-

sábado, 26 de fevereiro de 2011

127 Horas

Pois é, dois revertérios em minhas previsões:
  1. Havia declarado encerrrada a minha temporada de caça aos Candidatos ao Oscar de Melhor Filme (link), deste ano. Depois de assistir a seis películas, havia deixado quatro para trás: Minhas Mães e Meu Pai, Inverno da Alma, Toy Story 3, e 127 Horas. Acabei assistindo hoje a este último, e agora cheguei a sete (7), um recorde absoluto. Aproveito pra disponibilizar um post emocionado de minha sobrinha Dani sobre Toy Story 3, neste link. Ela tem um blog supersimpático chamado 'Se souber te conto'. Depois de ler o emocionado comentário, sugiro dar uma passeada pelo blog. 
  2. Bem, o segundo revertério aconteceu no próprio filme causador do primeiro. Em meu comentário sobre O Discurso do Rei, eu havia dito que os dois concorrentes jovens de Colin Firth tinham que comer muita farinha pra ameaçá-lo em seu pleito ao Oscar de Melhor Ator. Um, eu já havia visto, o que fez o papel do criador do Facebook. O outro foi uma aposta no escuro. Perdi! James Franco deve ter-se aplicado uma overdose de farinha.

Ele está perfeito no papel do engenheiro-que-pede-demissão-pra-escalar-as-montanhas-do-Colorado Aron Ralston até que numa delas, cai numa fenda, com um baita bloco de pedra a esmagar sua mão. O filme conta como ele ficou, o que ele fez durante o tempo (127 Horas) em que ficou preso, e a decisão que teve que tomar para se salvar. Atitude que fez algumas pessoas desmaiarem em salas de exibição, no Canadá e nos EUA. Aqui no Brasil, duvido que as cenas provoquem essas reações extremas.

Franco consegue passar o estado de espírito, desde o começo de aventureiro maluco, passando pela consciência de que a situação era ruim (oops), lembrando de que, livre como era, não havia avisado a ninguém aonde ia (oops),  bebendo o que nunca pensou beber, até o desespero que o faz escrever a data do próprio óbito na rocha que seria seu túmulo. Sua única companhia são os insetos e as imagens dos delírios que sofre. Portanto, se tempo de exposição em tela fosse critério, ele já estava com a mão no Oscar. 

O filme faz um merchandizing explícito da Canon, que ele levou, e da Gatorade, que ele não levou, mas que fez uma faaaalta. E acaba, de novo, com a qualidade dos produtos chineses ... ah que falta fez um canivete de verdade...

Acho que a farinha foi bastante para merecer totalmente a indicação, mas não pra tirar a estatueta do ator inglês, que segue meu favorito.

O diretor  é Danny Boyle, que também dirigiu o grande vencedor do Oscar de Melhor filme de 2009, Quem Quer Ficar Milionário?(link) . Ele não é candidato a Melhor Diretor, mas fez um belo trabalho. O ritmo é acelerado e te prende 100% do tempo, consegue manter a tenão.

O filme vale o ingresso.

Aliás, este ano foi especial, a disputa pelo Oscar tem muita coisa boa. Nove entre os 10 filmes foram sucesso de público, com seis ou sete tendo passsado a marca milhão-centenária de bilheteria nos EUA.

Bom para quem gosta de cinema,
e tem disposição de sair de casa,
e não fica esperando sair no DVD,
ou vê baixado,  
ou pior ainda, 
compra DVD pirata,  
óki coisa feia!

Agora é esperar a festa! Interessante é que o apresentador da cerimônia do Oscar deste ano na verdade serão dois, o casal de atores James Franco (olha a coincidência aí, gente!) e Anne Hattaway, a Princesa que sofreu nas mãos de Meryl Streep em 'O Quiabo, digo, O Diabo Veste Prada' (link). Deve ser a primeira vez que um apresentadores principais está concorrendo ao Oscar de Melhor Ator! Quem souber que não, corrija-me!

Aliás, falando da melhor atriz de nossos tempos, ela não está concorrendo a nada, coisa rara. Também pudera:  ela não fez filme nenhum em 2010, por isso não concorre! Em 2009, ela fez três filmes: 'A Dúvida' (em que concorreu ao Oscar), 'Mamma Mia' (ótima e surpreendente como cantora e dançarina) e 'Simplesmente Complicado'(link) (comédia sobre a qual  escrevi breve recomendação). Em compensação, em 2011 ela vem com a corda toda, de novo com três filmes, um deles chamado 'A Dama de Ferro' em que faz o papel de ninguém menos que Margaret Thatcher.

Adivinha se não a veremos em 2012, na grande festa do cinema!!!

Homero Aquecendo para o Oscar Ventura

7 comentários:

  1. Obrigada pela menção!!! Senti falta da assinatura Homero Certo do Firth Ventura... ou Homero Vi Os 7 E Tá Difícil Ventura... ou Homero Cinéfilo Mesmo Ventura!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Homero,
    Vi ontem "Cisne Negro" e só senti falta da Meryl Streep. Que 2011 venha logo...
    Não vi nada de tão surpreendente na atuação da (muito boa) Natalie Portman, nem no filme, que tem horas em que mais parece uma daquelas megaproduções (já que abolimos o hífen) holywoodianas de terror/suspense.
    Mas, confesso, não tive tempo, nem estômago pra ir ver "127 horas".
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Dani, pela lembrança!
    Já apus lá minha assinaventura, diferente das suas ÓTIMAS sugestões, mas que reflete a expectativa para esta Grande Noite!!

    ResponderExcluir
  4. É hoje o dia fatal, talvez pouco surpresal... O james Franco está fora do páreo de premiação... irá apresentar o premio. Não irei ver este filme, já sabendo da excessiva dose de adrenalina, do protagonista e da platéia.
    Paulus

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu comentário sobre o filme 127 horas. inda não assisti mas fiquei curiosa com sua opinião. Hj é o grande dia, Oscar!! Abçs Liane Gontijo

    ResponderExcluir
  6. Homero, veja que o que ocorreu no dia 18/02 no Cinemark: "Um rapaz de cerca de 30 anos caiu desmaiado hoje, agora há pouco, na sessão de 21:50h do filme 127 horas, no Cinemark Botafogo: não aguentou a cena fortíssima em que o protagonista ........ ("cortei" o resto da frase, pois algumas pessoas ainda não viram o filme). Foi um auê no cinema. O moço começou a passar mal, sua mulher gritava e dava socos no peito do marido, até que um médico apareceu para dar socorro. Sessão interrompida, frege estabelecido, ainda apareceram os bombeiros. Para acertadamente exigir o CRM do voluntário doutor. Enquanto o suspense tomava conta da sala, os demais espectadores tuitavam furiosamente. Tão logo o casal saiu do cinema, devidamente atendido e escoltado pelos bombeiros, a sessão foi retomada. Sem mais chiliques."

    Acho que é exagero, pois já vimos cenas piores e mais reais.

    ResponderExcluir
  7. Homerix...
    Considero-me como tendo assistido 127 horas, o que pessoalmente falta-me coragem.... melhor falando após assistir a simpatia e simplicidade de James Franco, na entrega do "Orcar", passei a admira-lo mais, assim como o Rufulo, do qual já gostava, de vários filmes assistidos.
    Quanto a nossa querida, adorada, eternizada Merryl, da qual assisti duas vezes, Simplesmente complicado ( versão estréia telecine e dublada).
    Vamos aguardar a próxima safra.
    Paulus

    ResponderExcluir