-

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Os Quintos

Em minha saga sobre as canções dos Beatles, já com 37 capítulos (LINK), um amigo leitor ficou impressionado com o número de contribuições de George Martin em inúmeras canções da maior banda de todos os tempos e  concluiu estar justificado o título de Quinto Beatle usualmente a ele atribuído. Isso inspirou-me a explorar essa condição de quinto componente, presente em várias situação da vida.  Começando por ele mesmo!

O Quinto Beatle

Então, George Martin, um maestro por formação, produtor por profissão, entrou na vida dos Beatles em julho de 1962, assegurando a eles um contrato para fazer um compacto. Logo de cara, sugeriu que Paul cantasse o refrão de Love Me Do para que John entrasse com a gaita, e depois, sugeriu que Please Please Me fosse acelerada em relação ao ritmo que John propusera inicialmente. Ambas foram ótimas sugestões e os rapazes começaram a confiar nele! Depois, foram dezenas as vezes em que entrou com seu piano em gravações e outras tantas em que fez arranjos de cordas para incrementar as canções, indo bem além do papel tradicional de um produtor. Nada mais justo atribuir-lhe o título.

O Quinto Elemento

Seria o Éter, ou o Vácuo, tudo que está fora da envoltória comandada pelos 4 Elementos Clássicos, Terra, Fogo, Água e Ar, filosofia que vigia na antiguidade clássica. Também é um filme excelente, na minha opinião, com Bruce Willys e Gary Oldman, este que buscava o Quinto Elemento, representado por Milla Jovovich, para dominar o planeta, aquele que protegia a protegia,  o filme francês de maior sucesso até seu lançamento.

O Quinto Poder

Seria a Internet, por intermédio das Redes Sociais, que surgiram por sobre o Quarto Poder, a Imprensa tradicional, que cobria e controlava a atuação dos 3 Poderes Tradicionais, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

A Quinta Estação

Em livro distópico da escritora americana N.KJemisin, para além de Primavera, Verão, Outono e Inverno, haveria uma Quinta Estação, que seria a Morte, através de catástrofes naturais que dizimavam boa parte da população, de tempos em tempos. Enfim, acho que estamos vivendo uma Quinta Estação hoje, com a pandemia!

A Quinta dimensão

Para além de Largura, Altura, Profundidade e Tempo, ou x, z, z, e t, é constante a investigação sobre uma Quinta Dimensão, que não seria para além do Tempo, mas seria mais uma espacial, uma quarta dimensão, para além de x,y, e z, difícil de explicar ou imaginar. Mais fácil que isso é assistir  ao seriado de ficção científica 'A Quinta Dimensão', da década de 1960, como saiu aqui no Brasil a americana The Outer Limits, sobre eventos extraordinários!

A Quinta Emenda

Embarcando na onda americana, existe a poderosa Quinta Emenda à Constituição dos EUA, que vemos acionada em muuuitos filmes,  e garante direitos aos acusados, contra o abuso de autoridade, por exemplo o direito de ficar calado, e o de que que e nada acontecerá fora do 'devido processo legal', coisa que vem sendo desvirtuada por aqui, onde também há tais diretrizes.

A Quinta Coluna

Designação pejorativa dada a elementos que atuam clandestinamente, por baixo do pano, sabotando, enganando, subornando, atuando contra movimentos de libertação em gueras civis, ou militares. No Brasil, o termo foi usado à época da entrada na Segunda Grande Guerra dado a quem trabalhava pelo apoio ao alinhamento aos nazistas e fascistas!

O Quinto Pixie

Puxando um pouco a brasa para a sardinha de minha filha escritora, os Pixies são um grupo de estudantes rebeldes que atuam contra o autoritarismo na escola de magia do Rio de Janeiro, segundo a Saga A Arma Escarlate. E Hugo Escarlate é o herói (!) da Saga, favelado do Morro de Santa Marta, que ao chegar é agregado ao grupo, sendo, portanto, o Quinto Pixie!

Travesseiro enviado por uma fã de Salvador


Existem outros:

Q Quinto Naipe, um livro de um recifense sobre o cangaço

O Quinto Cavaleiro do Apocalipse, a Omissão, além da Peste, Guerra, Fome, Morte

E outros que me apresentem!!

Bem, saindo, da classe ordinal e entrando na cardinal fracionária, não poderia deixar de terminar este post lá nooooo ....

O Quinto dos Infernos

Pois é, na verdade, a expressão remete ao período colonial brasileiro, quando um imposto de 20% era aplicado em cima de toda a riqueza produzida no Brasil, e remetido a Portugal. Aquele 20%, ou 1/5,  era repugnado pela população que o chamava carinhosamente de "Aquele Quinto dos Infernos!"

2 comentários:

  1. Muito bom post, digno da expressão americana "quintessential"...

    ResponderExcluir
  2. Emblemático esse número 5. Tenho uma certa predileção por ele, afinal nasci em 05/05/1955. Uma 5a Feira.

    ResponderExcluir