-

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Um show brasileiro na Escócia

Meu amigo Haroldo me mandou uma preciosidade!

Uma banda marcial brasileira fazendo bonito na Escócia, no maior Festival de Bandas Marciais do mundo. E compartilhou um diálogo maravilhoso, que reproduzo, por representar bem o que você vai ver no video.

Quando Cole Porter veio ao Rio, assistiu do palanque o desfile de 7 de Setembro. Quando viu passar a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, ele puxou o Ary Barroso pela manga do paletó e perguntou sério:
- O que é isso? Eles não seguem a cadência do bumbo como todos os militares do mundo? Eles pisam num ponto surdo entre as batidas! E eles balançam para os lados como se estivessem dançando!!!
O Ary respondeu: 
- É porque é uma banda de mulatos que tocam de ouvido e não marcham. Eles desfilam, o que é diferente. Esse balanço se chama "ginga", mas eu não vou tentar te explicar porque você não entenderia nunca...”

Nossa banda toca clarins, cornetas, pífaros, tem a ala chamada "pancadaria", e levou, só pra arrasar, como homenagem, gaitas de fole, na terra das gaitas de fole!!

Notem o ritmo do batuque, e também como se permitem, em um certo momento, a liberdade de sair da formação e dançar, conclamando o público.

Espetáculo!!

Lembrou muito minha época de Colégio Santista (ver este link), quando adorávamos ver as evoluções espetaculares de nossa banda!! Aliás, usávamos as mesmíssimas cores!!!! Preto e Escarlate!!! Puxa, Escarlate ..... isso me lembro de outra coisa .... o que será mesmo ....???? Ah! Sim, lembrei!!!



Aproveitem!!!

Homerix Saudoso da Infância Ventura