-

quarta-feira, 17 de março de 2021

Wild Honey Pie, uma canção?

Esta é a  canção d1° LP  do Álbum Branco

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 5 canções com alusão a sexo com garotas

as demais 4 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

5. Wild Honey Pie (Sex Girl Song by Paul McCartney)

Paul grita ''Docinho, Docinho, Docinho, Docinho, te amo!"
  • 'Honey pie' é um tratamento carinhoso de homens a garotas, como 'dear', 'baby', 'love', 'bird' ou simplesmente 'honey';
  • A letra da canção é apenas o trecho que eu ressaltei na tabela, berrado, nada mais que isso; 
  • A música é Paul solo no bumbo e tom-tom e guitarras distorcidas sem ritmo definido;
  • Esse conjunto seria facilmente definido como uma Nonsense Song, mas como fala em garota, resolvi classificar como Girl Song
  • 'Honey Pie' é o título de outra canção de Paul, um vaudeville maravilhoso, no mesmo álbum, em que Paul lamenta que sua torta de mel partiu para tentar a carreira em Hollywood, mas não desmancharam, uma letra que eu classifico como Story; 
  • A colocação do adjetivo 'Wild', aposto ao título carinhoso, aludiria ao comportamento doido da garota;
  • Daí a associar o 'selvagem' ao sexo idem foi um pulo;
  • Sem necessidade de analisar rimas, ou estrutura da canção;
  • Caramba, acho que eu gastei mais tempo a essa canção do que ela merecia... Se o álbum fosse simples, como queria George Martin, decerto ela seria uma candidata certa à eliminação, mas agora já foi!! Aliás, ela seria mesmo eliminada, mesmo do Álbum duplo, mas Pattie, a esposa de George Harrison, gostava dela, e ela foi deixada lá.... mas como já disse, não faria nenhuma falta.
  • Não vou colocar vídeo nenhum. Um absurdo colocar uma coisa dessas e deixar de fora uma Not Guilty, uma canção de George que não chegou a um bom denominador na gravação, mesmo depois de mais de 100 takes. Aliás ouça, AQUI, esta injustiçada.

Quando fui procurar uma imagem para ilustrar o post, apareceu esta abelhinha simpática, voltei ao modo texto, anotei  ocorrências com o nome, uma produtora de vídeos (thewildhoneypie.com), um filme de 2018, e alguns outros sites que se inspiraram nesta canção dos Beatles.

Enfim, uma canção dos Beatles, por mais estranha que seja, sempre causará algum efeito em alguma  pessoa planeta. Uma delas, meu filho músico, guitarrista e violinista, que acha intrigante o som que ele extraiu da guitarra! 

 

 

3 comentários:

  1. A melhor coisa é a cover dos Pixies.

    ResponderExcluir
  2. No meu sentir os Beatles inventaram também uma coisa chamada album. Antes era LP. O LP mostrava uma coleção de músicas. A melhor, ou mais comercial, era também lançada como compacto simples. Muitas músicas da coleção eram apenas razoáveis. Muitas nada signficavam. Não estou falando os LPs dos Beatles mas dos Lps no geral. Mas é bem verdade que muitas vezes lançavam Lps com a maioria das canções de boa qualidade. Totalmente independentes umas das outras. Lembro aqui que eu adorava todas as músicas do Star Dust de Pat Boone.
    Mas como eu disse eram apenas uma coletânea.
    Os Beatles começaram assim também. John até falava que compunha músicas só para encher o disco. Fillers. E ainda completavam com covers. A gente saía para comprar determinada música dos Beatles. Falávamos os títulos. " Eu quero comprar She Loves you". E quando pedíamos pelo LP era ...o Lp novo deles e pronto.

    Foi assim até Rubber Soul.Daí em diante tudo mudou. Nada de fillers ( se bem que eu nunca achei que houvessem fillers antes), todas as faixas poderiam ser singles. Boa qualidade do principio ao fim. Uma viagem que não podia ser interrompida. Hora de ouvir o novo album ( passou a ser album) dos Beatles. Que ninguém ouse nos interromper. Nas lojas dos discos pedíamos o Revolver, o Rubber Soul, O Sgt Pepper's etc. Albuns tinham vida própria com cada música no lugar certo numa continuidade. Algumas vezez até se despediam no final: Good Night sleep tight". E repetiam os temas, como em Sgt Pepper onde apresentam e se despedem. Nâo se trata de album conceitual realmente. Era algo parecido e eles começaram essa onda. Era algo mais livro com conceitual. Temas diferente, estilos diferentes, mas interligados. Tão interligados que nem mesmo era lançadas como compactos simples. Os compactos não faziam parte dos albums quase nunca. Os Beatles assim ousaram ser principalmente uma banda de álbums.

    E assim analisar Wild Honey Pie isoladamente perde o sentido. Não que tenha sido um erro a sua análise. Claro que não e todos nós somos livres para sentir das mais diversas formas. Valeu seu comentário. Mas a verdade é que ela é parte da outra Honey Pie, A garota inglesa que vai para os Estados Unidos e se torna uma super estrela. Nem adianta querer saber quem inspirou porque pode ser, e deve ser, criação da mente de Paul. Nunca existiu neste mundo grosseiro que vivemos. Existia na cabeça poética de Paul. Ouvindo as duas entendemos por qual motivo Paul apenas gritava por alguns segundos o seu apelido. Ou a forma como ele a tratava.

    E podemos sonhar. Sonhar é permitido. Uma fâ certa vez brincou que Honey Pie era o próprio Paul. O ingles que virou super estrela nos Estados Unidos. Mas...uma lenda do cinema? A legend on the silver screen... Bom, ele fez filmes como Beatle Paul. Então...quem sabe não seria realmente Paul brincando com ele mesmo para ver a reação das pessoas. Provavelmente não. Conto isso apenas para mostrar como seus albums ( muito mais que simples coletânenaas antigas ) não faziam ( e ainda fazem) sonhar.
    A industria americana nunca entendeu isso. Falta poesia na Capitol. Viviam lançado as ultrapassadas coletaneas. Mas como vendiam bem, e o que importa para eles é o lucro, continuaram a lança=las. Nunca tive nenhuma delas. Não são dos Beatles. Nem possuem a alma dos Beatles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário perfeito!!!
      Concordo com tudo que vc falou...
      Aliás adoro todas as músicas do álbum branco

      Excluir