-

sábado, 5 de fevereiro de 2011

O Vencedor



(música de fundo: Back in the Saddle, Aerosmith)

História baseada em fatos reais, na vida de dois pugilistas irmãos.

Candidato a 7 Oscars, entre eles Melhor Diretor, Melhor Filme, e vários atores, todos merecidos, mas principalmente, o de Christian Bale, como coadjuvante, Ele faz o papel do irmão mais velho, lutador de boxe que teve um brilhareco, mas que como muitos outros, usou a breve fama erradamente, e viciou-se em crack. Bale está espetacular, não apenas na interpretação, na forma de falar e se expressar, nos maneirismos, sotaque, todos  idênticos ao lutador da vida real, mas também na parte física. Para ficar convincente na pele de um viciado, ele teve que perder muito peso. Mas ele já havia feito isso em outro filme, 'The Machinist' sete anos antes, quando perdeu mais de 20 quilos. É incrível ver como um sujeito que faz Batman, todo forte e musculoso, pode ficar deste jeito que ele ficou agora. E, coincidentemente, com o cabelo daquele jeito, ele ficou também muito parecido com o nosso genial Arnaldo Antunes, que também teve uns probleminhas com drogas, mas já passou ..... Christian Bale deve ser o Christopher Waltz do ano passado, que arrebanho apenas TODOS os prêmios que disputou, por seu impagável papel em Bastardos Inglórios (link).

A contribuir para o sucesso do filme, uma excelente trilha sonora, ROCK DO BOM! Pude identificar Led Zeppelin, Rolling Stones, e, principalmente, Aerosmith. Digo assim pois foi um momento arrepiante para mim quando identifiquei, na cena em que o personagem de Mark Wahlberg resolve começar a lutar novamente, os primeiros acordes de 'Back In The Saddle', que é a música de fundo deste texto (se não clicou lá em cima, clique e volte ao texto). Trata-se de uma das mais impressionantes performances vocais da história do Rock. Steve Tyler grita, como ninguém...
 I'm BAAAAAAACK!  I'm BACK in the saddle again!
A música é da década de 1970, mas tive oportunidade de ouvi-lo berrá-la ao vivo em Houston, com a mesma intensidade vocal, 25 anos mais velho, brilhante.

Breve menção ao elnco de apoio. Os dois lutadores tem outras 6 (meia-dúzia) irmãs, uma mais esquisita que a outra. E isto está explícito no filme. Quédizê, acho que no filme deve estar até melhor que a realidade, senão as verdadeiras irmãs poderiam processar os produtores...

Voltando às atuações, Mark Wahlberg, não mereceu indicação ao Oscar (as outras são de atrizes coadjuvantes), mas está convincente no papel de baby-brother, também na interpretação e no físico, pois não me lembro de ele ter aquela musculatura toda... E é ele 'o vencedor' do título, aliás, aqui cabe um protesto veemente. O nome original do filme é 'The Fighter', ou seja, 'O Lutador', que seria muito fácil ser escolhido, mas não pôde, penso, pois ano passado, já teve esse nome local por aqui, num filme cujo original era 'The Wrestler', magnífica interpretação de Mickey Rourke. Então, como 'O Lutador' não podia mais, pensaram, pensaram, pensaram, e colocaram, no título em português, O FINAL DO FILME!!!

Mas isso não impedirá ninguém de ter um excelente programa na telona. O enredo é ótimo, muito bem levado, as atuações estão perfeitas, e vale muito o pós-filme, em que parecem os verdadeiros inspiradores.

Não perca!!!

Pronto, agora só faltam sete candidatos a melhor filme para ver...

... a long and winding road to go...

Homerix Tirando o Atraso Ventura
(30% gone)

7 comentários:

  1. Gosto muito do trabalho do Christian Bale. Suas excelentes atuações em "American Psycho", "The Machinist", "Rescue Dawn" e na série "Batman" fazem valer o ingresso. Merece ganhar esse o Oscar.

    Sobre o prêmio de Melhor Filme, assisti três indicados: "The Social Network", "Inception" e "Black Swan". Destes três, o filme que fala dos bastidores do Facebook é o mais fraco. Não curti, de verdade. É um bom filme, nada mais que isso. "Inception" é obra-prima. Christopher Nolan conseguiu fazer o filme mais original desde "Matrix". Grande diretor, ainda que não tenha sido indicado ao prêmio (injustamente).

    "Black Swan" é o melhor dos três. Não assisti ainda "The King's Speech", que deve dar o Oscar de Melhor Ator a Colin Firth, e só por isso não coloco "Black Swan" como o virtual vencedor da estatueta dourada. FILMAÇO. A linda Natalie Portman levará (fácil) o prêmio de Melhor Atriz. TRABALHA MUITO! Winona Ryder (até ela!) mete medo nas poucas vezes que aparece. Mila Kunis levaria o prêmio de "Maior Revelação" se este existisse. Vincent Cassel não leva o prêmio de coadjuvante porque Christian Bale arrebentou em "The Fighter".

    Darren Aronofsky se superou. Já tinha arrebentado com "Réquiem para um Sonho" e "O Lutador", e agora conseguiu sua grande obra.

    Vai ser bom ver o Oscar esse ano...

    ResponderExcluir
  2. oi Homero

    De fato, não perdi The fighter - é excelente e os prêmios que o Christian Bale e Melissa Leo já ganharam até agora (Golden globe, SAG awards) parecem anunciar OSCARs no futuro... eu gosto muito do C. Bale desde que ele fêz o Império do sol - tinha 11 anos na época - e nestes dois Batman que foram muito bons...
    A academia gosta de atores que se transformam para os papéis, como vc mesmo disse, a magreza dele já é uma interpretação a parte...

    E concordo com vc: Christopher Nolan foi preterido e meu queridinho Leo Di Caprio que é sempre excelente e nunca entra para a lista dos indicados...e o filme foi sucesso de público em 2010 nos EUA - mas acho que eles não gostam de blockbusters...
    êta academia da peste viu?


    abraço

    PS - Não perca Black Swann!

    ResponderExcluir
  3. Paulus Comenta...
    Gostei de suas informações sobre " O lutador", gosto muitos dos dois atores, em atuações anteriores.
    Gostei muito dos comentários de seu amigo/ seguidor, Carlos Renato, numa geral sobre os candidatos. Não vi nenhum deles, mas pelas críticas de voçês, que me parecem abalizadas e minhas preferencias pessoais, ressalto aqui a Portman, que gosto muito dela, pelas suas variadas interpretações, e segundo soube fez um extenso trabalho laboratorial de treinos de sapatilha, e outros.
    Realmente o Oscar este ano promete....

    ResponderExcluir
  4. Vi Cisne Negro e me lembrei de uma antiga empregada lá de casa que certa feita assistiu a um filme muito badalado na época e comentou com a minha mãe: "Dona Isis, o filme é ótimo, mas eu não gostei". Abs, Camargo

    ResponderExcluir
  5. Homero, como usual, prefiro ver primero e depois comentar... rsrsrsrs Sds, A. Coelho

    ResponderExcluir
  6. Achei excelente "O Vencedor"! Christian Bale vai levar a de ator coadjuvante, e a trilha-puro-rock'n'roll é demais!

    ResponderExcluir
  7. Os filmes que contam as histórias de lutadores, deixam várias lições. :) Eu entrei um filme com este tema. Punhos de Aço move você e faz você refletir. Um lutador pode ter um caminho complicado na vida e é interessante ver esse processo. Eu recomendo!

    ResponderExcluir