-

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Margaret Streep



O que foi aquilo que eu vi no cinema?

Meryl Streep dá um show na pele de Margaret Thatcher, no filme A Dama de Ferro!

Mais um show, aliás, fazendo jus ao posto de atriz que mais PERDEU Oscars na história do cinema. Sim, isso mesmo! Ela foi indicada 17 vezes ao Oscar de Melhor Atriz (sendo 3 como coadjuvante) desde
O Franco Atirador em 1978, sua primeira indicação). E ganhou APENAS 2. Então, na boa, ela perdeu 15 Oscars, sem dúvida, um recorde!! Imbatível!! Até mesmo porque dificilmente um outro ser humano conseguirá desempenhar de maneira tão consistente ao longo de 34 anos de carreira a ponto de ser indicado como um dos melhores de sua área, ano sim, ano não. Ser O melhor, ou seja, ganhar o Oscar, pode ser uma questão até política. Meryl Streep não existe! E em todas as vezes nos brinda com atuações sensacionais, como quando encarnou o diabo vestindo Prada... E mesmo quando não é indicada, ela dá show, como em Simplesmente Complicado e Mama Mia, quando descobrimos tratar-se de uma ótima cantora. Artista completa!!!

Escolheram uma forma interessante de contar a história da Dama de Ferro  como se fossem as memórias dela hoje, representada por uma Meryl Streep perfeitamente envelhecida (aliás, como é que se faz aquele pescoço?! Só ele merece um Oscar de maquiagem).  Aí, talvez não saibamos se está igualzinho à velha senhora de hoje que está firme, mas luta contra a demência há 10 anos, afinal não a conhecemos. Mas a interpretação dela em seu auge no poder, que pudemos testemunhar em vários momentos da década de 1980, duarante os quase 12 anos em que foi a mulher mais poderosa do mundo, ah essa está perfeita! Posso apostar que Margaret disse exatamente aquele 'Sink it', quando decidiu pelo afundamento do navio argentino.

E como é bom presenciar cenas do Parlamento Britânico, uma tradição multissecular, Conservadores de um lado, Trabalhistas do outro, sentados apertadinhos em bancadas acolchoadas em forma de estádio. Um se levantando com sua pastinha e se dirigindo ao púlpito de seu lado, o apoio de seus correligionários grita 'Yeah, Yeah', depois fechando a pastinha e sentando-se para ouvir a outra parte fazer a mesma coisa, e todos ouvindo o mestre de cerimônias gritando 'Order, Order', quando os ânimos se exaltam. Demais!!!

Se Mery Streep vai ganhar, isso é com os membros da Academia, mas que merece, merece. Mesmo sem ter visto nenhuma das outras concorrentes, desta vez, ela leva: foram 18 as indicações deste ano por seu papel. Não tem pra ninguém!!!

Homerix Oscarizando Ventura



3 comentários:

  1. Não assisti "A Dama de Ferro" ainda, mas Meryl Streep é sempre Meryl Streep. Não importa o estilo do filme, ela sempre mata no peito e marca golaço. Deve levar o Oscar, torço para que leve. Mas dou menção muitíssimo honrosa a Rooney Mara, por sua Lisbeth Salander em "The Girl With The Dragon Tattoo", bizarramente traduzido como "Os Homens que Não Amavam as Mulheres".

    ResponderExcluir
  2. Olá Homero,
    Fomos ver esse filme ontem. Esplendida atuação da Meryl Streep. Bom também recordar algumas passagens que vivemos, mas desta vez sob outro ângulo. Engraçado como a história da Thatcher, mesmo sendo de uma vencedora em sua carreira, é triste e até mesmo comovente, coisa que a própria Thatcher nunca foi. Na volta ainda tive direito a uma paradinha na Lei Seca. Fiquei com medo, após ver a Thatcher tomar tanto whiskey, que o gosto de alcool também estivesse em minha boca. Felizmente deu tudo certo.

    ResponderExcluir
  3. Não vi ainda, mas já adorei! Torço muito para que a Meryl Thatcher ou a Margareth Streep leve seu terceiro e mais do que merecido Oscar, batendo, de fato, todos os recordes, tanto como a maior perdedora e também como a maior ganhadora daquelas estatuetas!

    José Henrique

    ResponderExcluir