-

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Wait - A Canção Que Veio Da Gaveta

Esta é a 5ª canção do Lado B do álbum Rubber Soul, 

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções dos Beatles no tema Girl, fazendo uma DR, 

as outras 18 canções do mesmo Assunto e Classe, aqui, neste LINK


12. Wait  (DtR Girl Song by John Lennon)
Paul declara: 'Mas se seu coração não aguentar, não espere, vou me virar. E se seu coração for forte, segure firme, eu não demorarei. Espere até eu voltar ao seu lado, esqueceremos das lágrimas que choramos"   

The Beatles Wait!
Wait é a Canção Que Veio da Gaveta! Para chamá-la assim, inspirei-me num filme da mesma época, em que Richard Burton era O Espião Que Veio Do Frio! Nada a ver mas tudo a ver. Wait havia sido escrita para o álbum HELP!, gravada para o álbum HELP!, e engavetada! Não foi considerada de qualidade suficiente, assim como outras duas Lennon McCartney (That Means a Lot e If You've Got Troubles) que nunca viram a luz de um lançamento oficial durante a carreira, e uma excepcional cover, Bad Boy,  de Larry Williams, que felizmente foi oficializada no Past Masters #1. Esta foi uma segunda escolha dos Beatles que eu não entendo: Bad Boy é muito superior a Dizzy Miss Lizzy, também de Williams, que foi lançada em HELP!. Vai entender! Outra coisa estranha foi o diagnóstico de que não servia para HELP! e se encaixar perfeitamente em um álbum superior, apenas quatro meses depois. Ninguém imagina Rubber Soul sem Wait, do qual é parte integrante e meritória!

Agora, passamos à dúvida que paira sobre sua autoria: é de John ou de Paul? Vamos à análise: John faz o vocal principal nos versos ("It's been a long time, now I'm coming back home..." e "But if your heart breaks, don't wait, turn me away…"), então John 1x0, e Paul faz o vocal nas pontes (“I feel as though you ought to know that I've been good, as good as I can be"), 1x1. Notem nos versos as já usuais rimas ricas e internas ("timecom "now I'm", "now" com "how", e "strong" com "on"), e uma quarta, não tão rica, mas interna ("breaks" com "wait").  Uma coisa que faz pender um pouco mais para Paul, além dessas rimas, é o local  e situação em que foi composta. Os Beatles estavam nas Bahamas nas filmagens de HELP! e usavam os poucos intervalos para compor! Portanto, estavam longe de casa encaixa mais um casal de namorados, como eram Paul e Jane Asher, do que um casal casado, estabilizado, como eram John e Cynthia. Então, Paul 2x1, e eu a contabilizei para Paul na minha análise sobre as canções de DR dos Beatles (link acima)!

Wait não foi finalizada para HELP! por falta de tempo. Ela foi gravada nas últimas horas da última data disponível, em 18 de junho, mas só houve tempo para gravar a base, com John na guitarra, George na guitarra solo, com pedal de volume (o mesmo de I Need You), Paul no baixo e Ringo na bateria, e os vocais de John e Paul foram acrescentados em seguida: além dos versos, John e Paul harmonizam nos refrões ("Wait till I come back to your side, we'll forget the tears we've cried"). Notem que Wait é uma canção de densa estrutura, depois de muito tempo é a única que tem versos e refrões e pontes! Eles a consideraram pronta e saíram para a excursão planejada pela Europa. George Martin, entretanto, achou que faltava algo, e a engavetou!

De novo em uma última data disponível para gravação, desta vez de Rubber Soul, Wait voltou à tona, na madrugada do dia 12 de novembro, para overdubs finais, primeiro de Paul gravando por cima de seu vocal nas pontes, e acrescentando um agudo nos dois versos finais! Depois, George acrescenta mais guitarra pedalada, especialmente nas pontes. E aí vem Ringo, bastante intenso com maracas e pandeiros, notem como a percussão de Wait é intensa! O mundo não perdeu por ‘esperar’ por Wait, muito por conta dessa percussão! George Martin estava certo, mais uma vez!

Wait ao vivo? Só em Rockband, e ainda a colocaram no histórico Shea Stadium!

 

4 comentários:

  1. Bad Boy foi oficializada em 1966 no "Oldies But Goodies".

    ResponderExcluir

  2. É verdade, mas eu não considero ACOBOBG assim oficial.... É uma coletânea.... está no nome.... Collection.... apenas com Bad Boy de novidade.... sei lá... Past Masters, sim!

    ResponderExcluir
  3. Na época do Rubber Soul, eu não fazia ideia de que a canção seria do Help. "Tem cara" de Rubber Soul, especialmente o som e os vocais. Foi um remake atualizado. E lindo. Considerando assim, valeu a pena "waitar" pelo lançamemento no Rubber Soul. Sinto que seria bem fraca no Help. Sem os vocais e o baixo Rickenbacker. Valeu a espera.

    ResponderExcluir