-

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ALEGRIA

Se você colocar uma letra 'O' entre as letras 'G' e 'R' aí do título , e acrescentar 'VIVA', você tem o nome de uma invenção do Século XXI. O inventor chama-se Paulo Barros, que tem uma profissão interessante. Cê já imaginou, o cara chegar num banco para preencher uma ficha, a mocinha pergunta: 'Nome?', ele diz 'Paulo Barros', depois 'Profissão?', e o cara, 'Carnavalesco'? Pois é, uma profissão muito restrita. Só uns poucos podem ostentar o título, creio que umas poucas centenas de pessoas no mundo, mas as que mais importam são as que dirigem o Carnaval do Rio de Janeiro, daí, o universo que interessa se restringe a pouco mais de uma dezena. São, na verdade, artistas, com um ano para criar sua arte e 82 minutos para mostrá-la na Avenida. Esse tal de Barros resolveu revolucionar o Carnaval, quando lançou, em 2004, a 'Alegoria Viva', com mais de 100 pessoas simulando um DNA, na Unidos da Tijuca. E ele inovava também nos outros carros alegóricos, e nas fantasias, perfeitamente amarradas ao enredo, mas não levou o título.

Se você trocar a letra 'R' de posição aí do título para antes da letra 'G' , você tem o sentimento que eu estava desenvolvendo pelo Carnaval do Rio, na Sapucaí, pois vieram outros anos, outras maravilhas de alegorias, mesmo à frente de outra escola, e nada. O  cara ganhava sempre os Estandartes de Ouro, d'O Globo, mas na hora do vamuvê, nada! Via que, seguidamente, aquele novo gênio era preterido pelos jurados que 'entendiam' de carnaval, em prol das escolas tradicionais, com seus enredos normais, suas fantasias comuns, suas alegorias sem graça, enquanto um cara super criativo ficava lá, tendo que se contentar em repetir o seu show no Desfile da Campeãs. Ainda assim, sempre acompanhei os últimos anos (não gosto é de bloco ou baile), fosse pela TV ou ao vivo, na esperança de vê-lo vencedor.

Se você trocar a letra 'G' de posição aí do título para o começo da palavra ,  e colocar o complemento 'DOS CARNAVALESCOS REVOLUCIONÁRIOS', é aonde o Paulo Barros está, desde 2004, na companhia de Joãozinho Trinta, e uns poucos outros.

Se você não trocar nenhuma letra de posição aí do título ,  você tem o sentimento que se apossou de mim na quarta-feira de cinzas de 2010, e tenho certeza, de grande do povo carioca (ainda que torcedores de outras escolas), e porque não dizer, do povo brasileiro, já que a Sapucaí é o centro das atenções do país nesta época. Finalmente, Paulo Barros conseguira descobrir como  ganhar carnavais, retratando SEGREDOS. O enredo partira da idéia de um estudante, através do Orkut, que o Paulo Barros, antenado com os tempos modernos, leu, e começou a burilar a cabeça sobre como poderia surpreender de novo. E conseguiu!

Retratou o segredo dos ilusionistas na melhor Comissão de Frente que qualquer pessoa de bom senso já viu. Felizmente, os jurados entenderam isso, e deram 5 Dez Nota Dez, mas a diferença foi muito pouca: a Tijuca só livrou dois décimos no quesito, devia livrar um ponto inteiro. Na época, eu fiquei até com vergonha, com pena das outras pobres escolas que vieram depois no primeiro dia, mesmo pela TV, ou no segundo dia, que vi lá na Avenida. 

No ano seguinte, ele repetiu a dose!!! Mais uma Comissão de Frente espetacular com as cabaeças que caem nas mãos de seus donos. Infelizmente, entretanto, não ganhou o carnaval, como merecia.

Aliás, em 2011, Obama esteve aqui e que escola escolheram para mostrar nosso carnaval ao Presidente? A campeão Beija-FLor? Nãããão! A Unidos da Tijuca, comandada pelo genial Paulo Barros!!
 
Sábia decisão!

Vamos ver como o genial carnavalesco nos surpreenderá nesta segunda-feira,  a partir 1:20 da manhã de terça (!!!) 
 
Homero Curado da Alergia Ventura

2 comentários:

  1. Homerix.... agora vamos entrar na folia... se lhe fosse possível escolher uma fantasia, qual seria!!!
    . Bond
    .Asterix
    . Qual Beatle..
    . Enfim qual seria a que parecesse um de seus ardorosos fãs?
    Paulus

    ResponderExcluir
  2. Boa, Paulus!
    Agora,fiquei curiosa...

    Luciene Lemos

    ResponderExcluir