-

segunda-feira, 8 de março de 2021

Magical Mistery Tour - Lançamento, Recepção, Legado

 O Capítulo 44 de minha saga O Universo das Canções dos Beatles 

(com seus Capítulos neste LINK ) 

fala sobre o álbum Magical Mistery Tour conforme foi lançado nos Estados Unidos em 1967. Ele continha em seu Lado A, as seis canções feitas para filme homônimo, o 3° dos Beatles ,e no Lado B, as cinco canções que foram lançadas em compactos naquele ano. Note ao lado, as canções da trilha no topo e as dos singles abaixo, com direito a 4 Obras-Primas! A imagem central tem os quatro Beatles em suas vestimentas animalescas que usaram na cena da canção I Am The Walrus, com a singela diferença que o Leão Marinho vestia branco no filme, e preto na foto da capa, o que deixou margem a especulações sobre a morte de Paul, a lenda urbana na época

A EMI optara por lançar apenas a trilha no formato EP Duplo, duas bolachinhas de 7 polegadas, com 3 canções em cada uma. Eis a divisão das canções" 
(LINKs disponíveis nos títulos remetem às análises das canções)
Lado Um

Lado Dois

Lado Três

Lado Quatro

Posteriormente, em 1976, a EMI sucumbiu ao formato da Capitol Records, e oficializou a configuração americana, tornando-o o 9° LP oficial dos Beatles no catálogo Britânico. 

Vamos aos sub-capítulos deste Capítulo 44.

44.1 Explicitei o que levou à decisão de se rodar o filme, basta visitar este LINK

44.2 Apresentei os assuntos tratados nas canções do LP neste LINK

44.3 Elaborei as análises dessas 11 canções neste LINK 

Pelo já visto, tudo começou com a ideia de Paul para um filme para a TV, depois os Beatles fizeram 6 canções para a trilha sonora, e ficaram duas semanas filmando tudo o que saiu da cabeça deles, sonhos foram roteirizados de improviso, Ringo era novamente o personagem central, desta vez acompanhado de sua 'tia'. Cada Beatle ia dirigindo sua parte, em que personificavam um mágico em doidas cenas que eram imaginadas ao longo do caminho. Tudo feito com muita psicodelia, muito nonsense, muito clima da época, muita cor e, quando filme foi ao ar, com a seleção de 52 minutos de um total de 10 horas de filmagem, em 26 de dezembro, veio em branco e preto, porque a BBC1 não tinha a capacitação para transmitir em cores, e o fizeram num horário inadequado, para uma iniciativa dos Beatles, que haviam acabado de conquistar o mundo, mais uma vez, com Sgt. Pepper's, meio ano antes. Os críticos de cinema acabaram com o filme, tanto que uma segunda exibição foi cancelada. Em seguida, correram para exibir uma versão em cores, na BBC2, logo em janeiro de 1968, mas o estrago estava feito. Tanto que Paul até pediu desculpas. Hoje, ele deve sorrir porque o filme deu a volta por cima décadas depois, e é considerado um marco da década do amor e das flores e das drogas e da contracultura. Dizem até que foi precursor do Monty Pithon...

Todo o desastre filmográfico foi largamente compensado por um enorme sucesso fonográfico. O LP fora lançado em 27 de novembro nos EUA, com 11 canções, vendeu 2 Milhões de cópias até o final do ano, sendo o mais bem sucedido lançamento da história da Capitol Records. Estava firme no topo de todas as paradas nos países que adotaram o formato, e alguns críticos o consideravam ainda melhor que Sgt. Pepper's, afinal não é toda hora em que um LP só apresenta 5 Obras-Primas. Do outro lado do Atlântico, o EP Duplo apenas com as 6 canções da trilha, lançado em 8 de dezembro, percorria similar sucesso em UK e nos outros países, incluindo o Brasil, que adotou o formato oficial. Interessante que o EP Magical Mistery Tour, liderou a parada inglesa  dos EPs,  mas topou no N°2, na parada dos compactos, porque o N°1 era Hello, Goodbye / I Am The Walrus, deles mesmos, lançado no mesmo dia!! Ambos os formatos, o EP e o LP, vinham com um livreto de 24 páginas de fotos coloridas com cenas de um filme que apenas o Reino Unido viu! Face à péssima repercussão, as redes americanas nem se interessaram em adquirir os direitos, o que só foi feito quase 10 anos depois, com recepção bem melhor que a inicial.

Com percalços ou não, mesmo tendo perdido o toque de Midas,  os Beatles ainda surfavam na crista da onda! 

Viria em 1968 uma grande novidade!

Um álbum duplo! 

Com 30 canções! 

Produtividade, teu nome é 

The Beatles

2 comentários:

  1. Havia sem duvida alguma lindas canções e muita criatividade mas nunca seria algo como Sargent Pepper’s

    ResponderExcluir
  2. Os Beatles existiriam como banda até Magical Mistery Tour...
    Tudo q foi feito depois era mais individual
    Portanto a fase psicodélica foi o auge deles !! Muitos dizem ser o melhor disco dos Beatles e não tiro a razão..

    ResponderExcluir