-

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

AVATAR 2 - O Caminho da Água


Quando revivi minha resenha de AVATAR, o original de James Cameron, 
na semana passada, eu abri com estas frases ... e perguntas...

Prestes a ver AVATAR 2!
Hora de lembrar minha resenha de AVATAR 1!
Láááá de 2009...
Os números da sequência subiram à estratosfera...
As tecnologias, dizem, estão mais estonteantes...
Será que a emoção será a mesma que me arrebatou?
Estou receoso...
Será que vai me manter atento durante 190 minutos?
_____________________________________

Ontem, fomos ver AVATAR 2 - O Caminho da Água, na melhor sala possível aqui do Rio, o IMAX do New York City Center.

Antes de passar às respostas, vamos à envoltória... há muito não íamos ao cinema. Antes da pandemia, éramos ratos de telona... praticamente toda semana .... e eu descrevia muitas das experiâncias no blog, dá pra conferir logo de cara ali na lista dos assuntos, que eles chamam de Marcadores, é o assunto vice-campeão, com quase 300 referências (claro que o assunto campeão vocês sabem qual é...). 

Porém, chegou a pandemia, e ficamos quase dois anos sem entrar numa sala de cinema. O último filme fora a mais recente versão de O Homem Invisível, em fevereiro de 2020, com a competentíssima atriz e produtora Elizabeth Moss, que foi também minha última resenha até então, quem tiver curiosidade, está AQUI.

Veio a pandemia, e o primeiro filme a anunciar a postergação da estreia por causa dela foi justamente o aguardadíssimo, para mim, 25º filme de James Bond (vi os outros 24), No Time To Die, o último com Daniel Craig. Então, foi ano e meio sem chegar perto de cinema, até que justamente aquele filme entrou em cartaz, e nós fomos, claro, e escrevi resenha, que compartilho AQUI.

Depois disso, até voltamos ao cinema, vimos Batman e Top Gun - Maverick também no IMAX e mais um par de meia-dúzia de filmes, mas resenha mesmo, só fiz a de ELVIS, espetacular, que concorrerá a vários Oscares, incluindo Ator e Ator Coadjuvante (o surpreendentemente gordo Tom Hanks), vejam AQUI.

Antes de chegar ao motivo deste bolodoro avatárico, ao falar sobre Top Gun aqui em cima, lembrei-me de seu ator, Tom Cruise, e não poderia deixar de registrar a qualidade dos trailers que vimos ontem, na magnitude dos seis andares da tela do IMAX...
  • o primeiro deles, justamente, o novo Missão Impossível, de novo estrelado por ele, que começa com a gravação da cena em que ele mesmo, dispensando dublês, como sempre, saltando de uma mega-rampa (que deverá estar disfarçada no filme) abandonando a moto que conduzia, sobre descomunal desfiladeiro, claro que acionando seu para-quedas, intermináveis 30 segundos depois... um espetáculo ... seguidas por eletrizantes cenas estilo trailer, com a sensacional música-tema de Lalo Schifrin ao fundo, e a surpresa, para mim, de que isso tudo será apenas a 1ª Parte do 7º filme da franquia, chamado Acerto de Contas (vi os outros 6)!!! 
  • Mas não parou por aí.... veio o trailer do novo filme de John Wick, chamado simplesmente de John Wick - Capítulo 4 (vi os outros 3), com o gente boa Keanu Reeves, que decerto doará para a caridade a maioria de seu cachê, como tem feito nos últimos 10 anos, mais um filme onde matará outra dezenas de malfeitores, como ele, pois afinal, era um matador aposentado, até ser chamado de volta por vingança, no ótimo 1º filme da série. 
  • Mas não parou por aí, veio o trailer do novo filme da Marvel, o 31º (vi 27 dos outros, veja a ordem ao final) da Série Vingadores, com um de seus mais divetidos heróis, o Homem-Formiga em seu 3º filme como protagonista (vi os outros 2), chamado Quantumania, onde dá pra ver que percorrerá o universo quântico visitado no 2º filme, e justamente trazendo de volta a sessentona e lindíssima Michelle Pfeiffer, como a esposa do personagem do setentão Michael Douglas, ambos ganhando mais dinheiro que no restante de suas carreiras pregressas... é incrível o poder da Franquia Marvel, aliás, criada e inspirada pelo brilhante Stan Lee, que completaria 100 anos em 2023. Nossa, como eu misturo assunto...
Bem, falei tanto que até desisti de fazer a resenha de AVATAR 2...

Apenas coloco as respostas às frases lá do início...

Os adoráveis Na'vi estão de volta!

Antes, resumindo o original, pode classificar como épico, ação, aventura ou ficção científica!
Passa-se em 2154, na Lua Pandora, de um planeta gigante da Constelação Alpha-Centauri (remember Perdidos do Espaço), a mais de 4 anos-luz de distãncia da Terra. Os nativos se chama Na'vi, são humanóides de quase 3 metros de altura, com rabo e orelhas pontudas (remember Star Trek), que vivem em harmonia com a Natureza, só que não, pois seu subsolo detém reservas de um minério valiosíssimo, alvo de mercenários terráqueos espaciais. Jake Sully é um ex-fuzileiro paralítico que participa do Projeto AVATAR sbstituindo seu irmão-gêmeo, um cientista do projeto que morreu. No corpo de seu AVATAR Na'vi, que assume enquanto dorme, suas pernas funcionam. 
Em suma, ele gosta da ideia, se engraça com uma nativa, ajuda a expulsar os invasores, e se torna um líder Na'vi, definitivamente.

O atual filme se passa 10 anos depois!

Às respostas...


1. Os números da sequência subiram à estratosfera...
Siiimm, 450 milhões de dólares de orçamento, e faturamento de quase 900 milhões até agora no mundo todo, portanto projeto mais que justificado, garantindo fôlego para os outros três filmes já planejados (2024, 2026, 2028) e já em filmagem, nesse projeto megalômano de James Cameron, que ganhará certamente mais um Oscar (já ganhou com Titanic) ao seu final, assim como Peter Jackson, que teve que esperar o 3º filme de O Senhor dos Anéis para ganhar o seu, pelo conjunto da obra. Quer mais uma coincidência? As filmagens dos novos AVATARES foi e será feita na Nova Zelândia, exatamente como a saga de Mr. Jackson. E então Mr. Cameron será devidamente justiçado por não ter ganho o Oscar pelo 1º AVATAR, perdendo para um filme sobre a Guerra no Iraque, que aliás, eu nem vi. Em tempo, para confirmar o sucesso do filme, o NYC Center tinha 6 salas exibindo AVATAR 2, além do IMAX, mesmo já na 3ª semana de exibição!
2. As tecnologias, dizem, estão mais estonteantes..., 
Siiim, dá pra ver o resultado de cada centavo investido em computação gráfica, para muito além das estonteantes criaturas criadas (sic) no 1º filme, agora com o mundo marinho proporcionando veículo para a imaginação infinda de seu criador... aqueles tranportes aquáticos e aqueles tulkuns são sensacionais... o 3D é magnífico, claro, sem aquela escuridão do tradicional, que me dava 'réiva' (a la Juma)... com a pequena decepção de ter recebido aqueles óculos especiais, pois havia sido vendida a ideia de que a nova tecnologia dispensava seu uso, só que não, minha filha explicou... as salas precisam ser preparadas ao efeito...
3. Será que a emoção será a mesma que me arrebatou?
Siiim, as relações familiares de Jake Sully (Sam Worthington), agora apenas como AVATAR, casado com Neytiri (Zoe Saldaña), e com 3 filhos (e um, aliás, dois anexos), são arrebatadoras, cheguei a chorar... assim como engulhou-me o ódio aos humanos malvados, comandados pelo mesmo Miles (Stephen Lang), agora como recombinante Na'vi, com direito a aviltante caça às baleias de Pandora (os tais tulkuns), chega a dar nojo... ah... voltando à emoção, Sigourney Weaver, uma de minhas heroínas do cinema, está lá, apesa de ter morrido no final do 1º filme, ela é a atriz por 'de trás' (performance and motion capture) de Kiri, sua jovem filha como AVATAR, e faz uma ponta, em visão espiritual da menina, propiciada pela Deusa EYWA, do mundo de Pandora. E, falando em atrizes, tem outra famosa, Kate Winslet, como a rainha do mundo marinho avatar, revivendo a parceria com o Diretor do Titanic, onde fez a inesquecível Jane. Aqui, mais uma vez relacionada com o mar, ela bateu o recorde de apneia, ficando mais de sete minutos sem respirar em uma cena de filme. Todos os atores e atrizes se tornaram especialistas na técnica, mas ela foi a campeã...
4. Estou receoso...
Nãão ... vá sem receio... diversão e emoção pura!
5. Será que vai me manter atento durante 190 minutos?
Siiiim, nem pensei no tempo... o filme prendeu a atenção em cada um deles.

Enfim, VÁ AO CINEMA!


Pra terminar, a lista dos filmes da Série Vingadores, ordem cronológica dos acontecimentos, só por curiosidade.
  1. Capitão América: O Primeiro Vingador (2011);
  2. Capitã Marvel (2019);
  3. Homem de Ferro (2008);
  4. Homem de Ferro 2 (2010);
  5. O Incrível Hulk (2008);
  6. Thor (2011)
  7. Os Vingadores (2012);
  8. Thor: O Mundo Sombrio (2013);
  9. Homem de Ferro 3 (2013);
  10. Capitão América: O Soldado Invernal (2014);
  11. Guardiões da Galáxia (2014);
  12. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017);
  13. Vingadores: Era de Ultron (2015);
  14. Homem-Formiga (2015);
  15. Capitão América: Guerra Civil (2016);
  16. Viúva Negra (2021); não vi
  17. Pantera Negra (2018);
  18. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017);
  19. Doutor Estranho (2016);
  20. Thor: Ragnarok (2017);
  21. Homem-Formiga e a Vespa (2018);
  22. Vingadores: Guerra Infinita (2018);
  23. Vingadores: Ultimato (2019);
  24. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021);  não vi
  25. Os Eternos (2021);
  26. Homem-Aranha: Longe de Casa (2019);
  27. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021);
  28. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022); 
  29. Thor - Amor e Trovão (2022); não vi
  30. Pantera Negra - Wakanda para Sempre (2022)


9 comentários:

  1. Fiquei com muita vontade de ver o filme. Gostei muito do primeiro. Excelentes seus comentários. Abrs. Gerson Braune

    ResponderExcluir
  2. tem que vero avatar 1 né.... adorei a ordem dos filmes listados

    ResponderExcluir
  3. Homerix polímata, esbanjando cultura e disseminando as concretudes de seus sonhos realizados para, de alguma forma, deixar um pouco de suas emoções no séquito de seguidores. Parabéns pela resenha e pelas indicações. Laury

    ResponderExcluir
  4. Amigo Homerix.
    o amigo retrata os principais filmes pós pandemia e faz um relato do magnífico filme Avatar e o universo de Pandora.
    Abs.
    Queiroga

    ResponderExcluir
  5. Nobre amigo Homerix.
    Bom dia.
    Fui assistir ao filme no dia do lançamento e sinceramente vou ter q voltar já q em função da beleza das cenas nem prestei atenção ao enredo. As 3 horas são consumidas em minutos dadas as cenas impecáveis de CGI q consomem 99% do filme em um 3D de altíssima qualidade dadas as filmagens com as câmeras especiais desenvolvidas pela Sony (O sistema VENICE produz as imagens impressionantes que já vi. Os pretos são ricos, profundos e suaves, e o brilho dos destaques e das fontes de luz é incrível. Eles conseguiram entender na prática o que significa HDR (High Dynamic Range).
    Mais uma vez Avatar revoluciona o cinema com sua beleza e cenas nunca vistas no universo submarino.
    Queiroga

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Homerix !
    Achei excelentes seus comentários, a lista de filmes, todo o conteúdo.
    O primeiro filme foi lindo, gostei muito, quero assistir os demais, todos que vierem...
    Quanto ao roteiro não me preocupo, sei que tudo termina bem, sempre dentro do planejado, fico mais atenta a tecnologia, a forma e ao lúdico.
    Segundo sua avaliação o segundo supera o primeiro Avatar, então... vamos ao cinema ! Grata !
    Ully Martinez

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Ainda não vi o Avatar 2, mas ainda o irei ver. .O primeiro já assisti algumas vezes.

    Feliz 2023! Que Deus o abençoe e o estimule mais ainda a divulgar as suas aventuras.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Homero, excelente seus comentários. Nunca tive muita curiosidade por estes filmes a partir do momento que virei adulto . Sou um pouco saudosista neste quesito e também em música. Creio que isso não deva ser um defeito incorrigível , ou seja, como pretendo viver até os 100 anos, ainda tenho tempo pela frente. De qualquer forma , seu comentário me estimulou a ver o filme. E pra não ficar em desvantagem os meus super heróis, depois eu vejo uma seção do Batman e National Kid.
    Forte abraço
    Roberto Bazolli

    ResponderExcluir