instagram, e verificamos que a ordem natural das coisas, com o Portal como Host, comandaria a LIVE, não funcionaria. Não teve jeito! Então, saí fora da caixa e propus tentar de novo comigo no comando, e deu certo! E combinamos que assim faríamos... E ele recomendou que não me esquecesse de salvar ao final!! E propôs como seria o começo do bate-papo: a discografia brasileira dos Beatles! Eu achei maravilhoso, até porque será esse o tema da próxima fase de minha saga!! 

E assim, postei-me em frente a meu notebook, claro que antes fazendo a barba e me perfumando, afinal, era sexta-feira, horário nobre, e tal! O contato deu certo e começamos... ele ia mostrando os discos que tinha, começou com o Beatlemania, de 1964, eu fui comentando como ele era parte dos dois primeiros LPs da discografia oficial britânica, Please Please Me e With The Beatles, e que outra parte das canções destes dois últimos saiu no 2º LP brasileiro, o Beatles Again, que eu também tive. Nunca entendi por que simplesmente não repetiam os lançamentos da Inglaterra. Aliás, os Estados Unidos também demoraram a adotar a ordem oficial, e fomos conversando sobre isso, a caminhada ao longo da década de 1960, as verdadeiras heresias que cometeram lá e aqui, e tal, a coisa ia bem, e no final da primeira hora, ele deu a deixa pra que eu começasse a falar de minha saga, e eu comecei, feliz da vida, até que ... deu pau!

O Instagram derrubou nossa Live, não sei por quê, tentei salvar, mas não consegui, e abrimos outra, e seguimos conversando, falei sobra os Assuntos e Classes das letras das canções, o que levou aos primeiros 30 capítulos da saga, e depois comentei sobre as estatísticas, 'muito importantes', que eu criei, o que gerou mais 5 capítulos, culminando com a declaração dos vencedores de cada categoria, e passei a descrever os capítulos dedicados a cada LP dos Beatles, e mostrei um exemplo, e nisso foram mais 20 minutos, e deu pau de novo...

Só que aí, eu fui mais esperto e salvei!! E comecei ainda outra Live, e acabei de falar sobre a Saga, em sua nova fase Beatles Ano a Ano, em que estou no momento, e contei como parei tudo para fazer um respeitoso recesso para dedicar-me ao maior produto Beatle deste milênio, o documentário Get Back, do nosso agora herói Peter Jackson, diretor do Lord of the Rings, que dedicou quatro anos de sua vida burilando 60 horas de vídeos e 180 horas de áudios daqueles 30 dias (corridos) de sessões do Projeto Get Back, de volta às origens, e seguimos trocando impressões sobre a efeméride, e depois, com enorme gentileza, Luiz instigou que eu falasse de meus filhos artistas, minha filha escritora Renata e sua obra, meu filho músico Felipe e sua obra e nisso ficamos a última hora. Ao final, consegui salvar também!

Ao longo dos últimos dias, o Luiz conseguiu converter os dois vídeos do Instagram em um vídeos MP4 já com a configuração Landscape, ao contrário da Portrait, dos celulares, e eu fiz um Upload para o YouTube, DEU CERTO, e aqui está ele, que apresentei com este texto, no Facebook, e para algumas pessoas no WhatsAPP.

Fiz uma Live com o Portal Gama sobre um assunto, tipo samba de uma nota só, de minha parte.... 

Estamos conversando sobre The Beatles!!!

Gostei muito! 

Perdi uma hora dele, por inépcia minha, mas ainda sobrou 1:20 de bate-papo!

Enjoy!

Pra entender o still que o YouTube escolheu aleatoriamente:

1. Do lado esquerdo tem um gráfico constante de minha saga O Universo das Canções dos Beatles!

2. Do lado direito tem o host Luiz Renato, aparentemente feliz com o que está ouvindo! 

https://youtu.be/7L49oFea6mo


 

E aqui estou, fazendo este resumo do acontecido!!

Sempre é bom registrar no blog... para a posteridade!!

Bem, eis o roteiro que apresentei ao Portal!

[19:16, 24/11/2021] Homerix: É que estou terminando (será) minha saga com uma última (será) em que debulho os Beatles ano a ano.....

[19:18, 24/11/2021] Homerix: Claro que uso as 211 análises de canções como pano de fundo aos acontecimentos, afinal elas foram os produtos do trabalho deles e que estão aí até hoje, mas aproveito para colocar na linha do tempo, entremeado por fatos além da parte musical, e claro, insiro algumas fofoquinhas, que ninguém é de ferro... 

[19:21, 24/11/2021] Homerix: Então, a entrevista poderá ser conduzida por você ou sua simpática sócia, abrindo para as diversas fases.... primeiro, a motivação para o primeiro post, que foi a constatação de que quando os Batles acabaram, o mais velho deles não tinha 30 anos e mesmo assim, mudaram o mundo.... então ele versou sobre a produtividade deles, de 211 canções em 7,5 anos...

[19:33, 24/11/2021] Homerix: https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/08/a-produtividade-dos-beatles.html

[19:34, 24/11/2021] Homerix: Depois veio a ideia de dividir as canções por assunto, e identifiquei 7 deles, 

    1. as Girl Songs, 

    2. as 'I Miss Her' Songs, 

    3. as Speech Songs, 

    4. as Story Songs, 

    5. as Self Songs, 

    6. as Acid Songs e até 

    7. as Nonsense Songs

[19:35, 24/11/2021] Homerix: https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/08/a-inspiracao-dos-beatles.html

[19:39, 24/11/2021] Homerix: Depois, eu pretendia fazer um post por assunto, mas logo vi que o assunto Girl Songs ficaria enorme, então pensei em dividi-lo em Classes, e aí vieram 

    1. as Love Girl Songs

    2. as Flirt Girl Songs

    3. as DtR Girl Songs

    4. as Sex Girl Songs

    5. as Cupid Girl Songs

E então, o assunto Girl Songs gerou um total de seis posts….

[19:39, 24/11/2021] Homerix: https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/08/the-beatles-girl-songs.html

[19:44, 24/11/2021] Homerix: E essa divisão em Classes dentro dos Assuntos virou um vírus que contaminou outros cinco Assuntos, apenas o último, das Nonsense Songs, que requereu apenas o próprio post de definição. Resumindo, esta primeira fase da minha Saga, aliás, que chamei de O Universo das Canções dos Beatles, gerou 30 Capítulos, em 30 posts, e que resumi, numa Super Tabela.

[19:45, 24/11/2021] Homerix: https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/10/a-grande-tabela-beatle.html

[19:48, 24/11/2021] Homerix: E vieram algumas estatísticas que só eu mesmo, tabulando nomes de homes, de mulheres, outros nomes, animais, culminando no Capítulo 35 com uma super estatística resumo, declarando quem foram os campeões de cada categoria que eu inventei.

[19:55, 24/11/2021] Homerix: https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/11/hora-do-balanco-quem-e-o-campeao.html

[20:08, 24/11/2021] Homerix: E surgiu a necessidade de analisar cada um dos álbuns dos Beatles. Eles foram 12, e houve um EP, e muitas canções foram lançadas em compactos. Alguns deles de 1967, foram juntados em 1976 ao EP, configurando-se no 13º LP, e as demais canções foram grupadas em dois outros álbuns, os Past Masters #1 e #2, que viraram o 14º e o 15º álbuns oficiais do catálogo britânico, que é o que regulou minha pesquisa.

E vieram os capítulos 36 a 40, em que produzi um post pra cada um dos 5 primeiros álbuns dos Beatles, Please Please Me, With The Beatles, A Hard Day’s Night, Beatles for Sale, e HELP!, ficaram capítulos enormes, pois eu detalhava o cenário de cada um, os assuntos das canções, conforme o critério que eu mesmo estabeleci, e analisava cada canção, sua música, letra…

[20:13, 24/11/2021] Homerix: De posse das 211 análises, resolvi reposicioná-los Ano a Ano, conforme foram lançados na Inglaterra. Achei que seria apenas um reposicionamento de trabalhos já realizados, mas não... Criei um outro monstro .... estou fazendo um diário dos Beatles, na visão Homerix, destacando o que acho que aconteceu de relevante na história deles, posicionado no exato momento em que aconteceu. Então comecei um novo contador, o de canções conforme seu lançamento na Inglaterra.

[20:15, 24/11/2021] Homerix: O Primeiro Capítulo desta nova fase, chamei de The Beatles - Do Big Bang até 1962... 

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/11/the-beatles-do-big-bang-1962.html

[20:21, 24/11/2021] Homerix: E no momento, estou finalizando o ano de 1963..... e depois virão 64, 5, 6, 7, 8, 9, 1970. Será o final? Nããão!!! Quem acompanhou minha Saga deve ter reparado que eu sempre critiquei a salada que a Capitol Records nos EUA e e Odeon aqui no brasil fizeram com o catálogo dos Beatles, durante os primeiros 4 anos deles. Então haverá dois reagrupamentos, um com o que aconteceu no Brasil e outro com o que aconteceu nos Estados Unidos, então, no mínimo, 63, 64, 65, 66 para cada um dos países, porque de 67 em diante os dois países rebeldes adotaram o catálogo oficial britânico.

[20:21, 24/11/2021] Homerix: Ufa!

Um comentário:

  1. Eu vi. Você sabe que achei uma delicia de bate papo. Até imaginei, sabendo não ser possível, eu no meio dando palpites...palpiteira que sou. E agora que você postou aqui que outros apareçam.

    ResponderExcluir