-

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O 25 de Janeiro sob dois ângulos

Houve competição, e o Rio ganhou de São Paulo.

No dia em que São Paulo comemora 457 aninhos, a vinheta do Google, que sempre procura celebrar algum evento importante, estampa um desenho com a imagem do Rio, e o 'e' substituído pelo chapéu e óculos de Tom Jobim por sobre um piano. Hoje seria o seu 84º aniversário, fosse vivo.

Ele nos deixou, além da belíssima obra musical e poética, a melhor e definitiva definição (uau!) sobre o que são Rio de Janeiro e New York, e com propriedade, já que vivia metade do tempo aqui, metade lá:

Viver no Rio é uma merda; mas é bom.
Viver em New York é bom, mas é uma merda.

Eu tentei ver se o Google estampa a mesma homenagem em nível mundial. 

Fui ao http://www.google.com/, mas não consegui, pois aqui ele é direcionado ao http://www.google.com.br/.

Se alguém tiver acesso,
por favor me responda!

Pois é, São Paulo perdeu, desta vez..... mas é uma grande cidade. Rivalidades à parte, não há dúvidas de que é a locomotiva do país. Nos últimos dias houve várias reportagens na TV, com os números da cidade e depoimentos mil (inclusive de cariocas da gema).

Ontem, no Jornal da Globo, enquanto eu blogava, e aguardava mais uma hora da vida de Jack Bauer, assisti a uma reportagem sobre as coisas que funcionam 24 horas por dia em São Paulo, coisa rara por aqui. Entre restaurantes,  padarias, farmácias, chaveiros, academias, borracheiros, dedetizadoras, auto-peças, livrarias e bancas de jornal, passaram até por uma pitoresca e colorida série de floriculturas, bem em frente a um de seus maiores cemitérios.

Sobre São Paulo, eu mandei em 2009 uma mensagem, que agora virou post, e que teve alguns comentários super interessantes de bravos cariocas, alguns, cariocas bravos.

Afora uns poucos erros geográficos (erram no tamanho de Cuba)  e estatísticos, (dizem que a USP é a única universidade pública não federal), e alguns exageros ao exaltar certos luxos aos quais não dou o menor valor, a apresentação é impressionante.

Confira:

E pra não dizer que eu sou um ingrato, que eu cuspo no prato que como, relembro também o conto que fiz sobre a cidade.

Leia e me perdoe!!!

Abraço

Homero Quase Balzaquiano No Rio Ventura

7 comentários:

  1. Na página www.google.com.br tem um link "google.com in English" ... e sim, tem a mesma estampa. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Homero, a UERJ também é pública e pertence ao estado do RJ, assim a USP não é a única Universidade pública não federal do Brasil.
    Sds.

    ResponderExcluir
  3. Sim, Paulo Sérgio, justamente, eu alerto para o erro deles... mas agora, já deixei isso mais claro no post. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Homero V:
    Interprete assim: Nascer em 25 de janeiro foi a forma de um dos mais simbólicos ícones do país, senão o mais, homenagear São Paulo.
    O Rio é maravilhoso (até quando chove...), mas São Paulo também é uma grande cidade... Afinal, o Corinthians também é de lá!!!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Pôxa... Fiquei impressionado com a deferência do Google. Fiz uma rápida pesquisa e apenas os sites do Brasil e dos EUA estão com este logo. De qualquer maneira, é uma baita homenagem!

    ResponderExcluir
  6. Homero, apenas para registro: meu amigo em NY disse que não há essa vinheta por lá... uma pena. Sinatra e Jobim devem estar lá em cima discutindo o porquê disso... Ouvi Garota de Ipanema até em Cingapura...
    Abs

    ResponderExcluir
  7. E para coroar o duelo Rio x SP, o Flamengo foi o campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

    ResponderExcluir