-

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

I'LL CRY INSTEAD - Canção de AHDN

Esta é uma canção do A Hard Day’s Night, 3° álbum dos Beatles
Outras canções  do álbum e seu contexto, neste LINK
Outras canções da Classe Dispair das Miss Songs, neste LINK

 9. I´ll Cry Instead  (Dispair Miss Song by John Lennon)

John se oferece: "Eu tenho todos os motivos do mundo para estar louco porque eu acabei perder a única garota que eu tinha. Se eu pudesse fazer do meu jeito, eu me trancaria a chave hoje, mas eu não posso, então em vez disso, eu choro.  
 
Após um encontro com Bob Dylan em janeiro, em que os Beatles se deliciaram com um disco do bardo, John havia se decidido que era hora de começar a falar menos para adolescentes e mais sobre seus sentimentos. Esta canção tem um leque memorável de angústias expostas com relação a seu relacionamento perdido, em que ele passa 


mas como não pode e até conseguir, ele apenas chora, que é o título da canção. Aliás, que nem se pode chamar de refrão, mas é a ÚNICA letra que se repete ao longo de todas as linhas, impressionante a construção lírica do poema! 
 
Musicalmente, nem há destaques a serem feitos, apenas quatro músicos excelentes tocando magistralmente seus instrumentos regulares, com John no violão, Paul no baixo (ok, foi bem variado!), George na guitarra e Ringo na bateria (ah, ele tocou pandeiro também). John cantou sozinho, sem as tradicionais harmonias que eles faziam tão bem.  
 
O fato notável é que ela foi feita por encomenda para musicar aquela cena em que os quatro fogem das fãs e fazem malabarismos, para a qual foi aproveitada Can't Buy Me Love, porém foi considerada carregada de emoções demais, havemos de concordar, não é mesmo? Além disso, ficou curta para preencher a cena toda. Ela nunca foi tocada ao vivo, mas felizmente foi ressuscitada num tributo a Lennon, num relançamento do filme em 1981, de fundo a uma série de fotos deles em 1964  passando em ritmo alucinante!

... eu disse 'felizmente' porque fizeram o tributo

mas foi 'infelizmente' por causa da razão para ele...

Lançamento apenas nos EUA


2 comentários:

  1. Muito bem notado o "turning point" onde vão sumindo as canções para agradar as fãs e provocar histeria e os Beatles (na prática, Lennon em seus "dias de Dylan") começam a mostrar que existem pessoas por trás da banda.
    Na pegada country, assim como em Help, não há o apelo roqueiro de um She loves you ou Please please me, mas sim as confissões de alma, como você bem notou.
    E John iria cada vez mais fundo nisso, conseguindo até levar o fechado Paul a arriscar confissões. Claro, mais sutis, como na bela You won't see me.
    Beatles: fonte de prazer, filosofia e psicologia.

    ResponderExcluir