-

sábado, 31 de dezembro de 2022

Pelé 82 anos - Frases

Celebrando os 82 anos de Pelé, repito aqui a celebração dos 70, com frases que nenhum outro jogador ouviu sobre si, ou jamais ouvirá!!
____________________________


"Depois do quinto gol, tive vontade de aplaudi-lo"     (Sigvard Parling, sueco, adversário de Pelé na final de 1958)

"Quando vi Pelé jogar pela primeira vez, tive vontade de pendurar as chuteiras."     (Just Fontaine, francês, maior artilheiro em uma Copa do Mundo)

"A diferença entre eu e Pelé? Fácil. Eu fui craque e ele é gênio."     (Leônidas da Silva, o 'Diamante Negro')

"Pelé trata a bola por você. Já a bola o chama de Vossa Excelência."     (Didi, brasileiro, melhor jogador da Copa de 1958)

Essas são as quatro frases que encabeçaram a primeira de uma série de cinco reportagens que O Globo publicou, de 23 a 27 de outubro de 2010, quando Pelé, o Rei do Futebol, o Atleta do Século XX, completou 70 anos de idade. 

E não vou aqui ficar me debulhando em textos e estatísticas, posto que isso será por demais explorado nas citadas reportagens e com certeza, em tantas outras, de revistas, rádio e TV, ao longo da semana. Quer dizer, fico apenas em uma estatística, umazinha só: ele fez uma média de 0,93 gols por jogo ao longo da carreira, graças a 1284 gols em 1375 jogos. Precisa mais?

As outras frases que vieram nos 4 dias seguintes:

"Subimos juntos, fora do tempo, para cabecear uma bola. Eu era mais alto e tinha mais impulsão. Quando desci ao chão olhei pra cima, perplexo. Pelé ainda estava lá, no alto, cabeceando a bola. Parecia que podia ficar no ar o tempo que quisesse."   
     Fachetti, zagueiro italiano, que tentou marcá-lo em 1970

"Maradona só será um novo Pelé quando ganhar 3 Copas e marcar 1000 gols"   
     César Menotti, técnico argentino campeão do mundo em 1978

"Os momentos de Pelé em campo são tão dignos de imortalidade que a gente pode até acreditar que a imortalidade existe"   
     Eduardo Galeano, escritor uruguaio

"Se não existissem o video-tape e o cinema, iam dizer que que Pelé era mentira de gente antiga."   
     Magistrado de Brasília, ao assistir 'Pelé Eterno'

"Pelé nosso, que estais nos campos, abençoai nossos torcedores, assim na grama como no céu"   
     Torcedores de Goiânia, em faixa, no dia em que Pelé esteve lá

 "How do you spell Pelé? G-O-D,",     
     Sunday Times

"Nice to meet you. I'm Ronald Reagan, and you need no introduction."
    
     Ronald Reagan, Presidente dos E.U.A.

“O maior jogador de futebol do mundo foi Di Stefano. Eu me recuso a classificar Pelé como jogador. Ele está acima de tudo”   
     Puskas, jogador húngaro

"Senti medo, um terrível medo quando vi aqueles olhos. Pareciam olhos de um animal selvagem, olhos que soltavam fogo."   
     Wolfgang Overath, jogador alemão.

"Cheguei com a esperança de parar um grande jogador, mas fui embora convencido de que havia sido atropelado por alguém que não nasceu no mesmo planeta que nós."
 
   
     Costa Pereira, goleiro do Benfica, após perder por 5x2, na final do Mundial de clubes, em 1962

"Pelé, em vez de 15 minutos de fama, você terá 15 séculos."   
     Andy Warhol, pintor e cineasta americano

"Na cabeça de muito jogador não passa nada no momento de fazer uma jogada. Na cabeça de Pelé passa um longa metragem."
      Nilton Santos, lateral-esquerdo bicampeão mundial em 1958/1962.

“Pelé é a figura suprema do futebol. Como Garbo e Picasso, basta-lhe um só nome.”
      Daily Express, jornal de Londres.

“Pelé nunca será superado, porque é impossível haver algo melhor que a perfeição. Ele teve tudo: físico, habilidade, controle de bola, velocidade, poder, espírito, inteligência, instinto, sagacidade…”
      Sunday Mirror, de Londres.

“Eu pensei: ‘Ele é feito de carne e osso, como eu.’ Eu me enganei.”
     Tarciso Burnigch, zagueiro italiano que marcou Pelé na final da Copa de 70. 

"Na cabeça de muito jogador não passa nada no momento de fazer uma jogada. Na cabeça de Pelé passa um longa metragem."
      Nilton Santos, lateral-esquerdo bicampeão mundial em 1958/1962.

"Eu sou o maior artilheiro da história do Santos; Pelé não conta, ele veio de Saturno."   
     Pepe, ponta esquerda do Santos
__________

Hoje mesmo, meu amigo João apareceu com mais uma, de um artigo da BBC...
Vou deixar o trecho inglês, em respeito á pessoa que a proferiu... e para passar o real significado das palavras...

But it was Nelson Mandela who probably best summed up what made Pele such a star.
"To watch him play was to watch the delight of a child combined with the extraordinary grace of a man."

____________________________

Outras frases

“Jogava com grande objetividade. Seu futebol não admitia excessos, enfeites nem faltas. Ele quase não fazia embaixadas, não driblava para os lados, mas sempre em direção ao gol. Quando tentavam derrubá-lo, não caía, devido à sua estupenda massa muscular e equilíbrio.”     (Tostão)

“Pelé jogou futebol por 22 anos e, durante aquele tempo, fez mais para promover a amizade e a fraternidade mundial do que qualquer outro embaixador”  (J.B. Pinheiro, embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas)

“Dir-se-ia um rei, não sei se Lear, se imperador Jones, se etíope. Racionalmente perfeito, do seu peito parecem pender mantos invisíveis. Em suma: Ponham-no em qualquer rancho e sua majestade dinástica há de ofuscar toda a corte em derredor.”   (Nélson Rodrigues, dramaturgo e cronista esportivo)

“Você pode estar certo, mas não sabe nada de futebol e eu vi o Pelé jogar..”     (Vicente Feola, técnico da Seleção Brasileira, ao psicólogo que afirmou que Pelé era jovem demais para jogar na Copa de 1958)

“Em alguns países as pessoas queriam tocá-lo, em outros queriam beijá-lo. Em outros até beijaram o chão que ele pisava. Eu achava tudo isso maravilhoso, simplesmente maravilhoso.”     (Clodoaldo)

“O Pelé estava muito determinado a levantar a Taça Jules Rimet pela terceira vez. Era como se ele soubesse que esse era o seu destino. Ele parecia uma criança esperando pelo Natal.” (Mário Américo, massagista da Seleção Brasileira, sobre o Mundial de 1970)

“Força e beleza. Rapidez e precisão. A elasticidade e a firmeza no gesto que poderia ser de bailarino..”     (Oldemário Touguinhó, jornalista esportivo)

“Comparar o Pelé com qualquer jogador é impossível. Pelé é Pelé. Ele está em um nível completamente diferente.”     (Rivellino)

“Pelé não é um rei por hereditariedade. Seu reinado não é de força nem de leis. Não foi eleito nem designado, mas reconhecido como Monarca dessa democracia ideal e universal que constitui o futebol.”     (France Football)

“Comparar o Pelé com qualquer jogador é impossível. Pelé é Pelé. Ele está em um nível completamente diferente.”     (Rivellino)

“Pelé chegou.”     (Jornal chileno anunciando a chegada da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1962)
__________

Falando em frases, cito duas proferidas por ele, que foram muito criticadas na época de sua declaração, mas que hoje fazem todo o sentido.

"Pelo amor de Deus, não vamos tripudiar sobre ninguém. Há coisas mais importantes para a gente pensar. O Natal está aí mesmo. Pensemos nas crianças pobres. Pelo amor de Deus olhemos por elas”     (Pelé, chorando, logo após marcar o 1000º gol, no Maracanã)
Ele foi chamado de demagogo. Já imaginou se, desde 1969, o governo tivesse cuidado realmente, como deveria, das 'criancinhas', no sentido amplo de educação, saúde, segurança? Certamente não estaríamos como estamos...

 "O povo brasileiro não sabe votar."     (Pelé, em plena época da ditadura, quando votar não decidia quase nada.)

Ele foi chamado de antidemocrático. Nem precisamos explicar a sapiência dessa frase, já quase cinquentona, vide as últimas eleições, em que se elegeram fichas sujas como Garotinho e Maluf, ou palhaços como Tiririca, e não vou nem falar dos dois últimos presidentes. Ou, para fixar regionalmente, mais especificamente no Rio de Janeiro, que vem de quase 40 anos de péssimos governadores, com pouquíssimas exceções...

Ainda na linha desses dizeres polêmicos, não posso deixar de lembrar-me desta:

"O Pelé calado é um poeta."
     (Romário, ao comentar a declaração do Rei, de que deveria se aposentar, em 2006)


É um caráter acima de qualquer suspeita? Não! Teve suas falhas, como por exemplo, a resistência em reconhecer a paternidade de uma filha, o que foi feito apenas judicialmente. Mas se for considerado o conjunto da obra, difícil encontrar algo parecido. Nunca bebeu, ou fumou (nem fez propaganda de fumo ou bebida), ou usou drogas de qualquer espécie, fossem estimulantes ou alucinógenas. Atleta exemplar, físico perfeito. Sempre foi um exemplo. 

E ficando apenas no futebol, será sempre lembrado pelos gols que fez, como todo artilheiro, mas como nenhum outro, será venerado até pelos gols que NÃO FEZ (ver aqui neste link), como os maravilhosos lances da Copa de 1970, como o chute do meio de campo contra a Tchecoslováquia, ou o estonteante drible sem bola sobre o goleiro Mazurkiewicz do Uruguai.

E, por favor, não me venham com comparações com qualquer outro, muito menos Maradona. Entristece-me testemunhar enquetes via internet apontando o argentino como o melhor jogador da história e, pior ainda, ver muitos jovens brasileiros admitindo isso. Peço que vão aos livros, às histórias, ou mesmo aos DVDs já existentes, como 'Pelé Eterno' ou 'Isto é Pelé', este um pouco mais antigo. Vejam os números, as opiniões de quem o conheceu.

Como diz um amigo meu, pelamordideus!!

Eu, sendo Santista duas vezes, nascido e torcedor, não poderia deixar passar esta ocasião em branco; eu, que sou velho o suficiente para me orgulhar de ter ouvido o barulho do pisar das chuteiras reais, muitas vezes, no gramado da Vila Belmiro. Inclusive estive presente à sua última vez, em 2 de outubro de 1974, jogo contra a Ponte Preta, quando, no meio do primeiro tempo, ele recebeu a bola no centro do gramado, pegou-a com as mãos, ajoelhou-se, abriu os braços, e girou às quatro linhas do gramado, agradecendo a todos. (se fosse hoje, teria levado cartão amarelo...)

Após a interrupção do jogo, com volta olímpica, a última descida ao vestiário do Rei, e a entrada do seu reserva, o time campineiro cobrou a falta.

Sim, o último lance de Pelé, no Brasil, foi uma falta, mão na bola.

Fosse hoje, teria levado cartão amarelo.....


Abraço

Homero Sempre Com Pelé Ventura 




quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Pelé Forever

 Edson Arantes de Nascimento


se foi....

Mas Pelé é Eterno!

Eis um compêndio do que escrevi sobre ele.


1. O que falam sobre o Rei

Frases que nenhum outro jogador de futebol ouviu sobre si, ou ouvirá!! 
Este post já foi visto por 5.000 pessoas!  E bem comentado! 

 

2. O show de Pelé em 1970

Na Copa do Tricampeonato, Pelé fez 4 gols, deu 6 assistências, e perdeu outros 3 gols que entraram pra a história. Ele esteve soberano em todos os jogos.

 

3. A história do Gol de Placa 

Claro que foi dele o gol que mereceu uma placa, pela primeira vez.


4. 200 anos

100 do Titanic e 100 do Santos, este fundado, aquele afundado (sic)


5. As despedidas do Rei

Santos, Cosmos e Seleção. Estive na primeira

 

6. Ver Pelé Sorrindo

Quando a justiça foi feita!

 

7. Santos 100PRE Santos

Na História do Centenário do Santos, que se confunde sempre com Pelé.

8. Impunidade 11x0 Ética

Num post sobre política, conto dos 8 gols que ele fez num jogo


9. Enfartes e Espetáculo

Quando um jogo do Santos matou 3 pessoas de enfarte


10. Peguei na Mentira 

 Um divertido teste que participei no Face. Uma delas sobre o Rei!


Pelé Forever


Edson Arantes de Nascimento

se foi....

Mas Pelé é Eterno!

Eis um compêndio do que escrevi sobre ele.


1. O que falam sobre o Rei

Frases que nenhum outro jogador de futebol ouviu sobre si, ou ouvirá!! 
Este post já foi visto por 5.000 pessoas!  E bem comentado! 

 

2. O show de Pelé em 1970

Na Copa do Tricampeonato, Pelé fez 4 gols, deu 6 assistências, e perdeu outros 3 gols que entraram pra a história. Ele esteve soberano em todos os jogos.

 

3. A história do Gol de Placa 

Claro que foi dele o gol que mereceu uma placa, pela primeira vez.


4. 200 anos

100 do Titanic e 100 do Santos, este fundado, aquele afundado (sic)


5. As despedidas do Rei

Santos, Cosmos e Seleção. Estive na primeira

 

6. Ver Pelé Sorrindo

Quando a justiça foi feita!

 

7. Santos 100PRE Santos

Na História do Centenário do Santos, que se confunde sempre com Pelé.

8. Impunidade 11x0 Ética

Num post sobre política, conto dos 8 gols que ele fez num jogo


9. Enfartes e Espetáculo

Quando um jogo do Santos matou 3 pessoas de enfarte


10. Peguei na Mentira 

 Um divertido teste que participei no Face. Uma delas sobre o Rei!


quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Pague menos IR, legalmente!


 ATENÇÃO! Hora de reativar o aviso... SÓ ATÉ DIA 29!! QUINTA-FEIRA

Uma dica que vale dinheiro vivo! Ou quase vivo!
Muitos já sabem, mas não custa disseminar!!!

Vamos lá!

Todo ano, você declara o que pagou à Previdência Privada  como dedução na alínea de 'Contribuição à Previdência Complementar e FAPI', certo?
E deixa de ter Imposto a Pagar referente àquele montante multiplicado pela alíquota  de imposto a que você está sujeito, correto?

Pois bem, se você tem mais Investimentos em Previdência Privada além do plano de sua empresa, Petros, Portus, Previ e outros, você também pode jogar como dedução na mesma alínea. A totalidade do montante dessa alínea, até um limite de 12% de seus Rendimentos Brutos, é dedutível para efeito de Imposto de Renda.

Se quer aproveitar esse esquema, compute rendimentos e Previdência Complementar de seu contracheque de janeiro a dezembro, e verifique se, no total dos 12 meses de 2015, há sobra entre:
      1. de um lado, 12% de seus Rendimentos Brutos e,
      2. do outro lado, o que se paga à Previdência Complementar.
No caso de haver essa sobra, aconselho a pensar seriamente em fazer um investimento em um Plano de Previdência Privada em um banco qualquer, num montante similar à sobra calculada.
Isto claro, se você tiver uma outra sobra: a de dinheiro para investir.

E se não tiver, mas dispuser de um dinheirinho aplicado em renda fixa, por exemplo, acho que vale mesmo retirar deste último e aplicar naquele.
Esse dinheiro, multiplicado pela sua alíquota máxima de IR, 'retornará' em maio de 2018, quando você fizer a Declaração Anual de Rendimentos, na forma de menos imposto a pagar!!
Ah, para se ter direito à dedução, o investimento tem que ser do tipo PGBL. Aquele outro que se chama VGBL não se presta ao efeito.

Trata-se de uma forma legal e, ao mesmo tempo, legal (!), de se pagar menos imposto, neste país em que não se sabe direito para onde o seu imposto vai, além dos bolsos, cuecas e meias de certos políticos.

Claro que não há mágica! Quando você fizer o resgate desse investimento, vai pagar Imposto de Renda sobre a totalidade do resgate, e não apenas sobre o rendimento líquido (como no VGBL e qualquer outra aplicação de renda fixa). 

Entretanto, a alíquota de imposto vai diminuindo com o tempo de aplicação. Então, o ideal é que você não venha a necessitar de resgate por um bom tempo... uns 5 anos, por exemplo.

Ah, sim, e corra: você pode fazer essa aplicação até dia 29, pois dia 30 é feriado bancário!!

Se você já sabia desse mecanismo, parabéns; se não sabia, fique sabendo!
Eu mesmo, fiquei sabendo há uns 15 anos, bobinho!

E a coisa já é permitida há muito mais tempo!!

Tem gente que não gosta, mas eu gosto...

Abraço

Homero Prestando Serviço Ventura

AVATAR 2 - O Caminho da Água


Quando revivi minha resenha de AVATAR, o original de James Cameron, 
na semana passada, eu abri com estas frases ... e perguntas...

Prestes a ver AVATAR 2!
Hora de lembrar minha resenha de AVATAR 1!
Láááá de 2009...
Os números da sequência subiram à estratosfera...
As tecnologias, dizem, estão mais estonteantes...
Será que a emoção será a mesma que me arrebatou?
Estou receoso...
Será que vai me manter atento durante 190 minutos?
_____________________________________

Ontem, fomos ver AVATAR 2 - O Caminho da Água, na melhor sala possível aqui do Rio, o IMAX do New York City Center.

Antes de passar às respostas, vamos à envoltória... há muito não íamos ao cinema. Antes da pandemia, éramos ratos de telona... praticamente toda semana .... e eu descrevia muitas das experiâncias no blog, dá pra conferir logo de cara ali na lista dos assuntos, que eles chamam de Marcadores, é o assunto vice-campeão, com quase 300 referências (claro que o assunto campeão vocês sabem qual é...). 

Porém, chegou a pandemia, e ficamos quase dois anos sem entrar numa sala de cinema. O último filme fora a mais recente versão de O Homem Invisível, em fevereiro de 2020, com a competentíssima atriz e produtora Elizabeth Moss, que foi também minha última resenha até então, quem tiver curiosidade, está AQUI.

Veio a pandemia, e o primeiro filme a anunciar a postergação da estreia por causa dela foi justamente o aguardadíssimo, para mim, 25º filme de James Bond (vi os outros 24), No Time To Die, o último com Daniel Craig. Então, foi ano e meio sem chegar perto de cinema, até que justamente aquele filme entrou em cartaz, e nós fomos, claro, e escrevi resenha, que compartilho AQUI.

Depois disso, até voltamos ao cinema, vimos Batman e Top Gun - Maverick também no IMAX e mais um par de meia-dúzia de filmes, mas resenha mesmo, só fiz a de ELVIS, espetacular, que concorrerá a vários Oscares, incluindo Ator e Ator Coadjuvante (o surpreendentemente gordo Tom Hanks), vejam AQUI.

Antes de chegar ao motivo deste bolodoro avatárico, ao falar sobre Top Gun aqui em cima, lembrei-me de seu ator, Tom Cruise, e não poderia deixar de registrar a qualidade dos trailers que vimos ontem, na magnitude dos seis andares da tela do IMAX...
  • o primeiro deles, justamente, o novo Missão Impossível, de novo estrelado por ele, que começa com a gravação da cena em que ele mesmo, dispensando dublês, como sempre, saltando de uma mega-rampa (que deverá estar disfarçada no filme) abandonando a moto que conduzia, sobre descomunal desfiladeiro, claro que acionando seu para-quedas, intermináveis 30 segundos depois... um espetáculo ... seguidas por eletrizantes cenas estilo trailer, com a sensacional música-tema de Lalo Schifrin ao fundo, e a surpresa, para mim, de que isso tudo será apenas a 1ª Parte do 7º filme da franquia, chamado Acerto de Contas (vi os outros 6)!!! 
  • Mas não parou por aí.... veio o trailer do novo filme de John Wick, chamado simplesmente de John Wick - Capítulo 4 (vi os outros 3), com o gente boa Keanu Reeves, que decerto doará para a caridade a maioria de seu cachê, como tem feito nos últimos 10 anos, mais um filme onde matará outra dezenas de malfeitores, como ele, pois afinal, era um matador aposentado, até ser chamado de volta por vingança, no ótimo 1º filme da série. 
  • Mas não parou por aí, veio o trailer do novo filme da Marvel, o 31º (vi 27 dos outros, veja a ordem ao final) da Série Vingadores, com um de seus mais divetidos heróis, o Homem-Formiga em seu 3º filme como protagonista (vi os outros 2), chamado Quantumania, onde dá pra ver que percorrerá o universo quântico visitado no 2º filme, e justamente trazendo de volta a sessentona e lindíssima Michelle Pfeiffer, como a esposa do personagem do setentão Michael Douglas, ambos ganhando mais dinheiro que no restante de suas carreiras pregressas... é incrível o poder da Franquia Marvel, aliás, criada e inspirada pelo brilhante Stan Lee, que completaria 100 anos em 2023. Nossa, como eu misturo assunto...
Bem, falei tanto que até desisti de fazer a resenha de AVATAR 2...

Apenas coloco as respostas às frases lá do início...

Os adoráveis Na'vi estão de volta!

Antes, resumindo o original, pode classificar como épico, ação, aventura ou ficção científica!
Passa-se em 2154, na Lua Pandora, de um planeta gigante da Constelação Alpha-Centauri (remember Perdidos do Espaço), a mais de 4 anos-luz de distãncia da Terra. Os nativos se chama Na'vi, são humanóides de quase 3 metros de altura, com rabo e orelhas pontudas (remember Star Trek), que vivem em harmonia com a Natureza, só que não, pois seu subsolo detém reservas de um minério valiosíssimo, alvo de mercenários terráqueos espaciais. Jake Sully é um ex-fuzileiro paralítico que participa do Projeto AVATAR sbstituindo seu irmão-gêmeo, um cientista do projeto que morreu. No corpo de seu AVATAR Na'vi, que assume enquanto dorme, suas pernas funcionam. 
Em suma, ele gosta da ideia, se engraça com uma nativa, ajuda a expulsar os invasores, e se torna um líder Na'vi, definitivamente.

O atual filme se passa 10 anos depois!

Às respostas...


1. Os números da sequência subiram à estratosfera...
Siiimm, 450 milhões de dólares de orçamento, e faturamento de quase 900 milhões até agora no mundo todo, portanto projeto mais que justificado, garantindo fôlego para os outros três filmes já planejados (2024, 2026, 2028) e já em filmagem, nesse projeto megalômano de James Cameron, que ganhará certamente mais um Oscar (já ganhou com Titanic) ao seu final, assim como Peter Jackson, que teve que esperar o 3º filme de O Senhor dos Anéis para ganhar o seu, pelo conjunto da obra. Quer mais uma coincidência? As filmagens dos novos AVATARES foi e será feita na Nova Zelândia, exatamente como a saga de Mr. Jackson. E então Mr. Cameron será devidamente justiçado por não ter ganho o Oscar pelo 1º AVATAR, perdendo para um filme sobre a Guerra no Iraque, que aliás, eu nem vi. Em tempo, para confirmar o sucesso do filme, o NYC Center tinha 6 salas exibindo AVATAR 2, além do IMAX, mesmo já na 3ª semana de exibição!
2. As tecnologias, dizem, estão mais estonteantes..., 
Siiim, dá pra ver o resultado de cada centavo investido em computação gráfica, para muito além das estonteantes criaturas criadas (sic) no 1º filme, agora com o mundo marinho proporcionando veículo para a imaginação infinda de seu criador... aqueles tranportes aquáticos e aqueles tulkuns são sensacionais... o 3D é magnífico, claro, sem aquela escuridão do tradicional, que me dava 'réiva' (a la Juma)... com a pequena decepção de ter recebido aqueles óculos especiais, pois havia sido vendida a ideia de que a nova tecnologia dispensava seu uso, só que não, minha filha explicou... as salas precisam ser preparadas ao efeito...
3. Será que a emoção será a mesma que me arrebatou?
Siiim, as relações familiares de Jake Sully (Sam Worthington), agora apenas como AVATAR, casado com Neytiri (Zoe Saldaña), e com 3 filhos (e um, aliás, dois anexos), são arrebatadoras, cheguei a chorar... assim como engulhou-me o ódio aos humanos malvados, comandados pelo mesmo Miles (Stephen Lang), agora como recombinante Na'vi, com direito a aviltante caça às baleias de Pandora (os tais tulkuns), chega a dar nojo... ah... voltando à emoção, Sigourney Weaver, uma de minhas heroínas do cinema, está lá, apesa de ter morrido no final do 1º filme, ela é a atriz por 'de trás' (performance and motion capture) de Kiri, sua jovem filha como AVATAR, e faz uma ponta, em visão espiritual da menina, propiciada pela Deusa EYWA, do mundo de Pandora. E, falando em atrizes, tem outra famosa, Kate Winslet, como a rainha do mundo marinho avatar, revivendo a parceria com o Diretor do Titanic, onde fez a inesquecível Jane. Aqui, mais uma vez relacionada com o mar, ela bateu o recorde de apneia, ficando mais de sete minutos sem respirar em uma cena de filme. Todos os atores e atrizes se tornaram especialistas na técnica, mas ela foi a campeã...
4. Estou receoso...
Nãão ... vá sem receio... diversão e emoção pura!
5. Será que vai me manter atento durante 190 minutos?
Siiiim, nem pensei no tempo... o filme prendeu a atenção em cada um deles.

Enfim, VÁ AO CINEMA!


Pra terminar, a lista dos filmes da Série Vingadores, ordem cronológica dos acontecimentos, só por curiosidade.
  1. Capitão América: O Primeiro Vingador (2011);
  2. Capitã Marvel (2019);
  3. Homem de Ferro (2008);
  4. Homem de Ferro 2 (2010);
  5. O Incrível Hulk (2008);
  6. Thor (2011)
  7. Os Vingadores (2012);
  8. Thor: O Mundo Sombrio (2013);
  9. Homem de Ferro 3 (2013);
  10. Capitão América: O Soldado Invernal (2014);
  11. Guardiões da Galáxia (2014);
  12. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017);
  13. Vingadores: Era de Ultron (2015);
  14. Homem-Formiga (2015);
  15. Capitão América: Guerra Civil (2016);
  16. Viúva Negra (2021); não vi
  17. Pantera Negra (2018);
  18. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017);
  19. Doutor Estranho (2016);
  20. Thor: Ragnarok (2017);
  21. Homem-Formiga e a Vespa (2018);
  22. Vingadores: Guerra Infinita (2018);
  23. Vingadores: Ultimato (2019);
  24. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021);  não vi
  25. Os Eternos (2021);
  26. Homem-Aranha: Longe de Casa (2019);
  27. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021);
  28. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022); 
  29. Thor - Amor e Trovão (2022); não vi
  30. Pantera Negra - Wakanda para Sempre (2022)


sábado, 17 de dezembro de 2022

AVATÁXIMO

Na proximidade de ver AVATAR 2,
hora de lembrar minha resenha de AVATAR 1!
Láááá de 2010...
Os números da sequência subiram à estratosfera...
As tecnologias, dizem, estão mais estonteantes...
Será que a emoção será a mesma que me arrebatou?
Estou receoso...
Será que vai me manter atento durante 190 minutos?
_____________________________________

AVATAR  - A minha relação com esse filme começou com uma absoluta má vontade. Pelo trailer que vi, considerei já ter passado da idade de apreciar animações em computação gráfica, com temas épicos, batalhas mirabolantes, enfim, havia decidido não ver. 

Aí vem o Felipe e pergunta: 
Qual foi o filme de James Cameron que você não gostou? 
Aí comecei: ‘Rambo II’, ‘Aliens – O Resgate’, ‘True Lies’, ‘Exterminador do Futuro 1 e 2’, e, claro, ‘Titanic’. 

Bom retrospecto, é verdade! Mas achei pouco. E daí que o cara gastou 500.000.000  de dólares na produção (coloquei todos os zeros de propósito), que a tecnologia usada é inovadora, que o 3D é perfeito, que o projeto durou 10 anos para ser concluído, e daí, quero que ele se exploda.  

Aí, a Renata foi ver, e disse que o filme era isso, aquilo, e ficava de mal comigo se eu não fosse. Felipe foi ver e confirmou. Perguntei se a mãe ia gostar, e os dois foram positivamente unânimes. 

Enfim, acabei indo! Comprei ingressos na sexta para ir no sábado (porque a coisa está assim, não chegue em cima da hora pra comprar). A sessão começa bem com todos os trailers já necessitando que colocássemos os óculos especiais, muito bons, especialmente ‘Alice No País das Maravilhas’, dirigido pelo sempre inovador Tim Burton, em mais uma parceria com o magnífico Johnny Depp, como o Chapeleiro Maluco, e ‘Toy Story 3’, não um trailer, mas um divertidíssimo teaser

E, finalmente, começou AVATAR. 

Resumo da história: com uma hora de filme (ele tem 2:40 hs), fiz questão de mandar um torpedo pra Renata e Felipe: AVATÁXIMO!!! 

Agradecimento, ao vivo, por terem me obrigado a ir! Im-per-dí-vel! Dá para se enxergar cada um dos quinhentos milhões de dólares gastos. A presença de Sigourney Weaver dá um certo peso ao elenco, o 3D é realmente perfeito, mas o que encanta realmente é o universo criado por James Cameron, que assina também o roteiro. No planeta Pandora, uma civilização (humanóides, porém gigantes, de 3 metros de altura), que vive em total harmonia com sua natureza, e em briga com colonizadores humanos em busca de recursos naturais. 

Os Na’Vi são muito interessantes, corpos esguios, ágeis e resistentes, e a tecnologia faz com que seus movimentos na tela sejam precisos, leves, as orelhas pontudas são uma gracinha, denotando as reações, de alerta, alegria e tristeza (especialidade de nossos cachorros). 

James Cameron se deu ao luxo de desenvolver uma língua própria para a sua civilização, o que dá enorme autenticidade à coisa. Grande decisão. 

Muito, mas muito legal mesmo, é a conexão entre alguns humanos e seus Avatares Na’Vi, que é o cerne da teoria de Cameron. Quando um humano dorme, seu correspondente (sua outra persona, seu avatar) acorda, e vice-versa, o que gera uma série de situações interessantíssimas. 

E os animais de Pandora são absolutamente encantadores (e também assustadores, claro), assim como a comunicação do povo com seus ancestrais, suas origens, suas divindades. 

Teve aplauso no final. 

Olha, simplesmente Nota 10 !!!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Aviso aos navegantes do Submarino Angolano

O CONTRAMESTRE ENTRARÁ 

EM RECESSO NATALINO!!!

.... mas ninguém ficará a ver navios!!! Como ficou Junot, quando chegou para dominar Portugal, a mando de Napoleão Bonaparte, mas o Rei D.João VI e sua corte já navegavam rumo ao Novo Mundo, abaixo da Linha do Equador, em sensacional manobra! Eles ficaram ... a ver navios ...

Mas aqui, o navegante encontrará ainda ótima programação aos sábados... 

Em dezembro, nosso DJ Paulo Seixas reviverá uma prática que praticou até antes da pandemia: reviver as mensagens natalinas que os Beatles mandavam aos fãs.

Ele já começou no último programa emitido, em 3 de dezembro (e que foi repetido no dia 10), com o primeiro programa, lançado no Natal de 1963

Nas próximas 3 semanas de Dezembro irá tocar dois discos por semana

Dia 17, 1964 + 1965

Dia 24, 1966 + 1967

Dia 31, 1968 + 1969

E ainda dará destaque a outras canções natalinas dos Beatles

"Ding Dong, Ding Dong" de George na primeira semana 

"Wonderful Christmas Time" de Paul na semana seguinte e 

"I Wanna Be Santa Claus" de Ringo na última semana...

Mais as músicas e outtakes de Revolver 2022, que nos trouxeram surpresas marcantes.

E eventualmente as músicas que citam os Beatles. 

Neste sábado, vem uma da CHER, novinha

Então, faremos um recesso natalino nas mensagens ultramarinas do Contramestre!!

Já preparei o texto para o George Psicodélico.

Only a Northern Song e It's All Too Much, ambas da trilha sonora de Yellow Submarine, são o ápice da Psicodelia Beatle, adequadíssimas ao clima de um dos mais psicodélicos filmes da história!!!

Depois, retornarei ao final de George Maduro, com Here Comes The Sun e I Me Mine, finalizando a saga de nosso querido guitarrista compositor!!!

... E, claro, poderá aproveitar-se de atualizar-se, ouvindo os áudios de minhas

61 VIAGENS!!!

Boa hora para descansar!

 

  1. Neste LINKMinha apresentação aos ouvintes da Rádio
  2. Neste LINKA gênese da capa do LP Abbey Road
  3. Neste LINKAs 8 condições SineQuaNon dos Beatles
  4. Neste LINKAnálise de Misery estendida
  5. Neste LINKAnálise de Ticket To Ride estendida
  6. Neste LINKAnálise de de It Won't Be Long estendida
  7. Neste LINKMinha viagem comparando Imagine com Star Trek
  8. Neste LINKAnálise de You Won't See Me estendida
  9. Neste LINKHomenagem a Buddy Holly e Don McLean
  10. Neste LINKHomenagem a Lizzie Bravo + Across The universe
  11. Neste LINKAnálise de If I Fell, estendida
  12. Neste LINKAnálise de We Can Work It Out, estendida
  13. Neste LINKAnálise de de Hey Bulldog, estendida
  14. Neste LINKAnálise de Penny Lane, estendida
  15. Neste LINKAnálise de Piggies, estendida
  16. Neste LINKAnálise de Magical Mistery Tour, estendida
  17. Neste LINKAnálise de I Am The Walrus, estendida
  18. Neste LINKAnálise de Girl, estendida
  19. Neste LINKAnálise de I've Got A Feeling, estendida
  20. Neste LINKAnálise de One After 909, estendida
  21. Neste LINKAnálise de Call Your Name, estendida
  22. Neste LINKAnálise de She Said She Said
  23. Neste LINKO 1º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road 
  24. Neste LINKO 2º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road 
  25. Neste LINKO 3º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road 
  26. Neste LINKO 4º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road 
  27. Neste LINK, O 5º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road
  28. Neste LINK, o 6º Compacto dos Beatles
  29. Neste LINKAnálise de The Ballad Of John And Yoko
  30. Neste LINKAnálise de Happiness Is A Warm Gun
  31. Neste LINKAnálise de While My Guitar Gently Weeps
  32. Neste LINKAnálise de You Know My Name (Look Up The Number) 
  33. Neste LINK1ª Década sem os Beatles
  34. Neste LINK2ª Década sem os Beatles 
  35. Neste LINK3ª Década sem os Beatles
  36. Neste LINKA 4ª Década sem os Beatles
  37. Neste LINKA 5ª Década sem os Beatles 
  38. Neste LINKA 6ª Década sem os Beatles
  39. Neste LINK, Os Números nas Canções dos Beatles
  40. Neste LINK, Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
  41. Neste LINK, Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles 
  42. Neste LINK, Os Animais nas Canções dos Beatles
  43. Neste LINK, A parceria Lennon / McCartney
  44. Neste LINK, Os Beatles de Ringo Starr
  45. Neste LINK, Análise de Eight Days A Week
  46. Neste LINK, Análise Temática de Being For The Benefit Of Mr. Kite 
  47. Neste LINK, Análise Temática de Honey Pie 
  48. Neste LINK, Análise Temática de Yer Blues 
  49. Neste LINK, Análise de Birthday 
  50. Neste LINK, Análise Temática de Yellow Submarine
  51. Neste LINK, George Harrison nos Beatles - As Covers 
  52. Neste LINK, George Harrison Romântico - Parte 1
  53. Neste LINK, George Harrison Romântico - Parte 2
  54. Neste LINK, George Harrison Romântico - Parte 3
  55. Neste LINK, George Harrison Romântico - Parte 4
  56. Neste LINK, George Harrison Indiano - Parte 1
  57. Neste LINK, George Harrison Indiano - Parte 2
  58. Neste LINK, George Harrison Maduro - Parte 1
  59. Neste LINK, George Harrison Maduro - Parte 2
  60. Neste LINK, George Harrison Maduro - Parte 3
  61. Neste LINK, George Harrison Maduro - Parte 4


O CONTRAMESTRE ENTRARÁ EM RECESSO NATALINO!!!

.... mas ninguém ficará a ver navios!!!

 

Em dezembro, nosso DJ Paulo Seixas reviverá uma prática fez até antes da pandemia: reviver as mensagens natalinas que os Beatles mandavam aos fãs.

Ele já começou no último programa emitido, em 3 de dezembro (e que foi repetido no dia 10), com o primeiro programa, lançado no Natal de 1963

Nas próximas 3 semanas de Dezembro irá tocar dois discos por semana

Dia 17, 1964 + 1965

Dia 24, 1966 + 1967

Dia 31, 1968 + 1969

E ainda dará destaque a outras canções natalinas dos Beatles

"Ding Dong, Ding Dong" de George na primeira semana 

"Wonderful Christmas Time" de Paul na semana seguinte e 

"I Wanna Be Santa Claus" de Ringo na última semana...

Mais as músicas e outtakes de Revolver

E eventualmente as músicas que citam os Beatles

Então, faremos um recesso natalino nas mensagens ultramarinas do Contramestre!!

Já preparei o texto para o George Psicodélico.

Only a Northern Song e It's All Too Much, ambas da trilha sonora de Yellow Submarine, são o ápice da Psicodelia Beatle, adequadíssimas ao clima de um dos mais psicodélicos filmes da história!!!

Depois, retornarei ao final de George Maduro, com Here Comes The Sun e I Me Mine, finalizando a saga de nosso querido guitarrista compositor!!!

Neste recesso, aproveite para viajar nos áudios de minhas

61 VIAGENS!!!

Boa hora para descansar!

 

  1. Neste LINKMinha apresentação aos ouvintes da Rádio
  2. Neste LINKA gênese da capa do LP Abbey Road
  3. Neste LINKAs 8 condições SineQuaNon dos Beatles
  4. Neste LINK, Análise de Misery estendida
  5. Neste LINK, Análise de Ticket To Ride estendida
  6. Neste LINK, Análise de de It Won't Be Long estendida
  7. Neste LINK, Minha viagem comparando Imagine com Star Trek
  8. Neste LINK, Análise de You Won't See Me estendida
  9. Neste LINK, Homenagem a Buddy Holly e Don McLean
  10. Neste LINKHomenagem a Lizzie Bravo + Across The universe
  11. Neste LINKAnálise de If I Fell, estendida
  12. Neste LINKAnálise de We Can Work It Out, estendida
  13. Neste LINKAnálise de de Hey Bulldog, estendida
  14. Neste LINKAnálise de Penny Lane, estendida
  15. Neste LINKAnálise de Piggies, estendida
  16. Neste LINKAnálise de Magical Mistery Tour, estendida
  17. Neste LINKAnálise de I Am The Walrus, estendida
  18. Neste LINKAnálise de Girl, estendida
  19. Neste LINKAnálise de I've Got A Feeling, estendida
  20. Neste LINKAnálise de One After 909, estendida
  21. Neste LINKAnálise de Call Your Name, estendida
  22. Neste LINKAnálise de She Said She Said
  23. Neste LINKO 1º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road 
  24. Neste LINKO 2º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road 
  25. Neste LINKO 3º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road 
  26. Neste LINKO 4º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road 
  27. Neste LINKO 5º Capítulo do Projeto Medley Abbey Road
  28. Neste LINKo 6º Compacto dos Beatles
  29. Neste LINKAnálise de The Ballad Of John And Yoko
  30. Neste LINKAnálise de Happiness Is A Warm Gun
  31. Neste LINKAnálise de While My Guitar Gently Weeps
  32. Neste LINKAnálise de You Know My Name (Look Up The Number) 
  33. Neste LINK1ª Década sem os Beatles
  34. Neste LINK, A 2ª Década sem os Beatles 
  35. Neste LINK, A 3ª Década sem os Beatles
  36. Neste LINKA 4ª Década sem os Beatles
  37. Neste LINK, A 5ª Década sem os Beatles 
  38. Neste LINK, A 6ª Década sem os Beatles
  39. Neste LINK, Os Números nas Canções dos Beatles
  40. Neste LINK, Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
  41. Neste LINK, Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles 
  42. Neste LINK, Os Animais nas Canções dos Beatles
  43. Neste LINK, A parceria Lennon / McCartney
  44. Neste LINK, Os Beatles de Ringo Starr
  45. Neste LINK, Análise de Eight Days A Week
  46. Neste LINK, Análise Temática de Being For The Benefit Of Mr. Kite 
  47. Neste LINK, Análise Temática de Honey Pie 
  48. Neste LINK, Análise Temática de Yer Blues 
  49. Neste LINK, Análise de Birthday 
  50. Neste LINK, Análise Temática de Yellow Submarine
  51. Neste LINK, George Harrison nos Beatles - As Covers 
  52. Neste LINK, George Harrison Romântico - Parte 1
  53. Neste LINK, George Harrison Romântico - Parte 2
  54. Neste LINK, George Harrison Romântico - Parte 3
  55. Neste LINK, George Harrison Romântico - Parte 4
  56. Neste LINK, George Harrison Indiano - Parte 1
  57. Neste LINK, George Harrison Indiano - Parte 2
  58. Neste LINK, George Harrison Maduro - Parte 1
  59. Neste LINK, George Harrison Maduro - Parte 2
  60. Neste LINK, George Harrison Maduro - Parte 3
  61. Neste LINK, George Harrison Maduro - Parte 4