-

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

What Goes On, Ringo?

 Esta é a 1ª canção do Lado B do álbum Rubber Soul, 

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 8 canções dos Beatles no tema Saudade, com Tristeza, 

as outras 7 canções do mesmo Assunto e Classe, aqui, neste LINK


8. What Goes On   (Sadness Miss Song by John and  Paul and Ringo)
Ringo reclama: 'No outro dia eu te vi enquanto eu andava pela estrada, mas quando a vi com ele eu pude sentir o que me esperava. É tão fácil para uma garota como você mentir, me diga porquê!"
Decerto, notaram na autoria da canção a mudança do padrão em relação às anteriores. Eu coloquei até agora, naquela posição, apenas UM nome/sobrenome, do principal compositor, de quem teve a ideia da canção. Então, a manter o padrão, eu deveria ter colocado John Lennon, aliás, quando fiz a contagem, lá no começo do capítulo, da divisão das composições Lennon /McCartney, a canção entra na conta dele. Só que aqui imiscuiu-se, além dos grandes Lennon e McCartney, um certo Starkey, ou, traduzindo, além de John e Paul, um certo Ringo! Sim, nosso querido Ringo, o baterista mais amado do planeta! Era a primeira, e quase única vez que isso acontecia, e só isso bastaria para dar a relevância à canção. Mas claro que há mais motivos, e vamos à história toda!
A melodia e o refrão  (“What goes on in your heart ? What goes on in your mind?...  You are tearing me apart, when you treat me so unkind…”) já estavam na cabeça de John desde a época dos Quarrymen, com outros complementos, mas nunca foi tocada à época. Depois, em seguimento ao primeiro estouro dos Beatles (Please Please Me), John apresentou-a a George Martin, ainda do mesmo jeito, como candidata ao terceiro compacto, mas ela foi posta de lado, juntamente com One After 909, em favor de From Me To You e Ask Me Why. Enfim, chegou a hora dela, com a necessidade de se completar o segundo álbum de 1965, então John chamou Paul à sua residência de Weybridge, e trabalharam nos versos, mas quando perceberem que seria uma ótima canção para a voz de Ringo no disco, e combinava com seu olhar triste, o cara ‘sad and lonely’ da última canção que cantara em HELP!, e o chamaram para completar a letra, e ele contribuiu com ‘5 palavras’, segundo sua própria declaração, mas sem definir aonde elas aconteceram. Eu, como fã dele, prefiro conceber seguinte sequência de fatos: a letra versa sobre um bom sujeito abandonado pela garota e externando sua tristeza com o comportamento dela e John vem no primeiro verso com
The other day I saw you as I walked along the road
But when I saw him with you, I could feel my future fold
It's so easy for a girl like you to lie, tell me why
E vem o segundo verso, e é Paul quem diz:
I met you in the morning waiting for the tides of time
But now the tide is turning, I can see that I was blind
It's so easy for a girl like you to lie, tell me why
Mas faltava o complemento, a pedra de toque, a cereja do bolo, e chega Ringo com:
I used to think of no one else, but you were just the same
You didn't even think of me as someone with a name
Did you mean to break my heart and watch me die? Tell me why
... que eu acho simplesmente genial, com ela o considerando uma coisa, sem nome, e ainda com o desespero de que vai morrer com a decepção, então o atribuo a meu ídolo de infância!
Justo, né?
Caramba, de repente aconteceu a primeira vez em que transcrevo a letra toda de uma canção, justamente na que é menos considerada em todo álbum Rubber Soul, e que entra na lista de muita gente entendida como das mais fracas dos Beatles. Não na minha!
E vamos à gravação, em verdade, sem muitos segredos ou firulas, ou participações geniais deste ou daquele membro da banda ou do Maestro! Notável é que, depois de algum tempo, em que um ou outro membro não participava da base, em What Goes On todos participam, em seus instrumentos tradicionais, John na guitarra base, Paul no baixo, George na guitarra solo e Ringo na bateria, ‘plain vanila’. Note o vigor com que Ringo bate seu snare drum no último verso, dando o clima de final de show! O vocal de Ringo, muito bom, é acrescentado depois, porém sem dobrá-lo. A técnica não havia dado muito certo em Act Naturally no último álbum. O solo de George, que vem junto com a terceira vez do refrão, está longe de ser brilhante, aliás, é até um pouco confuso, temos que admitir, parece que se perde pelo caminho, que felizmente é mantido pelo baixo de Paul, preciso, e a guitarra de John, aliás, em stacatto o tempo todo! Ótimas, como sempre, as harmonias de John e Paul, cantando junto a letra nos refrões e acompanhando com uuuu’s nos versos!
A canção abre, como viram, o Lado B de Rubber Soul, assim como Act Naturally abria o Lado B de HELP!, o que, de per si, era uma distinção, que os companheiros faziam com prazer! Nos EUA, ela foi esquecida do Rubbel Soul americano, mas apareceu como Lado B de Nowhere Man. Interessante que as pimeiras prensagens apareciam com o crédito sem o nome Starkey, acostumados que todos estavam com o mais que célebre Lennon /McCartney. Somente depois é que apareceu a distinção da imagem ao lado. 
Assim como outras 11 faixas de Rubber Soul, os Beatles optaram por não fazê-la ao vivo, deixando Ringo cantando apenas Act Naturally na turnê subsequente. Ringo, felizmente, didn’t break its heart and watch it die, tocando-a inúmeras vezes com sua All Star Band, uma das quais deixo aqui neste LINK, pra vocês se admirarem como uma canção tão boa é tão desvalorizada. Ah, e note que o solo do guitarrista é bem melhor que o de George!

4 comentários:

  1. Muito bom o texto Homero, esse disco é sensacional e adoro a música do Ringo nele!

    ResponderExcluir
  2. Nunca achei essa música fraca... aliás sempre escutai essa faixa! 👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. A narrativa coloca holofotes em uma musica pouco explorada pela mídia especializada e descortina sua beleza
    Excelente

    ResponderExcluir
  4. Sempre gostei dela

    ResponderExcluir