-

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

THE BEATLES - Do Big Bang a 1962

Hora de adentrar a uma nova fase de minha Saga, 

O Universo das Canções dos Beatles! (LINK)

Vou fazer uma compilação de tudo o que escrevi mas na ordem em que tudo aconteceu, por exemplo, oferecendo compactos e LPs no momento em que vieram ao mundo, e tudo o que envolvia seu lançamento. E alguma informação quanto à vida dos 4 Beatles. 

Todo começo tem que começar do começo, então para o primeiro capítulo dessa fase, que conta o que aconteceu em 1962, ano do 1º lançamento, vou fazer, na verdade, algo que vou intitular 'The Beatles - Do Big Bang a 1962'. Claro que o BBB - Beatles Big Bang, eu defino como O Dia em que a Terra parou para testemunhar e abençoar o encontro de John Lennon com Paul McCartney, um iluminado 6 de julho de 1957, no pátio de uma igreja. Tinha que ser um local abençoado! Não há dúvida de que foi um Big Bang, para uma Big Band, aliás, The Biggest Band. Posso garantir que um rebento, ainda no 3º mês de gestação, do outro lado do Atlãntico e abaixo da Linha do Equador, deve ter dado um chute em Mãe Iracema.

Para isso, nada melhor que usar este texto que fiz no ano passado, apenas adaptando algumas coisinhas...
Resultado de imagem para tea shirt 60 years beatles
Desde que recebi a oferta desta camiseta ao lado, fiquei intrigado. Uma fotomontagem como se  Paul McCartney estivesse comemorando os 60 anos dos Beatles em 2020... fiquei encafifado... pois nunca comemorei o início dos Beatles em 1960. Fui pesquisar, e logo achei. Foi em agosto de 1960 que John Lennon resolveu despratear o nome da banda, e removeu o 'Silver' de The Silver Beatles, restando apenas The Beatles, da forma que a conhecemos, sim, já há 60 anos. Antes dele, tocaram um tempo como Johnny and The Moondogs, além da original The Quarrymen, que foi como tudo começou.

É isso mesmo? Pera lá, em 1960, nem Ringo estava na banda, nem George Martin sonhava em entrar pra história, nem tinham Brian Epstein como empresário! Portanto, ainda não eram The Beatles, como conquistaram o mundo, não, não, não me convencem!

Até porque se for pra considerar Beatles sem Ringo, o próprio Paul considera que 'In Spite of All The Danger' foi a primeira gravação dos Beatles!
Ainda na época dos Quarrymen (John, Paul, George e John Lowe e Colin Hampton), 
gravaram algo parecido com um disco (nem acetato era, pois não tinham o dinheiro)
na 1ª metade de julho de 1958 (porque a 2ª metade começou com uma tragédia), 
em algo parecido com um estúdio (em Kensingnton, Liverpool), 
com um microfone único pendurado no teto (e o 'ótimo' som captado), 
uma McCartney/Harrison (de fato, composição de Paul com guitarra de George). 
Deixo aqui uma cena do filme Nowhere Boy com a canção - LINK.
No Lado A, eles gravaram um cover de Buddy Holly, That'll Be The Day! 
Mas não.... não ... ainda prefiro minha interpretação.

Resultado de imagem para love me do singlePra mim, The Beatles começaram, já com a formação definitiva, em 5 de outubro de 1962, contei aqui neste link, quando lançaram o primeiro compacto com 'Love Me Do' e 'P.S. I Love You'. Somente aí, deixaram de ser aquela banda de rock de uma cidade litorânea do norte da Inglaterra, para serem conhecidos em Londres, e chegarem ao 17° lugar das paradas inglesas, e fazerem shows na capital e depois toda a Inglaterra e depois todo o Reino Unido e depois toda a Europa e depois a América e depois o mundo! Foi naquele dia que a luz se acendeu. E, claro, eu gosto muito de celebrar aquele 5 de outubro porque naquele exato dia, mais especificamente, naquela exata noite, estreava, com grande pompa e circunstância, o primeiro filme de 007, Dr.No, com Sean Connery no papel de James Bond, que no Brasil saiu como 007 Contra o Satânico Dr.No ... coitado do Demo, sempre levando a culpa! Foi naquele dia que a luz se acendeu. Sim, naquele dia The Beatles vieram ao mundo. 
Ou, 45 dias antes, pra ser mais preciso!

Permitam-me algumas ilações! 

Vamos ampliar a discussão de datas, mas levando para um outro raciocínio, tipo ‘Se isto não acontecesse, os Beatles não existiriam!’. E então temos vários momentos de conjunção cósmica que levaram à formação dos Beatles. São fatos que SEM OS QUAIS NÃO ocorreria o fenômeno conforme o conhecemos. A partir daqui, uso a expressão em latim do mesmo significado, SINE QUA NON! A meu ver, foram 8 condições SINE QUA NON para o fenômeno.

1

Resultado de imagem para quarrymen
Em primeiríssimo lugar, tem o 6 de julho de 1957, quando John conheceu Paul, no pátio de uma igreja de Liverpool, levado por um amigo comum, Ivan Vaughn, a quem nós beatlemaníacos agradecemos a passagem pela terra. John ouviu suas habilidades, percebeu que era um talento de igual magnitude que ele, e após uma noite debatendo com seu imensurável ego, decidiu por admiti-lo no Quarrymen. Esse episódio foi contado no filme Nowhere Boy (resenha aqui!). E conto sobre essa parceria que ali começou neste LINK!



SINE QUA NON 1: 
Se John não conhecesse Paul, 
The Beatles não existiriam!
________________________________________________________




2
Resultado de imagem para quarrymenDepois, um certo 6 fevereiro de 1958 (quando eu já tinha um mês neste mundo) também foi fundamental, pois foi quando Paul trouxe seu amigo de escola George para conhecer John, pasmem, no andar de cima de um ônibus, onde deu um show na guitarra. John demorou um pouco para admiti-lo na banda por ser ainda um pirralho (ainda ia completar 15 anos), mas acabou por render-se à habilidade do menino.


SINE QUA NON 2: 
Se Paul não trouxesse George, 
The Beatles não existiriam!
________________________________________________________
Breve pausa para uma tragédia.... 
Depois de ficar afastado da mãe Julia, por 10 anos, aos 15, John voltou a ter sua companhia, estava de bem com a vida, ela era muito alegre e jovial, ensinou-lhe os primeiros acordes num banjo, era adorada pelos amigos, inclusive Paul, até que o destino deu um duro golpe no rapaz, meses antes de seus 18 anos: em Julho de 1958, quando atravessava a rua da casa de sua irmã, Menlove Avenue, para pegar um ônibus, Julia foi atropelada por um policial bêbado, de folga, sendo lançada a metros de distância, e morrendo instantaneamente, aos 44 anos de idade. 
John nunca se conformou. 
De volta às condições para o sucesso...

3
Stuart e Astrid
Pouco tempo depois, com Pete Best na bateria e com o concurso de Stuart Sutcliffe no baixo, um ótimo artista plástico, mas que não sabia tocar baixo, estava lá só porque conseguiu comprar um baixo e era o melhor amigo de John, os rapazes partiram para Hamburgo, onde tocavam 7 horas seguidas todas as noites, com George ainda menor de idade, e aprimorando suas cometências (?? ... clique aqui!!). Ao final de 18 meses de convivência, Stuart percebeu que a praia dele era outra e resolveu ficar lá, com a  nova namorada, a artista Astrid Kircherr, fotógrafa de fotos históricas dos rapazes. Corria o mês de julho de 1961. Sua saída se constituiu num turning point, porque somente aí, Paul assumiu de vez o baixo e se tornou um dos maiores baixistas de todos os tempos, fator crítico de sucesso da banda. Algum tempo depois, em março de 1962, infelizmente, Stuart veio a falecer, devido a um aneurisma..., aliás, mais um momento especialmente ruim da vida de John, falo sobre outros aqui.


SINE QUA NON 3: 
Se Stuart não fosse embora, 
The Beatles não existiriam!
________________________________________________________




4
Brian Epstein, empresário dos Beatles, morreu em
                    agosto de 1967 aos 32 anos. (Foto: Divulgação)Um próximo momento foi quando Brian Epstein resolveu sair de sua loja de discos (NEMS) na hora do almoço para ver ao vivo uma banda que ele ouvira em um disco, gravado em Hamburgo, em 22 de junho de 1961, acompanhando Tony Sheridan, que tinha uma certa projeção,  cantando a valsinha "My Bonnie" em ritmo de rock (LINK). Ele gostara do som, porém o que lhe impressionou foi mais a banda de apoio que o próprio astro. E chegou ao The Cavern Club e ouviu John e Paul dominarem o palco, George com ótimos solos de guitarra, e ainda Pete Best na bateria, mas principalmente, ficou impressionado com o carisma deles, principalmente dos dois frontmen. Era um 9 de novembro de 1961 escrevi sobre isso aqui. Um mês e um dia depois, fez a proposta de empresariá-los em troca de 25% dos rendimentos, com ele arcando com todas as despesas, eles aceitaram e começaram a batalha por uma gravação.

SINE QUA NON 4: 
Se Brian Epstein não chegasse, 
The Beatles não existiriam!
________________________________________________________



5
Resultado de imagem para decca tapesTalvez eu apele um pouco agora, mas um NÃO pode ter sido essencial para o sucesso deles. Escrevi sobre isto aqui. Foi Dick Rowe, gerente da Decca Records que, num 1º de janeiro de 1962, recebeu-os em sua gravadora para um teste, não gostou do que ouviu, dizendo que aqueles grupos de guitarra não tinham futuro... Se tivesse gostado, e assinado com eles, talvez eles tivessem mantido Pete Best. E não teriam Ringo, fator crítico de sucesso da banda, e não teriam conhecido George Martin, outro fator crítico de sucesso, pois era gerente de uma gravadora concorrente. Apelei? Bem, o tape virou um dos mais procurados pelos fãs e foi oficializado no Projeto Anthology 1, 30 anos depois.

SINE QUA NON 5: 
Se Dick Rowe tivesse dito SIM, 
The Beatles não existiriam!
________________________________________________________


6
E seguimos... com aquele NÃO, o desânimo tomou conta dos rapazes mas não de Brian, que seguiu buscando, e passou nos escritórios da grande loja HMV em 363, Oxford Street, para transformar a fita da Decca num disco, entregando-a para um  certo técnico de som Jim Foy, que ouviu e gostou, sugeriu que conversasse com o chefe dele, um certo Sid Coleman, que pegou o telefone e marcou uma reunião do grupo com um certo George Martin da EMI. Era um 8 de fevereiro de 1962, portanto outra data ‘sine qua non’ sem a qual não haveria o sucesso. Fizeram até uma placa celebrativa no endereço, mesmo sem a HMV lá. Foto de 2005, em uma peregrinação pelos locais Beatle que fiz em Londres, a qual conto neste LINK.

SINE QUA NON 6: 
Sem o encontro na HMV, 
The Beatles não existiriam!

________________________________________________________


7
Resultado de imagem para george martin meets the beatlesE, claro, o próprio dia do encontro, um certo de 6 de junho de 1962, na EMI, com George Martin, que aliás nem os ouviu ao vivo, ficou só na fita, mas enxergou longe, adorou o carisma dos rapazes (o garoto George até reclamou da gravata do velho George), assinou contrato mas recomendou que trouxessem outro baterista. Martin foi fundamental para a transformação dos Beatles numa banda mais madura, e sempre estava aberto a ouvir as ideias dos rapazes e fazia o possível para concretizá-las.

SINE QUA NON 7: 
Se Martin tivesse gostado de Pete Best, 
The Beatles não existiriam!
________________________________________________________



8
Resultado de imagem para ringo starr in hamburgE somente aí, apareceu a chance de Ringo. Já era o melhor baterista de Liverpool, era o único dos quatro que tinha um carro, astro da banda Rory Storm and The Hurricanes, era claro que John e Paul o queriam na banda. Fizeram o convite, ele se manteve nas duas bandas por um tempo, até que, num 22 de agosto de 1962, assumiu de vez as baquetas da bateria Beatle para nunca mais largá-las, exceto num par de três ou quatro breves ocasiões, por saúde, férias e briguinhas... Falo sobre esse episódio em minha breve biografia sobre Ringo Starr, que está neste LINK.
The Beatles estavam completos!

SINE QUA NON 8: 
Se Ringo fosse fiel à sua banda, 
The Beatles não existiriam!

________________________________________________________

A partir daí, foi só botar o talento e o carisma pra fora e correr para mudar a história!!

Alguns fatos marcantes que ocorreram entre o 22 de agosto, quando Ringo chegou, e o 5 de outubro de 1962, quando o compacto foi lançado, estão imiscuídos nas análises de suas duas canções, que virão em seguida. As datas mais marcantes foram as duas primeiras sessões de gravação dos Beatles em Abbey Road, nos dias 4 e 11 de setembro.

Nesse período, mais um Beatle Fact importante: 
Em 23 de agosto de 1962, John se casou com Cynthia, já grávida de Julian!

Agora, vamos às análises das canções do 1º compacto dos Beatles, os detalhes de suas composições e gravações. Basta clicar no nome da canção para ter acesso a detalhes sobre sua composição, interpretação da letra, identificação de sua estrutura e fatos importantes sobre sua gravação, e eventualmente, breves fofocas, porque ninguém é de ferro...

1. Love Me Do (by Paul McCartney)

2. P.S. I Love You  (by Paul McCartney)


_____________________________________________________________

Conforme já explicado aqui em cima, durante a análise de Love Me Do, o 1º compacto dos Beatles foi um sucesso, atingindo o 1º Quinto dos Top 100 da parada inglesa, o que era absoluta novidade para uma banda em sua estreia. Não se sabe em que posição ficaria se não houvesse a ajudinha do empresário deles Brian Epstein, que comprou 10.000 cópias para sua loja NEMS, de Liverpool. O fato é que o 17º lugar garantiu à banda uma exposição ótima em rádios, além de aumentarem o cachê de seus shows. Antes, devo estabelecer uma convenção pra efeito de estatística de shows dos Beatles. Minha contagem vai começar de 5 de outubro de 1962, que foi quando eles vieram ao mundo do estrelato, já com disco lançado. Se quiserem considerar desde que Ringo se juntou definitivamente aos Beatles, somem 39 aos números... Aliás, falando nisso, pode contar, desse dia 1 da contagem até 31 de dezembro, temos quantos dias .... 88 dias. Em metade desses, eles estavam em palcos da Inglaterra, cantando até em Liverpool! Em dois deles, abriram para Little Richard. E em outros 24, em duas temporadas de duas semanas no Star Club de Hamburgo, cumprindo contratos já firmados. A última delas foi de 18 a 31 de dezembro. Então, 88 - 44 - 24 = 20 dias..... Foram de férias? No way!! Os convites começaram a aparecer, na TV Granada e na Wembley TV, entrevistas e programas na Rádio Luxemburgo, e fizeram uma primeira aparição na BBC, aonde fariam participações em shows ao vivo e até teriam um programa só deles no ano seguinte.... Contabilizando, foram 4 entrevistas em programas de rádio e 6 aparições em programas de TV. Também estiveram mais uma vez em Abbey Road, para gravar o 2º compacto, dia 26 de novembro!! Era o início de uma agitação só, viagens, filmagens, programas, shows, que só terminaria quatro anos depois quando fizeram seu último show ao vivo.... mas ainda teriam muito mais a mostrar! Mas isso é papo para os próximos capítulos.

Vou começar aqui uma tabela, apenas para deixar registrada a evolução de números impressionantes, que jamais foram (serão?) repetidos por nenhuma outra entidade artística. Vale aqui, para as sessões de gravação, o mesmo critério adotado para o quantitativo dos shows: só valem as sessões de gravação a partir da chegada de Ringo, segundo a minha visão, o dia em que os Beatles começaram! Então, você verá que eu coloquei para 1962 um total de 3 sessões de gravação, não contando aquela com Pete Best em Abbey Road, muito menos a sessão da Decca do início do ano! São as duas sessões  para a gravação do 1º compacto (4 e 11 de setembro) e a única para gravação do 2º (26 de novembro)!

NÚMEROS DOS BEATLES

Até 31 de dezembro de 1962

Compactos: 1

Canções originais: 2

Sessões de gravação: 3

Shows no Reino Unido: 44

Shows na Europa (sem UK): 24

Entrevistas em rádio: 4

Aparições em TV: 6

Beatles casados: 1

Conforme for a evolução, eu provavelmente farei uma tabela mais estruturada! 


Próximo Capítulo: The Beatles' 1963 - O 1º Compacto Nº 1 (LINK)

3 comentários:

  1. Confesso não ter entendido bem como será a nova fase. O texto já é conhecido. Até fiz comentário antes. Mas tenho certeza que sua ideia não é apenas repetir o já publicado. Como será?

    ResponderExcluir
  2. Buen día Homerís, te felicito por la selección de sucesos Beatles. Son tips cortos pero precisos que enriquecen a las nuevas generaciones. Por mi parte tengo 53 años coleccionando a los Fab Four. Qué digan tus éxitos. Abrazos.

    ResponderExcluir