-

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Um show brasileiro na Escócia

Meu amigo Haroldo me mandou uma preciosidade!

Uma banda marcial brasileira fazendo bonito na Escócia, no maior Festival de Bandas Marciais do mundo. E compartilhou um diálogo maravilhoso, que reproduzo, por representar bem o que você vai ver no video.

Quando Cole Porter veio ao Rio, assistiu do palanque o desfile de 7 de Setembro. Quando viu passar a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, ele puxou o Ary Barroso pela manga do paletó e perguntou sério:
- O que é isso? Eles não seguem a cadência do bumbo como todos os militares do mundo? Eles pisam num ponto surdo entre as batidas! E eles balançam para os lados como se estivessem dançando!!!
O Ary respondeu: 
- É porque é uma banda de mulatos que tocam de ouvido e não marcham. Eles desfilam, o que é diferente. Esse balanço se chama "ginga", mas eu não vou tentar te explicar porque você não entenderia nunca...”

Nossa banda toca clarins, cornetas, pífaros, tem a ala chamada "pancadaria", e levou, só pra arrasar, como homenagem, gaitas de fole, na terra das gaitas de fole!!

Notem o ritmo do batuque, e também como se permitem, em um certo momento, a liberdade de sair da formação e dançar, conclamando o público.

Espetáculo!!

Lembrou muito minha época de Colégio Santista (ver este link), quando adorávamos ver as evoluções espetaculares de nossa banda!! Aliás, usávamos as mesmíssimas cores!!!! Preto e Escarlate!!! Puxa, Escarlate ..... isso me lembro de outra coisa .... o que será mesmo ....???? Ah! Sim, lembrei!!!



Aproveitem!!!

Homerix Saudoso da Infância Ventura

12 comentários:

  1. É o meu uniforme e acho que eu estava ali "meio escondido" pelo meio do pelotão.
    Bonito video mostrando uuma excelente banda e fazendo-nos relembrar dos bons tempos de acordes no Santista. AA

    ResponderExcluir
  2. Nossa que LINDO!!!!!Começar o dia vendo esta magnífica apresentação da banda é mesmo emocionante!!!!!Voltei aos velhos tempos....de Santos...do meu querido colégio Santista e dos queridos amigos......Obrigado Homero...VALEU!!!!Um abraço!!!!

    ResponderExcluir
  3. Estudei em uma época que os desfile civicos era muito importane para todos os alunos, passavamos o ano inteiro insaiando para o dia do desfile, que era muito bonito e alegravamos todos com o deve civico.essa fanfara como chamavamos, veio lembra do tempo de estudants no colégio diocesano santa luzia.bela apresentação valeu caro amigo ganhei o dia muita saudade mais feliz.forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Homerix... sinceramente e realmente um belo espetáculo além de ser o 80.863º acesso... esta banda é que avança na pista num ritmo frenético!!!!!!!!!!
    Paulus

    ResponderExcluir
  5. Sensacional !! Amo bandas assim. E com músicas e gingado brasileiros, que orgulho. Com gaitas de fole na terra delas, então... Valeu Homero!
    abs
    Anne

    ResponderExcluir
  6. Muito legal!
    Um dos grandes prazeres que tenho hoje é me emocionar com a beleza e com a qualidade!
    Adorei!
    Abraços
    Fernando

    ResponderExcluir
  7. 80916.... Espetacular. Tive a oportunidade de ver ao vivo aqui no Rio no ano passado. Recomendo a todos. Abraço, Ribor50.

    ResponderExcluir
  8. HOMERO:
    Não sei se estou ficando, realmente, velha e me emocionando facilmente. O fato é que ao ouvir esta espetacular banda, acabei chorando copiosamente de tanta emoção.
    Beijos, Ana Clark

    ResponderExcluir
  9. Excelente mesmo Homero.

    ResponderExcluir
  10. Sabia que a banda dos fuzileiros era boa, mas não tinha idéia do quanto.

    ResponderExcluir
  11. Homero,

    Excelente apresentação! Principalmente pela "improvisação" da dança no meio de Aquarela do Brasil!!

    ResponderExcluir